Questões de Administração do ano 2009

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Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da administração.

Apesar de diferenciarem-se com relação ao foco de estudo, as principais semelhanças entre as teorias científica e clássica encontram-se na abordagem de sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da administração.

Uma organização com mais de dez anos de existência, resistente em se atualizar tecnologicamente, e que a cada dia perde um grande número de clientes, é considerada como um sistema aberto, mesmo não tendo se adaptado às mudanças do ambiente externo, por possuir equifinalidade e entropia negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da administração.

Sob o enfoque da administração estratégica, a diferenciação é uma estratégia empresarial que consiste em impor uma forte identidade própria no serviço ou no produto, de modo a torná-lo distinto dos demais produtos ou serviços concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens.

A adhocracia prevê o compromisso dos funcionários com a qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens.

As recompensas na adhocracia são baseadas no resultado do funcionário no exercício do seu cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens.

Na adhocracia, padrões mensuráveis definem o desempenho mínimo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta, totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens.

Na adhocracia, é dada ênfase ao alto desempenho e à orientação dinâmica para o mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A definição de Teoria no estudo das Idéias Fundamentais das Teorias da Administração, refere-se ao:

  • A.

    Conjunto de proposições que procuram explicar a teoria.

  • B.

    Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos baseados em teoria.

  • C.

    Conjunto de idéias que buscam explicar os fatos da teoria e da prática.

  • D.

    Conjunto de idéias que procuram explicar os fatos do cotidiano.

  • E.

    Conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática.

Diversas teorias buscaram a explicação de como motivar e melhorar o desempenho dos trabalhadores. E, as organizações procuram estar sempre adaptando seus modelos como forma de se manterem eficientes. Porém, em virtude das inúmeras mudanças que ocorrem no mundo organizacional, é preciso mais do que motivar os empregados, é mister criar um ambiente que provenha motivos para que o trabalhador busque sua satisfação e, principalmente, favoreça o seu aprendizado. Uma vez que a capacidade de pensar dos indivíduos é progressivamente valorizada. As organizações dependem cada vez mais dos seus colaboradores, não só por sua força de trabalho, mas pela sua capacidade de resolução de problemas. Marque a relação CORRETA entre a teoria motivacional e seu conceito.

  • A.

    Vroom e a Teoria da Expectância: afirma que há dois tipos de fatores na motivação humana no trabalho: fatores motivacionais, aqueles que presentes atuam diretamente na melhoria do desempenho e aumento da motivação do indivíduo; e, fatores higiênicos são os que, se estão ausentes, irão causar insatisfação e ter impacto desfavorável no desempenho individual.

  • B.

    McGregor e a Teoria X e Y: conceitua um motivador como a projeção de um estado, um objetivo ou uma condição futura que impulsiona e seleciona o comportamento do indivíduo. Segundo esse modelo, há três necessidades, advindas de desejos inconscientes, que direcionam o comportamento humano no trabalho: necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de afiliação.

  • C.

    Teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos: afirma que uma das tarefas essenciais dos dirigentes é organizar o esforço humano a serviço dos objetivos organizacionais. Nessa visão, uma gestão eficiente é hábil em prever e orientar o comportamento humano. Com isso, propõe dois pressupostos sobre a natureza humana e afirma que suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.

  • D.

    McClealland e as Necessidades do Indivíduo: De acordo com este modelo, a ação do indivíduo ocorre após a análise do seguinte ciclo, se o esforço despendido puder gerar um bom desempenho, se este desempenho trouxer recompensas, e se as recompensas estiverem alinhadas com as suas metas pessoais.

  • E.

    O modelo comportamental: o trabalhador que experimentar o sucesso, após assumir uma atitude, tende a repeti-la a espera de um novo sucesso. Esse modelo baseia-se na idéia de que é possível, portanto, controlar ou afetar determinados desempenhos humanos.

Sobre os estudos de Hawthorne, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Esses estudos se concentraram na análise das relações da produtividade com a iluminação no local de trabalho. Tal análise baseava-se nas orientações da Escola de Relações Humanas.

  • B.

    Na primeira experiência realizada, foram selecionados dois grupos de operários. Em um grupo, a iluminação permaneceu constante durante toda a experiência; no outro, tendo sua intensidade sempre aumentada. A produção de ambos os grupos foi diminuída.

  • C.

    Na segunda fase, seis mulheres foram escolhidas para o estudo e colocadas para trabalhar na montagem de relês elétricos, em condições especiais. Nesta fase, as mulheres estavam autorizadas a conversar umas com as outras e a interagir durante o trabalho. Porém, a possibilidade de comunicar-se não exerceu forte influência sobre os resultados.

  • D.

    A partir desse estudo, percebe-se que a produtividade dos trabalhadores era determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho.

  • E.

    Como resultado desse estudo, pode-se afirmar que, quando existe um conflito entre as regras de trabalho e os padrões informais estabelecidos pelo grupo, a tendência deste era aumentar a produtividade, a fim de evitar punições.

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