Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.

Conforme argumentam os defensores da escola cultural, a formação da estratégia decorre da interação social e baseiase nas interpretações comuns aos membros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

É possível notar, entre muitos gestores públicos, preocupação crescente com a sustentabilidade de suas ações e com a estrutura necessária para dar continuidade e consolidar suas gestões. Elevar o nível de maturidade na gestão é garantir terreno fértil para o desenvolvimento e a perenidade de práticas positivas. Quanto ao conceito, aos modelos e aos componentes da maturidade, julgue os itens de 114 a 116.

Inicial (informal ou caótico), repetitível (disciplinado), definido (padronização consistente), gerenciado (previsível e controlado) e em otimização (continuamente em melhoria) são áreas-chave de processo de maturidade de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta, acerca das teorias da administração que contribuíram, ao longo do tempo, para o estudo e conceitualização das organizações.

  • A.

    As teorias neoclássicas consideram a organização como sistema fechado, centrado na tecnologia e na maximização do sistema produtivo.

  • B.

    As teorias comportamentalistas concebem que as organizações devem ser estruturadas para servirem os que nela trabalham.

  • C.

    As teorias clássicas propõem como preponderante para as organizações a função da inovação.

  • D.

    As teorias da gestão por objetivos enfatizam o estabelecimento de metas definidas unilateralmente pelos gestores.

Com respeito aos tipos de teorias clássicas das organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    A escola anatômico-descritiva de Henry Fayol propõe a seleção e treinamento dos trabalhadores de modo científico para alcançar melhor desempenho na tarefa.

  • B.

    A teoria das relações humanas de Elton Mayo causa um desvio do foco de análise do sistema técnico-produtivo para o sistema social.

  • C.

    O modelo burocrático da organização de Max Weber funda-se em características cruciais para a funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações.

  • D.

    A administração científica de Taylor apresenta entre seus princípios gerais de gestão a autoridade, a disciplina e a centralização.

Assinale a opção correta, acerca dos paradigmas culturais propostos por I. Chiavenato.

  • A.

    O paradigma cultural do otimismo faz com que as pessoas se ajustem e aceitem o status quo valorizando sempre o lado positivo.

  • B.

    O paradigma cultural da autocracia considera os colaboradores como subordinados destituídos de inteligência, iniciativa e criatividade.

  • C.

    O paradigma cultural da inveja leva as pessoas a agir isoladamente do grupo, fragmentando as tarefas.

  • D.

    O paradigma cultural do conformismo faz com que as pessoas, muitas vezes, esqueçam de levar em conta os objetivos da própria organização.

Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

  • A.

    ComprasNet.

  • B.

    SIAFI.

  • C.

    Portal Brasil.

  • D.

    Portal da Transparência.

  • E.

    Portal de Convênios.

Tempo-padrão, especialização do operário e ênfase na eficiência são princípios de administração da escola

  • A.

    neoclássica.

  • B.

    clássica.

  • C.

    científica.

  • D.

    da burocracia.

  • E.

    das relações humanas.

Organizações regidas por normas, leis estatutos e regimentos escritos que definem seu funcionamento têm por fundamento a escola

  • A.

    estruturalista.

  • B.

    clássica.

  • C.

    científica.

  • D.

    sociotécnica.

  • E.

    da burocracia.

Em relação aos indicadores de desempenho, o modelo

  • A.

    de prisma de performance mede o desempenho a partir da avaliação de cinco vetores: a satisfação dos stakeholders, as estratégias implementadas, os processos críticos, as capacidades organizacionais e as contribuições dos stakeholders.

  • B.

    Quantum analisa quatro dimensões: qualidade, relacionado a fatores de eficácia; tempo, que analisa eficácia na execução; custo, relativo aos fatores de economicidade; e satisfação dos clientes, avaliado a partir de pesquisas de satisfação.

  • C.

    da cadeia de valor de Porter procura relacionar a estratégia com os processos da organização, e o desempenho está relacionado com o ganho de vantagem competitiva, que pode ser obtida nas atividades primárias, como a aquisição de insumos ou gerência de recursos humanos, e nas secundárias, relacionadas com a criação de bens e serviços.

  • D.

    dos indicadores de gestão de recursos humanos tem como objetivo avaliar o retorno dos investimentos em treinamento e capacitação da organização, tem como foco a análise do clima organizacional e deve ser aplicado em conjunto com outras metodologias para avaliar dimensões operacionais e de processo.

  • E.

    Cobit, ou Control Objectives for Information and Related Technology avalia a gestão de risco para a gestão estratégica dos processos de tecnologia da informação (TI) e o desempenho é baseado apenas no monitoramento e avaliação dos processos de TI, considerado fator crítico para atender aos requisitos de qualidade dos processos organizacionais.

Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.

Segundo a teoria proposta por McClelland, os principais vetores da necessidade, para que um ser humano possa obter a sua satisfação, são realização, afiliação e poder.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...