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Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Conforme argumentam os defensores da escola cultural, a formação da estratégia decorre da interação social e baseiase nas interpretações comuns aos membros da organização.
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É possível notar, entre muitos gestores públicos, preocupação crescente com a sustentabilidade de suas ações e com a estrutura necessária para dar continuidade e consolidar suas gestões. Elevar o nível de maturidade na gestão é garantir terreno fértil para o desenvolvimento e a perenidade de práticas positivas. Quanto ao conceito, aos modelos e aos componentes da maturidade, julgue os itens de 114 a 116.
Inicial (informal ou caótico), repetitível (disciplinado), definido (padronização consistente), gerenciado (previsível e controlado) e em otimização (continuamente em melhoria) são áreas-chave de processo de maturidade de gestão.
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Assinale a opção correta, acerca das teorias da administração que contribuíram, ao longo do tempo, para o estudo e conceitualização das organizações.
As teorias neoclássicas consideram a organização como sistema fechado, centrado na tecnologia e na maximização do sistema produtivo.
As teorias comportamentalistas concebem que as organizações devem ser estruturadas para servirem os que nela trabalham.
As teorias clássicas propõem como preponderante para as organizações a função da inovação.
As teorias da gestão por objetivos enfatizam o estabelecimento de metas definidas unilateralmente pelos gestores.
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Com respeito aos tipos de teorias clássicas das organizações, assinale a opção correta.
A escola anatômico-descritiva de Henry Fayol propõe a seleção e treinamento dos trabalhadores de modo científico para alcançar melhor desempenho na tarefa.
A teoria das relações humanas de Elton Mayo causa um desvio do foco de análise do sistema técnico-produtivo para o sistema social.
O modelo burocrático da organização de Max Weber funda-se em características cruciais para a funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações.
A administração científica de Taylor apresenta entre seus princípios gerais de gestão a autoridade, a disciplina e a centralização.
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Assinale a opção correta, acerca dos paradigmas culturais propostos por I. Chiavenato.
O paradigma cultural do otimismo faz com que as pessoas se ajustem e aceitem o status quo valorizando sempre o lado positivo.
O paradigma cultural da autocracia considera os colaboradores como subordinados destituídos de inteligência, iniciativa e criatividade.
O paradigma cultural da inveja leva as pessoas a agir isoladamente do grupo, fragmentando as tarefas.
O paradigma cultural do conformismo faz com que as pessoas, muitas vezes, esqueçam de levar em conta os objetivos da própria organização.
Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:
ComprasNet.
SIAFI.
Portal Brasil.
Portal da Transparência.
Portal de Convênios.
Tempo-padrão, especialização do operário e ênfase na eficiência são princípios de administração da escola
neoclássica.
clássica.
científica.
da burocracia.
das relações humanas.
Organizações regidas por normas, leis estatutos e regimentos escritos que definem seu funcionamento têm por fundamento a escola
estruturalista.
clássica.
científica.
sociotécnica.
da burocracia.
Em relação aos indicadores de desempenho, o modelo
de prisma de performance mede o desempenho a partir da avaliação de cinco vetores: a satisfação dos stakeholders, as estratégias implementadas, os processos críticos, as capacidades organizacionais e as contribuições dos stakeholders.
Quantum analisa quatro dimensões: qualidade, relacionado a fatores de eficácia; tempo, que analisa eficácia na execução; custo, relativo aos fatores de economicidade; e satisfação dos clientes, avaliado a partir de pesquisas de satisfação.
da cadeia de valor de Porter procura relacionar a estratégia com os processos da organização, e o desempenho está relacionado com o ganho de vantagem competitiva, que pode ser obtida nas atividades primárias, como a aquisição de insumos ou gerência de recursos humanos, e nas secundárias, relacionadas com a criação de bens e serviços.
dos indicadores de gestão de recursos humanos tem como objetivo avaliar o retorno dos investimentos em treinamento e capacitação da organização, tem como foco a análise do clima organizacional e deve ser aplicado em conjunto com outras metodologias para avaliar dimensões operacionais e de processo.
Cobit, ou Control Objectives for Information and Related Technology avalia a gestão de risco para a gestão estratégica dos processos de tecnologia da informação (TI) e o desempenho é baseado apenas no monitoramento e avaliação dos processos de TI, considerado fator crítico para atender aos requisitos de qualidade dos processos organizacionais.
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Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.
Segundo a teoria proposta por McClelland, os principais vetores da necessidade, para que um ser humano possa obter a sua satisfação, são realização, afiliação e poder.
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