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Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.
A fixação de objetivos no que tange à redução da emissão de gases é parte inerente à administração, possibilitando, desse modo, orientar as decisões acerca do emprego de recursos envolvidos pelas organizações signatárias do protocolo.
Administração - Abordagens da Administração - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Uma determinada empresa pretendia entrar em uma nova e atrativa indústria. Para isso, analisou o mercado com vistas a tomar uma decisão final. Considerando que, para tomar a decisão, a empresa utilizou o modelo das 5 forças de Porter, assinale abaixo a opção que corresponde à decisão tomada pela empresa:
Optou por uma indústria com baixo poder de barganha dos compradores.
Decidiu por uma indústria com poucos fornecedores.
Escolheu uma indústria com muitos produtos substitutos diferenciados.
Buscou uma indústria com poucas barreiras a novos entrantes e fornecedores com alto poder de barganha.
Com relação ao estilo de direção baseado na Teoria Y, considere:
I. Nesta abordagem, a função da direção é basicamente criar oportunidades e liberar os potenciais de autodesenvolvimento das pessoas.
II. Esta teoria apregoa um estilo de direção baseado na fiscalização e no controle externo rígido.
III. A direção deve incentivar a autoavaliação de desempenho dos funcionários como forma de envolvê-los nos destinos da organização.
IV. É tarefa da direção criar condições para que as pessoas alcancem seus objetivos ao mesmo tempo em que realizam os objetivos da organização.
V. A direção deve utilizar a remuneração como recompensa ou como punição para superar a tendência humana à indolência.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III, IV e V.
II, III e V.
Administração - Abordagens da Administração - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A Teoria da expectativa, de Victor Vroom, sustenta que:
A força para agir está diretamente relacionada a segurança e estabilidade oferecida pela empresa.
A força da tendência para agir de determinada maneira depende da força da expectativa de que a ação trará certo resultado, e da atração que este resultado exerce sobre o individuo.
A força da tendência para agir de determinada maneira depende das possibilidades de promoção na empresa.
A força para agir está diretamente relacionada aos ganhos financeiros envolvidos em determinada tarefa.
Conhecer a evolução do pensamento administrativo, bem como de suas teorias e abordagens, permite concluir, acertadamente, que:
a resolução de problemas organizacionais pode ser tentada pela aplicação conjunta de várias Teorias Administrativas, ainda que suas abordagens sejam, à primeira vista, antagônicas.
como ciência, a Administração independe de outras ciências.
ao enfatizar as tarefas, a abordagem burocrática enrijece a organização, afastando-a de seus objetivos.
a Teoria Clássica da Administração possui apenas valor histórico e referencial, não sendo aplicável em nossos dias.
a cultura de uma organização é determinada por sua estrutura, sendo pouco afetada pelos valores e crenças das pessoas que a integram.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma organização pode ser definida como um processador, no qual os insumos — pessoas, informação, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e instalações — são geridos de modo a atingir, da melhor forma possível, os objetivos que lhe são próprios. E, mediante o alcance desses objetivos, os fornecedores daqueles insumos são remunerados, o que os faz fornecer, novamente, os insumos para a transformação social. Dentro desse contexto de organizações, julgue os itens seguintes.
O verdadeiro modelo de autogestão é aquele no qual os empregados detêm a propriedade da organização. Nesse ponto, devido ao modelo econômico adotado, o Brasil não tem alcançado esse índice de participação organizacional, dada a inexistência em solo nacional de empresas pertencentes a seus empregados.
Sobre accountability, analise as afirmações que se seguem e selecione a opção que melhor representa o resultado de sua análise:
( ) A accountability diz respeito à capacidade que os constituintes têm de impor sanções aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua missão e destituindo os que possuem desempenho insatisfatório;
( ) A accountability inclui a prestação de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestação de contas;
( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existência de eleições competitivas periódicas.
C, C, C
C, C, E
C, E, E
E, E, E
E, C, E
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Processamento da informação, mapeamento da estrutura de conhecimento e obtenção de conceito são fundamentos da escola de posicionamento.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Considerada como perspectiva inicial, a escola de design baseia-se no ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas com as ameaças e as oportunidades externas. Essa escola faz clara distinção entre pensamento e ação, ou seja, um ator estrategista formula e outro(s) implementa(m), remetendo à ideia de separação entre pensar e agir da administração clássica e contribuindo, assim, para o distanciamento do processo de formulação estratégica da realidade.
Administração - Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Sem se afastar radicalmente das premissas das escolas de design e de planejamento, a escola de posicionamento dispensou a ideia de que as estratégias devem ser únicas e sob medida para cada organização. Na abordagem de posicionamento, o processo concentra-se na perspectiva de posições estratégicas genéricas e na especificação de conjuntos ordenados de planos.
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