Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de materiais, almoxarifado e suprimentos, julgue os itens seguintes.

No sistema de estocagem livre, não existe local fixo de armazenagem, com exceção de materiais que requerem estocagem especial. Nesse sistema, os materiais vão ocupar os espaços vazios dentro do depósito.

  • E. Errado
  • C. Certo

A respeito da gestão de recursos materiais, julgue os itens a seguir.

A gestão dos estoques, por exemplo, do serviço de almoxarifado de um órgão público, beneficia-se do uso do método da curva ABC, uma vez que todos os itens estocados merecem a mesma atenção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de recursos materiais, julgue os itens a seguir.

O uso do método da curva ABC, quando efetivamente implementado, favorece a elevação do nível de serviço da gestão de materiais, sem que esse aumento represente custos maiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de recursos materiais, julgue os itens a seguir.

Medidas visando a redução de gastos públicos desnecessários beneficiam-se do uso de indicadores do tipo giro de estoques, indicador muito usado no mundo do comércio.Medidas visando a redução de gastos públicos desnecessários beneficiam-se do uso de indicadores do tipo giro de estoques, indicador muito usado no mundo do comércio.

  • C. Certo
  • E. Errado

As despesas com material de expediente, em determinado órgão público, aumentaram em 40%, o que foi possível detectar mediante o demonstrativo de resultados do período, combinado com o cálculo de custo baseado em atividade (curva ABC). Esse é um exemplo da função administrativa de

  • A.

    controle.

  • B.

    coordenação.

  • C.

    organização.

  • D.

    planejamento.

  • E.

    direção.

Nos últimos anos, vem ganhando destaque nas discussões entre governos e empresas o tema do consumerismo, que significa um(a)

  • A. credo econômico e social que encoraja as pessoas a aspirar ao consumo, independente das consequências.
  • B. fenômeno característico da sociedade contemporânea ocidental, com origens no advento da produção em massa.
  • C. perspectiva que visa a tornar os consumidores menos dependentes do consumo e mais racionais em suas escolhas.
  • D. tentativa de fazer os consumidores comprarem bens ou serviços que não agridam o meio ambiente.
  • E. aquisição desmedida de produtos baseada nas facilidades de crédito e no fascínio gerado pela publicidade.

Com base em dados de uma auditoria de marketing, pesquisadores constataram a queda na participação de mercado de um fabricante de bens duráveis. O único pressuposto correto para essa análise é o de que

  • A. forças externas afetam do mesmo modo todas as empresas no segmento.
  • B. esse desempenho sempre deve ser considerado em relação à performance do setor.
  • C. a entrada no mercado de um novo concorrente gera diminuição na participação de cada empresa.
  • D. a empresa pode causar deliberadamente essa queda para melhorar seus lucros.
  • E. toda alteração na participação de mercado tem significado importante em marketing.

Uma pesquisa de opinião para o lançamento de uma nova linha de motocicletas, na região Sudeste, ressaltou os seguintes comentários do público-alvo:

I – As linhas de crédito nesse segmento são bastante atraentes, pois o prazo é longo e os juros são baixos.

II – As motos hoje apresentam design arrojado e potência moderada para o trânsito caótico nos grandes centros.

III – Cada vez mais, a divulgação dos modelos de motocicletas em supermercados e shoppings atrai a atenção dos potenciais compradores.

IV – A rede de concessionárias deve dar suporte eficiente na manutenção e revisão dos veículos.

Ao planejar o lançamento dos novos modelos, os executivos relacionaram tais comentários aos seguintes fatores estratégicos:

K – preço;

L – posicionamento;

M – promoção;

N – produto;

O – praça;

P – pessoas.

A relação correta entre os comentários da pesquisa e os fatores estratégicos referentes ao composto de marketing é

  • A. I – K; II – N; III – M; IV – O.
  • B. I – L; II – M; III – N; IV – P.
  • C. I – M; II – L; III – O; IV – N.
  • D. I – N; II – K; III – P; IV – L.
  • E. I – O; II – P; III – L; IV – M.

A figura acima representa a estrutura de custos associados às atividades primárias de duas empresas de porte e mercado semelhantes. Elas são fabricantes de doces vendidos no varejo em padarias, lojas de conveniências e lanchonetes, etc. Considere que o fabricante X tinha uma variedade maior de produtos do que o Y, enquanto o fabricante Y tinha uma política de diminuir custos das matérias-primas por meio da compra de grandes lotes. O fabricante X utiliza a estratégia genérica de diferenciação, enquanto o fabricante Y fez uma opção estratégica por liderança em custos. Considerando o modelo da cadeia de valor de Porter e os dados da figura, infere-se que os custos

  • A. com as promoções e a propaganda do fabricante X são menores devido a maior exposição no ponto de venda, consequência do espaço ocupado pela variedade de itens.
  • B. com a obtenção e os estoques de matérias-primas do fabricante Y são maiores devido ao tamanho dos lotes de compra.
  • C. de distribuição do fabricante Y são menores em consequência da menor variedade de matérias-primas e do maior lote de compras.
  • D. de fabricação e os processos operacionais do fabricante X são maiores devido à maior variedade e complexidade na gestão de produção
  • E. de publicidade do fabricante X são maiores em função da necessidade de informar características do portfólio de produtos

A respeito de administração de marketing, julgue os itens de 111 a 115.

O marketing mix, também chamado de composto de marketing, é o conjunto de instrumentos controláveis em que se pode obter o melhor ajuste entre a oferta do produto ao mercado e a demanda existente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...