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Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
As mensagens nas organizações passam por canais formais ou informais de comunicação. Sobre estes canais pode-se afirmar:
Os canais formais de comunicação são os canais oficiais para o envio de informação e a principal fonte de informação sobre estes canais é o organograma da empresa.
Os canais formais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede do que em uma organização burocrática.
Os canais informais de comunicação não estão presentes na organização burocrática.
Os caminhos formais da comunicação são mais complexos em uma organização hierárquica e mais simples em uma organização em rede.
Administração - Comunicação Empresarial - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
São funções básicas da comunicação:
Motivação, expressão emocional, informação e realização pessoal.
Informação, expressão emocional, expressão relacional e domínio lingüístico.
Motivação, expressão emocional, informação e codificação simbólica.
Controle, motivação, expressão emocional e informação.
Elemento básico para a interação social e o desenvolvimento das relações humanas, a comunicação desempenha papel fundamental para a efetivação de planos e programas em qualquer ambiente organizacional. Por isso mesmo, é correto afirmar que:
a comunicação deve se prestar à defesa incondicional da organização, sem levar em conta os interesses de seus diversos públicos, internos e externos.
em organizações com fins lucrativos, a comunicação mercadológica deve ser priorizada em detrimento das comunicações institucional e interna.
o planejamento estratégico de comunicação deve considerar a cultura organizacional como um fator determinante dos procedimentos a serem adotados.
a comunicação organizacional deve ser levada a efeito, exclusivamente, por especialistas da área, de preferência lotados em uma assessoria vinculada à alta gerência.
por não disponibilizarem bens e serviços ao mercado, organizações públicas propriamente ditas devem apenas se preocupar com a comunicação interna.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
João e Júlia atuaram como emissores e como receptores de mensagens durante a conversa mencionada no texto.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
O canal que veiculou as mensagens trocadas por eles no diálogo foi o telefone.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
Quando Júlia disse: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros?, ela comunicou ao João o quanto estava contrariada com a perda de tempo de ter que procurar o número de inscrição do cliente novamente.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
A audição propicia condições para que a decodificação da mensagem recebida ocorra. As respostas de Júlia mostram que ela decodificou e interpretou bem as mensagens de João.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931....
Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.
Houve ruídos na comunicação entre os dois. Um deles foi: a falta de clareza de João ao dirigir-se à Júlia.
Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e V.
I, III e V.
I, II e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação às barreiras à comunicação em uma organização.
I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação.
II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes.
III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização.
IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas.
V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
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