Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

As atitudes de uma pessoa são dignas de crédito quando ela é capaz de aparentar determinada imagem pessoal que convença as outras pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.

Conhecimentos, habilidades e atitudes formam um tripé que determina a conduta profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é

  • A.

    a retroinformação.

  • B.

    o feedback.

  • C.

    a redundância.

  • D.

    o reforço dos fluxos descendentes.

  • E.

    a criação de redes informais de comunicação.

 

 

Considerando o anúncio acima, publicado no final de 2008 (Veja, ano 41, n.º 52, ed. 2.093, 31/12/2008), julgue os itens de 99 a 102.

A estratégia de comunicação apresentada, que está ancorada na frase "Todo seu", reforça a imagem do BB ao agregar valor superior perante a própria clientela, não sendo dirigida aos clientes da concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional — financeiro, material e humano — é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Para que haja uma boa disseminação da informação, é necessário que os gestores da organização criem espaços adequados para estimular a apropriação da informação pelos colaboradores, ou seja, criar tempo e locais para a transferência do conhecimento, como: feiras, salas de batepapo, relatos de conferências, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional — financeiro, material e humano — é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Comunicação descendente é aquela em que os superiores se dirigem aos subordinados não somente para ditar ordens, como também para fazer com que o empregado obtenha uma compreensão de sua função e de seu papel na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por "verbalizar" no texto, entende-se que Os funcionários da Microsoft precisam saber comunicar seu produto no mercado através das ferramentas necessárias, respeitando evidentemente, um processo de comunicação que é composto por:

  • A.

    Seis etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; a decodificação; o receptor e o feedback.

  • B.

    Cinco etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; o canal e o feedback.

  • C.

    Sete etapas: a fonte de comunicação; a codificação; a mensagem; o canal; a decodificação; o receptor e o feedback.

  • D.

    Três etapas: a mensagem; a decodificação; e o receptor.

  • E.

    Quatro etapas: a mensagem; o canal; a decodificação; e o receptor.

Existem várias barreiras para uma comunicação eficaz. Sobre estas barreiras, pode-se afirmar:

  • A.

    Quando as pessoas sentem-se ameaçadas, reagem defensivamente e a tendência é uma reação para aumentar a capacidade de entendimento mútuo.

  • B.

    Os meios contemporâneos de comunicação, como celular, e-mail e fax ajudam a eliminar as barreiras de comunicação aumentando cada vez mais a infinita capacidade humana de processamento de informações.

  • C.

    A linguagem não pode ser considerada tecnicamente uma barreira de comunicação, pois as palavras tem significado único.

  • D.

    A percepção seletiva é o processo pelo qual o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, e outras características pessoais.

O modelo do processo de comunicação é composto por sete partes, que possuem a seguinte seqüência lógica:

  • A.

    A mensagem, a fonte de comunicação, o canal, a codificação, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • B.

    A fonte da comunicação, a codificação, a decodificação, a mensagem, o canal, o receptor, o feedback.

  • C.

    A fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

  • D.

    A mensagem, a codificação, a fonte da comunicação, o canal, a decodificação, o receptor, o feedback.

Os avanços tecnológicos influenciaram significativamente as comunicações organizacionais. Com as comunicações eletrônicas não é mais necessário estar diante da mesa de trabalho para estar disponível. Hoje você pode ser alcançado praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. Com a utilização das várias formas de comunicação eletrônicas, é certo afirmar que:

  • A.

    O correio eletrônico é destituído de emoções, pois faz parte de uma comunicação unicamente formal.

  • B.

    As fronteiras organizacionais tornaram-se menos relevantes em conseqüência da comunicação eletrônica.

  • C.

    As redes de computadores exigem que os funcionários estejam presentes fisicamente nas empresas para a execução de suas tarefas diárias.

  • D.

    As videoconferências e as reuniões virtuais fortaleceram os níveis hierárquicos e as fronteiras organizacionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...