Questões de Administração do ano 2010

Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o conceito: "significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização". Segundo Beckhard, é o conceito de:

  • A.

    sistema organizacional;

  • B.

    desenvolvimento organizacional;

  • C.

    cultura organizacional;

  • D.

    clima organizacional;

  • E.

    prática organizacional.

São características das organizações que aprendem, exceto:

  • A.

    clima organizacional favorável.

  • B.

    equilíbrio entre os objetivos individuais, coletivos e da organização.

  • C.

    conhecimento como investimento.

  • D.

    gestão da mudança.

  • E.

    comunicação assimétrica.

Assinale a assertiva que contenha três condições para que a organização cumpra seu papel no processo de criação do conhecimento organizacional.

  • A.

    Variedade de requisitos/estrutura hierarquizada/ visão sistêmica.

  • B.

    Intenção/autonomia/redundância.

  • C.

    Baixa maturidade/controle/planejamento.

  • D.

    Organização linear/ hierarquia/caos criativo.

  • E.

    Flexibilidade/ordem criativa/controle rígido.

Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima organizacionais.

A cultura organizacional não comporta gerenciamento, dado o descompasso, nas organizações, entre a situação real e a situação ideal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima organizacionais.

O clima organizacional resulta da percepção compartilhada entre indivíduos, de ênfase afetiva e cognitiva, acerca de práticas, políticas e procedimentos formais e informais de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima organizacionais.

Clima organizacional é um fenômeno relacionado às percepções e interpretações comuns das dimensões das atividades, do ambiente e das políticas que caracterizam a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Joana está procurando emprego e marcou duas entrevistas em diferentes empresas em que gostaria de trabalhar. Se Joana quisesse avaliar a cultura de cada organização antes de suas entrevistas, ela deveria

  • A.

    conhecer a atmosfera resultante das percepções que os colaboradores da organização têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e satisfação que, por sua vez, influenciarão no seu desempenho e, consequentemente, nos resultados da organização.

  • B.

    conhecer aspectos da satisfação de funcionários das empresas e suas formas de manifestação, tais como envolvimento das pessoas, turnover, absenteísmo, ações sindicais, greves, integração das equipes de trabalho, conflitos, entusiasmo.

  • C.

    conhecer o espírito das pessoas da organização, como elas se relacionam entre si e com a organização, como administram seus conflitos, como lidam com seus temores e percepções.

  • D.

    analisar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à remuneração e aos benefícios oferecidos pela empresa, e o grau de relacionamento e interação entre os colaboradores e seus chefes imediatos.

  • E.

    estudar a história da organização, assim como o papel dos seus fundadores, suas crenças, seus valores compartilhados, seus ritos, estórias, mitos, lendas, sagas e heróis.

Embora os termos cultura organizacional e clima organizacional sejam, às vezes, utilizados como sinônimos, há diferenças importantes entre esses conceitos. Qual das proposições abaixo faz, corretamente, a distinção entre esses dois conceitos?

  • A.

    O clima organizacional se ocupa da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional, ao passo que a cultura organizacional é um indicador do quanto essas crenças e expectativas estão sendo concretizadas.

  • B.

    O clima organizacional é uma medida, um indicador de até que ponto as expectativas das pessoas sobre como deveria se trabalhar numa organização estão sendo cumpridas, ao passo que a cultura organizacional nos oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização.

  • C.

    O clima organizacional envolve aspectos subjetivos que lembram às pessoas o "porquê de fazerem as coisas assim" e difere da cultura organizacional porque não é uma medida mensurável.

  • D.

    O clima organizacional oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização, e a cultura organizacional é um sistema de significados aceitos pública e coletivamente por um dado grupo num dado momento.

  • E.

    O clima organizacional avalia os valores e crenças que alimentam os paradigmas dos membros da organização, e a cultura organizacional nos define a sua identidade e seu estado de espírito.

Sobre a cultura e o clima organizacional, assinale a única opção falsa.

  • A.

    A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre as pessoas.

  • B.

    O clima pode ser tocado e visualizado. Pode também ser percebido psicologicamente.

  • C.

    A cultura organizacional condiciona e determina as normas de comportamento das pessoas dentro de cada empresa.

  • D.

    São elementos de avaliação do clima organizacional: processos de liderança, forças motivacionais, comunicações, processos de interação/influência, tomada de decisões, formulação de objetivos e controles.

  • E.

    O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.

Analise as proposições a seguir, referentes a clima organizacional.

I - O clima organizacional reflete o espírito das pessoas da organização, como elas se relacionam entre si e com a organização, como administram seus conflitos, como lidam com seus temores e percepções nos diversos momentos por que passa a organização.

II - Os respondentes de uma pesquisa de clima organizacional realizam uma sequência de operações bastante complexa – perceber-interpretar-descrever o que veem na empresa – de forma inteiramente consciente, mesmo que se saiba que grande parte da realidade é de fato percebida de forma não consciente e que, mesmo assim, influencia nosso comportamento.

III - O clima organizacional não é gerado apenas pelo que as pessoas sentem e pensam, mas também confirmado pelo que as pessoas correspondentemente fazem e, desse modo, é algo que vai das predisposições internas e profundas do indivíduo (valores) às suas manifestações pessoais observáveis (atitudes e comportamentos).

IV - O clima é uma característica estanque de uma organização, determinado pela influência de elementos internos como mudanças no corpo diretivo, programas de demissão, benefícios oferecidos, relações chefe subordinado, e externos, como globalização da economia, pacotes econômicos governamentais, desemprego.

São corretas APENAS as proposições

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...