Questões de Administração do ano 2010

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Assinale a opção correta.

  • A.

    Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

  • B.

    Os testes de observância podem ser divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

  • C.

    Uma das técnicas de Correlação das Informações Obtidas consiste na circularização das informações, com a finalidade de obter confirmações junto a fontes externas ao auditado.

  • D.

    A Inspeção Física é o exame utilizado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis ou intangíveis.

  • E.

    “Cut-Off” é o corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento, representando a fotografia do momento-chave de um processo.

Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes.

O paradigma que apresenta o cliente como foco da qualidade depara-se com a subjetividade de conceitos, como os da rapidez, confiabilidade, precisão e validade, além das peculiaridades desses conceitos quando entendidos sob a ótica de cada indivíduo. Assim, o encantamento do cliente — que no setor privado já é um desafio árduo e contínuo se compreendido no contexto financeiro — muito mais complexo vem a ser quando se dá no contexto do lucro social, foco das organizações do setor público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização pública modificou sua estrutura organizacional com objetivo de valorizar a meritocracia na ascensão funcional, criar indicadores de desempenho organizacional e modificar os processos e controles, de maneira que os órgãos subordinados e vinculados a essa organização tivessem maior autonomia gerencial.

Considerando essa situação hipotética bem como o processo geral de reestruturação de órgão público, julgue os itens a seguir.

A concessão de maior autonomia aos órgãos subordinados contraria os pressupostos da gestão por resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Gestão da Qualidade traz uma perspectiva estratégica à qualidade, além de abarcar questões de gestão ambiental, responsabilidade social e de ética. São características da Gestão da Qualidade:

  • A. comprometimento da alta administração, gestão da cadeia de fornecedores e práticas de melhoria contínua.
  • B. gerenciamento de processos, gestão econômico-financeira e foco no cliente.
  • C. participação dos trabalhadores, avaliação de ativos e mensuração de impactos ambientais.
  • D. melhoria contínua, foco no cliente e programação linear.
  • E. definição de políticas públicas, estudos de filas e desenho de estruturas organizacionais.

Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada no processo pelo Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). A ferramenta escolhida para o estudo do problema identificado foi o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe. Observe as etapas do processo de construção do diagrama apresentadas a seguir.

I - Utilizar o brainstorming para gerar as causas do problema.

II - Agrupar as causas dos problemas segundo os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente).

III - Posicionar as principais causas nos ramos.

IV - Identificar problemas.

V - Repetir o processo para subcausas.

A sequência correta, de cima para baixo, de utilização das etapas é

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II, IV, III e V.
  • C. III, I, IV, V e II.
  • D. IV, I, II, III e V.
  • E. V, IV, I, II e III.

Julgue os próximos itens, relativos a ética no serviço público, gestão de processos, gestão de contratos e planejamento estratégico.

A elaboração de padrões de procedimentos operacionais de atendimento ao cliente é uma das atividades típicas do diretor de planejamento de uma organização pública encarregada da fiscalização de transportes.

  • E. Errado
  • C. Certo

As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações, devendo ser selecionadas com a maior competência possível. Com relação ao recrutamento e à seleção de pessoas, julgue os itens subsequentes.

O recrutamento interno proporciona possibilidade maior e mais veloz de ascensão nos quadros funcionais de uma organização, visto que funciona como incentivo motivacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações, devendo ser selecionadas com a maior competência possível. Com relação ao recrutamento e à seleção de pessoas, julgue os itens subsequentes.

Os critérios de seleção de pessoas devem considerar as características individuais, as características do trabalho e as necessidades da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão empreendedora, julgue os itens a seguir.

O ponto de equilíbrio das vendas consiste no volume de vendas em que a empresa não tem lucros nem perdas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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