Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em programas de estagiários e trainees, o tutor é responsável pelo monitoramento, acompanhamento e aconselhamento do estagiário/trainee no dia a dia de sua participação no programa. A contribuição do tutor é abrangente e decisiva. Entre as manifestações mais evidentes de seu papel, marque a única incorreta.
Servem de apoio, quando surgem barreiras e dificuldades.
Estimulam a visão crítica e um sadio inconformismo.
São exemplos vivos, do tipo faça o que eu faço: não desperdiçam seu próprio talento.
Ajudam-no a criar uma auto-imagem positiva, não sendo destrutivos.
Ajudam na manutenção financeira e no equilíbrio emocional do jovem.
O processo de treinamento é composto de quatro etapas:
diagnóstico de necessidades; definição de recursos; aplicação e acompanhamento.
programação; organização dos recursos disponíveis; implantação ou realização do treinamento em si e avaliação dos resultados.
elaboração do conteúdo; escolha de recursos; convocação e aplicação.
comunicação aos participantes; definição das dinâmicas; aplicação e avaliação de reação.
levantamento de necessidades; análise das necessidades; definição de indicadores de aprendizagem e implantação da programação de treinamento.
Na técnica de instrução programada pode-se utilizar de dois sistemas: o linear ou extrínseco e o ramificado ou intrínseco. O sistema linear parte da premissa de que
os erros inibem o aprendizado do aluno.
os erros são essenciais para a aprendizagem do aluno.
erros não devem ocorrer.
as questões do programa devem ser sob a forma de múltipla escolha.
as respostas devem ser dissertativas.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.
Na etapa de levantamento de necessidades de treinamento, identificam-se as necessidades de capacitação a serem satisfeitas passadas, presentes ou futuras.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.
A técnica de instrução programada é a mais adequada à capacitação profissional com ênfase no relacionamento instrutor-instruendo, ou professor-aluno.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.
Durante a execução de programas de treinamento, deve-se considerar que a aprendizagem requer retroação e reforço, sendo maior o impacto do treinamento quando o instruendo recebe reforço e retroação positiva a cada nova aprendizagem.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.
Na avaliação de um programa de treinamento no nível organizacional, deve-se verificar a elevação dos conhecimentos dos servidores.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Cada vez mais as organizações acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para que ocorram investimentos no desenvolvimento dos profissionais, além da viabilização de recursos para que eles possam manter-se capacitados. A respeito de treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, assinale a opção correta.
O processo de aprendizagem que traz melhorias do desempenho no trabalho nas organizações ocorre de forma induzida, pois, somente nesse caso, existe a garantia de ocorrer a retenção e generalização, condições necessárias e suficientes para que os comportamentos aprendidos em treinamento ocorram no trabalho.
O profissional que realiza o planejamento do treinamento deve trabalhar com a ideia de os métodos garantirem que os resultados desejados sejam alcançados, principalmente se o planejamento instrucional abarcar todos os eventos da instrução.
Uma das características de um bom planejamento do treinamento envolve a utilização das mesmas atividades de aprendizagem para os participantes do curso, independentemente de suas características.
Uma das características de um bom planejamento do treinamento envolve a utilização das mesmas atividades de aprendizagem para os participantes do curso, independentemente de suas características.
Os bons objetivos de treinamento são aqueles mensuráveis, específicos, que estabelecem datas limites e refletem resultados relevantes para aspectos essenciais do treinamento.
O gerente de uma empresa vem recebendo queixas sobre o atendimento aos clientes e, para resolver esse problema, elaborou um programa de capacitação com o objetivo de obter uma mudança comportamental ou atitudinal dos atendentes. Para avaliar os resultados deste programa, ele deverá identificar
quão bem utilizados foram os recursos de treinamento e se as metodologias estavam coerentes com o conteúdo proposto.
os efeitos do programa nos indicadores de satisfação dos clientes por meio de uma nova pesquisa das opiniões e das percepções dos clientes.
a reação dos treinandos ao programa e a contextualização de todo o processo de transmissão de novos conhecimentos
a reação dos treinandos com relação aos conteúdos desenvolvidos e aos métodos utilizados, buscando a atualização de conceitos técnicos e administrativos necessários à função.
a avaliação dos instrutores do programa por meio de formulários preenchidos pelos treinandos, logo após o final da capacitação.
Os materiais criados e organizados para treinamentos devem adequar-se às necessidades dos aprendizes para que possam atender, com dignidade, às exigências do mundo atual. Nessa perspectiva, analise os aspectos que devem ser considerados na construção de materiais didáticos e na produção de textos escritos para treinamentos.
I - Relação de materiais didáticos com os objetivos de aprendizagem.
II - Aplicação de táticas instrucionais apropriadas.
III - Legislação específica e normativa.
IV - Aplicação de regras de escrita efetiva.
V - Desenvolvimento de materiais que complementam estratégias efetivas de implementação do conteúdo na prática.
Devem ser considerados os aspectos
I e II, apenas.
IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
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