Questões de Administração do ano 2010

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O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de 74 a 80.

A gestão de desempenho é um modelo em que a administração do capital humano, alinhada à estratégia organizacional, mapeia os conhecimentos e habilidades de que a entidade precisa para atingir os objetivos e metas propostos em seu planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os sistemas de avaliação de desempenho, aquele que pretende reduzir a tendência do avaliador ao apreciar os desempenhos e fixar padrões mais objetivos de comparação entre os avaliados denomina-se:

  • A.

    incidentes críticos;

  • B.

    pesquisa de campo;

  • C.

    comparação aos pares;

  • D.

    avaliação de potencial;

  • E.

    escolha forçada.

São vantagens da avaliação 360 Graus, exceto:

  • A.

    resultados mais confiáveis e isentos de influências pessoais.

  • B.

    visão do avaliado sob diferentes aspectos.

  • C.

    maior celeridade no resultado da avaliação.

  • D.

    maior aceitação dos colaboradores.

  • E.

    maior controle da coerência do avaliador.

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.

Para avaliar os colaboradores de sua organização, mensurando diversos aspectos do desempenho desses colaboradores em quesitos como regular, bom e excelente, o gerente de RH pode utilizar o método denominado escala gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.

O gerente de RH que pretende evitar o efeito halo deve utilizar métodos de avaliação de desempenho como a comparação binária e a escala gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 97 a 106.

A avaliação de desempenho das organizações envolve a aferição de indicadores de satisfação de todos os grupos de interesse, incluindo os clientes ou usuários, independentemente das relações de poder e da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é a apreciação sistemática do desempenho da pessoa no cargo e do seu potencial de desenvolvimento futuro. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na ausência de métodos apurados para a avaliação de desempenho, a avaliação por comparação entre os pares é uma solução eficiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é a apreciação sistemática do desempenho da pessoa no cargo e do seu potencial de desenvolvimento futuro. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As características individuais que favorecem o desempenho no trabalho são resultantes da responsabilidade da pessoa no trabalho e independem da atuação da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

João propôs ao seu chefe algumas medidas para que o processo de avaliação de desempenho da sua organização possa ser significativamente melhorado. Qual das medidas deve ser implementada para que se alcance o objetivo organizacional?

  • A.

    Concentrar a avaliação no comportamento e desempenho durante os 30 dias que a antecedem e conduzi-la de forma mais ampla possível, sobre o processo de trabalho inteiro do funcionário.

  • B.

    Treinar os avaliadores e esclarecer os padrões de desempenho que serão utilizados para avaliar as pessoas.

  • C.

    Utilizar apenas a visão de um avaliador, de preferência o supervisor imediato do avaliado, que tem uma percepção singular do funcionário.

  • D.

    Utilizar inventários de habilidades que forneçam indicações das habilidades dos funcionários, bem como de seus interesses e experiências e ajudem os líderes a prestar mais atenção às suas necessidades de desenvolvimento.

  • E.

    Evitar fazer observações e registros sistemáticos de pontos importantes observados sobre a performance para viabilizar a comparação do desempenho realizado com aquilo que foi estabelecido na fase de prédesempenho.

São métodos tradicionais de avaliação do desempenho, exceto:

  • A.

    método das escalas gráficas.

  • B.

    método da escolha forçada.

  • C.

    método da pesquisa de campo.

  • D.

    método da entrevista amostral.

  • E.

    método dos incidentes críticos.

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