Questões de Administração do ano 2010

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Julgue os itens seguintes, relativos a avaliação de desempenho.

A ocorrência de prejulgamento e subjetividade constitui uma das desvantagens da adoção do método da escala gráfica para a avaliação de desempenho dos profissionais em uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um tipo de avaliação de desempenho, que vem sendo bastante utilizado nas empresas modernas, que verifica capacidades, conhecimentos e características pessoais, distinguindo os profissionais quanto a suas habilidades e lacunas. Trata-se da avaliação por

  • A.

    lista de verificação.

  • B.

    incidentes críticos.

  • C.

    escalas gráficas.

  • D.

    objetivos.

  • E.

    competências.

Sabe-se que avaliar pessoas é questão extremamente difícil e complexa. Portanto, a atenção para equívocos que possam advir dos processos de avaliação é algo que frequentemente deve ser empreendido. Numa empresa, os chamados erros de percepção podem gerar problemas, como por exemplo:

  • A.

    evitar que as ações mais recentes dos subordinados variem sua mensuração do desempenho, estabelecendo padrões objetivos que permitam clareza e distanciamento emocional nas avaliações.

  • B.

    encarar a avaliação de desempenho como uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento das pessoas, elucidar expectativas e incrementar a performance.

  • C.

    utilizar instrumentos de efeito halo para conduzir as avaliações dos funcionários com os quais possuímos fortes vínculos emocionais, considerando, assim, a avaliação de desempenho como uma parte significativa do trabalho gerencial.

  • D.

    utilizar a avaliação de desempenho como acompanhamento, orientação e estímulo para as equipes em termos de resultados e processos, fugindo de erros provocados pelo efeito recenticidade e pela propensão de complacência.

  • E.

    utilizar a avaliação de desempenho como uma contribuição para o exercício da Gestão de Pessoas e para outras pesquisas na área da Administração que considerem a dinâmica e as preocupações ligadas à condição humana nas organizações contemporâneas.

Dada a importância das Avaliações de Desempenho para o desenvolvimento profissional, é crucial saber "o que é", e "o que não deve ser" este processo de Recursos Humanos. Uma avaliação de desempenho correta se caracteriza por ser um(a)

  • A.

    processo de avaliação aleatório, incluindo a autoavaliação e o uso de instrumentos de punição e de avaliação de resultados.

  • B.

    ritual burocrático para promover o acompanhamento do trabalho, servindo como instrumento de cobrança para o avaliado.

  • C.

    instrumento que visa a facilitar a comunicação líderliderado e a obtenção de avaliação de resultados de forma contínua.

  • D.

    contrato bilateral de trabalho que serve de instrumento exclusivo do avaliador para o processo de punição.

  • E.

    tentativa de mensuração da capacidade e das condições de crescimento demonstradas pelos profissionais da organização.

Julgue os itens que se seguem, relativos à administração de pessoal.

A principal característica do método de avaliação de desempenho denominado escala gráfica consiste na proposição, por parte da área de administração de pessoal, de representação pictórica dos principais atributos de personalidade e de desempenho do avaliado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

A entrevista estruturada tem maior relação com o desempenho no cargo, mas, ainda assim, possui aproximadamente 10% de capacidade preditiva sobre o desempenho na função.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

Considera-se contaminado o critério de avaliação de desempenho que não representa adequadamente o que se tenta avaliar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

A aferição da frequência de comportamento relacionado ao processo de venda — por exemplo, cumprimentar o cliente, explicar as características do produto, tirar as dúvidas do cliente — é uma medida objetiva da avaliação de desempenho de um vendedor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações.

A administração de pessoal, uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e organização, julgue os itens subsecutivos.

O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
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