Questões de Administração do ano 2010

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A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e organização, julgue os itens subsecutivos.

O investimento de uma organização na capacitação de seus empregados, com objetivo de obter desempenho exemplar no trabalho, caracteriza situação de reciprocidade organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de administração de recursos humanos, julgue os próximos itens.

Apesar de amplamente utilizada nas organizações, a avaliação de desempenho é criticada tanto por estudiosos quanto por profissionais da área de administração de recursos humanos, com base no argumento de que a subjetividade dos avaliadores influencia o processo de avaliação, o que pode levar os avaliados a adotar posição passiva e fatalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método tradicional de avaliação de desempenho mais utilizado e divulgado, requer uma multiplicidade de cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré-julgamento do avaliador. Com base nele, o avaliador utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores de avaliação de desempenho; e as colunas, os graus de avaliação desses fatores. Esse é o método chamado

  • A.

    das escalas gráficas.

  • B.

    da escolha forçada.

  • C.

    da pesquisa de campo.

  • D.

    dos incidentes críticos.

  • E.

    misto.

Existe um método tradicional de avaliação de desempenho que utiliza frases descritivas, com alternativas acerca do desempenho individual, entre as quais o avaliador deve escolher apenas uma ou duas delas mais adequadas à pessoa avaliada. Esse é o conhecido método

  • A.

    das escalas gráficas.

  • B.

    da pesquisa de campo.

  • C.

    dos incidentes críticos.

  • D.

    da escolha forçada.

  • E.

    misto.

A avaliação de desempenho é importante ferramenta do subsistema de aplicação de pessoas, no âmbito da administração de recursos humanos. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O baixo comprometimento da liderança e a participação sistemática dos avaliados são fatores que contribuem para o fracasso da implementação de métodos de avaliação de desempenho nas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é importante ferramenta do subsistema de aplicação de pessoas, no âmbito da administração de recursos humanos. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A avaliação 360 graus é caracterizada pelo compartilhamento de feedback das pessoas diretamente afetadas pelos resultados com quem executou o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é importante ferramenta do subsistema de aplicação de pessoas, no âmbito da administração de recursos humanos. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O método que se utiliza de análises comparativas entre um e outro empregado ou entre um empregado e o grupo em que ele atua é o método da comparação forçada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da remuneração de pessoal e dos programas de incentivos dentro das organizações, julgue os itens subsequentes.

No método de avaliação dos cargos por meio da comparação de fatores, deve-se identificar poucos, mas amplos fatores de avaliação, para proporcionar simplicidade e rapidez nas comparações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seleção e o desenvolvimento de fornecedores para a empresa envolvem várias fases de estudo desde as pesquisas para elaboração do cadastro até a avaliação propriamente dita da empresa. Afirma-se que, na fase de

  • A.

    habilitação, é feita a avaliação de capacidade de produção e tecnológica do fornecedor.

  • B.

    qualificação, são verificados indicadores críticos para empresa como volumes e prazos das entregas.

  • C.

    qualificação, são avaliadas prioritariamente a personalidade jurídica, a regularidade fiscal e a capacidade econômicofinanceira do fornecedor.

  • D.

    avaliação, o objetivo principal é avaliar a capacidade tecnológica de produção e de gestão de materiais.

  • E.

    avaliação, são verificados indicadores de desempenho críticos para empresa como entregas no prazo, rejeições e responsividade no caso de problemas.

Tudo o que é aparente e tangível ajuda a expressar o valor dos aspectos abstratos das interações de atendi- mento

PORQUE

do ponto de vista do cliente, aquilo que ele pode ver, sentir ou captar é atendimento ao cliente com qualidade.

É correto concluir que

  • A.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.

  • C.

    a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    as duas afirmativas são falsas.

  • E.

    as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

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