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Um profissional da área de RH analisou o processo de Gestão de Pessoas da organização X nos últimos 20 anos e constatou que nessa organização a Gestão de Pessoas é uma questão estratégica. Logo, nela NÃO se encontra
foco voltado, prioritariamente, para dentro da empresa, com o objetivo de analisar as "rotinas de pessoal" e a racionalidade das suas tarefas.
negociação com os sindicatos de melhores condições de trabalho, programas de remuneração flexíveis e incentivos financeiros para alinhá-los aos planos da organização.
processo de Gestão de Pessoas como um problema somente do Departamento de Recursos Humanos, que atua como um parceiro estratégico.
processo de Gestão de Pessoas caracterizado pelas suas rotinas de manutenção do contrato de trabalho e um conjunto de ações para que os funcionários cumpram sua parte nesse contrato.
acompanhamento das necessidades de oferta e demanda de mão de obra e das oscilações do mercado de trabalho para definir os seus planos de treinamento e desenvolvimento de RH.
João é descrito como um líder transformacional e Maria, como tendo uma liderança transacional.
Nesse contexto, conclui-se que
João é um tipo de líder que conduz ou motiva seus seguidores na direção das metas estabelecidas por meio do esclarecimento dos papéis e das exigências das tarefas.
Maria é carismática, inspiradora e expressa propósitos importantes de maneira simples, utilizando símbolos para focar os esforços e comunicar suas altas expectativas.
a liderança de João produz nos liderados níveis de esforços e de desempenho que vão além daqueles obtidos pela liderança da Maria.
a liderança da Maria tenta inculcar em seus seguidores a capacidade de questionar não apenas as visões já estabelecidas, mas até aquelas colocadas pelo próprio líder.
os seguidores de Maria atribuem a ela capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança e comportamentos.
Na teoria de administração de recursos humanos, a tese da reciprocidade significa:
a organização paga e deve ter obrigatoriamente serviços recíprocos dos seus empregados.
os empregados devem ter a reciprocidade do salário.
o Estado deve garantir a reciprocidade das empresas com os empregados, obrigando o empregador a oferecer benefícios.
a organização funciona como um sistema que recebe contribuições dos participantes em troca de incentivos ou alicientes.
Segundo Chiavenato, as políticas relacionadas com ARH (Administração de Recursos Humanos) devem ter as seguintes características, exceto:
estabilidade, ou seja, suficiente grau de permanência para evitar alterações muito grandes.
consistência, ou seja, congruência em sua aplicação, não importam os níveis ou áreas afetados.
complexidade, ou seja, nível de abordagem que permita utilização em organizações de variados tamanhos.
generalidade, ou seja, possibilidade de aplicação global e compreensiva para toda a organização.
flexibilidade, ou seja, possibilidade de suportar correções, ajustamentos e exceções, quando necessários.
Sobre o planejamento de pessoal, o modelo integrado é um modelo sistêmico e total de planejamento de pessoal quando interligado a:
objetivos da organização, planejamento da organização, auditoria, previsão e programas de ação de recursos humanos.
rotatividade de pessoal, situação do mercado, necessidade da organização quanto aos seus recursos humanos e absenteísmo.
política salarial da organização, tipo de supervisão exercido sobre o pessoal.
três estágios: planejamento, programação e avaliação.
critérios de avaliação do desempenho.
A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os processos de agregar; aplicar; recompensar; desenvolver; manter e monitorar pessoas. O processo de agregar pessoas é utilizado para
incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados de processos de provisão ou suprimento de pessoal.
acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e de verificar seus resultados.
capacitar e incrementar a adaptação das novas pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências.
incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada novo membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos.
criar condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisas de clima e programas de qualidade de
As tarefas de Administração de Recursos Humanos mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro, os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela
manutenção de uma ação disciplinadora.
busca constante de resultados.
utilização eficaz de seus subordinados.
aplicação do treinamento em sala de aula.
administração da carreira de cada subordinado.
Além do contrato formal de trabalho, a organização e as pessoas que nela trabalham, estabelecem um contrato psicológico de trabalho. Pode-se definir este último como um
compromisso de dedicação das pessoas ao trabalho que executam, garantindo a plena aplicação do potencial individual.
entendimento tácito entre indivíduo e organização que estabelece um conjunto de expectativas que devem ser atendidas pelas partes envolvidas.
acordo em que a empresa se compromete a investir nos indivíduos que nela trabalham, garantindo oportunidades iguais.
pacto emocional entre a empresa e seus funcionários de buscarem resultados que agregam valor para toda a organização.
ajuste que torna a empresa e funcionários parceiros na busca de resultados para a organização e satisfação para as pessoas.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema Relações Humanas.
A remuneração recebida influencia decisivamente o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.
Nas organizações existem apenas grupos formais estruturados de acordo com o organograma definido e níveis de hierarquia previamente combinados.
O condicionamento humano é definido pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
A interação humana no âmbito das organizações se dá exclusivamente com foco nos resultados a serem atingidos pela instituição.
A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios, a gestão de pessoas deve
focar as rotinas de manutenção de um contrato de trabalho: recrutamento, seleção, remuneração, planos de cargos e salários, benefícios, entre outros.
transformar as rotinas de pessoal na parte mais importante da relação contratual indivíduo-organização, para contribuir com o processo de confiança e credibilidade da empresa.
ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades.
ser a única responsável pela aquisição e manutenção dos recursos da força de trabalho, sendo preciso, para tanto, reforçar a visão da gestão fortemente baseada na divisão funcional e na concepção dos empregados como recursos.
atribuir ao gerente de cada equipe, como um líder autêntico, a missão de ajudar a construir a competência e a motivação de seu grupo, fazendo, com que o Departamento de Recursos Humanos perca a sua finalidade e a sua posição na organização.
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