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Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 97 a 106.
As lideranças situacionais surgem como resultado de nomeações para ocupação de cargos de chefia.
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
A comunicação constitui atividade que demanda grande parte da atenção de quem ocupa cargo gerencial.
João é presidente de empresa que possui trinta e cinco franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas pessoais que possam interferir no desempenho individual e organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria, embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o presidente, vale a seguinte regra: Só vou falar isso para você uma vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa. Ao mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimado de permanência das pessoas no segmento de informática é de três anos.
A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.
João adota estilo de liderança ambíguo, que pode gerar, em seus subordinados, problemas de saúde ocupacional, apesar de algumas pessoas gostarem de trabalhar com ele.
João é presidente de empresa que possui trinta e cinco franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas pessoais que possam interferir no desempenho individual e organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria, embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o presidente, vale a seguinte regra: Só vou falar isso para você uma vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa. Ao mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimado de permanência das pessoas no segmento de informática é de três anos.
A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.
João ajusta seu estilo de liderança de acordo com os comportamentos dos empregados da empresa que lidera.
As teorias sobre liderança apresentadas por autores humanistas podem ser classificadas em três grupos:
inteligência geral; interesses e atitudinais.
contingenciais; reforço e motivacionais.
traços de personalidade; estilos de liderança e situacionais.
traços de caráter; contingenciais e aprendizagem.
estilos de poder; sistêmicas e comportamentais.
Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança
liberal.
autocrática.
democrática.
situacional.
centralizadora.
Existem várias teorias sobre a liderança, as quais podem ser reunidas em três grandes grupos: teorias de traços de personalidade, teorias relativas aos estilos de liderança e teorias situacionais de liderança. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.
I As teorias dos traços de personalidade baseiam-se no pressuposto de que certas pessoas possuem uma mistura de traços de personalidade que, depois de definidos, podem ser utilizados para identificar potenciais líderes e para avaliar a eficácia da liderança.
II As teorias situacionais de liderança tentam explicá-la, recorrendo a variáveis situacionais. Essas teorias permitem ao líder uma maior versatilidade na sua atuação, uma vez que o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, de acordo com a situação.
III As teorias dos estilos de liderança estudam a liderança em uma perspectiva de comportamento do líder em relação às pessoas de um grupo ou de uma organização.
IV Nas teorias dos estilos de liderança destaca-se a que utiliza três estilos de liderança: autocrático, democrático e o liberal.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
4
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O novo diretor de determinado órgão público, objetivando apagar da memória dos servidores a máxima manda quem quer, obedece quem tem juízo, instituída na cultura da organização pelo antigo diretor, que permanecera no cargo durante trinta anos, anunciou a realização de certame para a escolha de uma canção comemorativa dos quarenta anos de existência do órgão, por meio da qual seriam enaltecidos valores e princípios positivos que norteiam o órgão. O anúncio foi feito durante a tradicional reunião de prestação de contas mensal, em que são comunicadas notícias internas, como promoções, exonerações e apresentação de novos colaboradores.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, a respeito de clima e cultura organizacional.
O antigo diretor do órgão é exemplo de herói na cultura organizacional desse órgão.
Conduzir uma equipe de trabalho com o objetivo de se alcançarem as metas propostas é função do
presidente.
líder.
disseminador.
monitor.
controlador de distúrbios.
O diretor de uma grande empresa argumenta que a liderança transformacional é necessária para gerenciar mudanças e ajudar a organização a superar crises, porque esse tipo de líder
utiliza os poderes de legitimidade, recompensa e de coerção para dar ordens e trocar gratificações por serviços prestados.
foca nas atividades rotineiras relacionadas ao trabalho, tais como atribuir tarefas, avaliar desempenhos e tomar decisões.
concentra-se em atividades de planejamento e aplicação de recursos organizacionais.
garante que as organizações operem de forma eficiente e eficaz.
possui um conjunto de capacidades que lhe permite criar e realizar uma visão de modo eficaz.
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