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Kurt Lewin, para explicar a motivação do comportamento social, elaborou a teoria de campo, na qual supõe-se que o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente.
A respeito da teoria de Kurt Lewin, é correto afirmar que
as atribuições e responsabilidades devem ser distribuídas para que a execução seja feita pelos operários.
deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado.
o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes.
os participantes da organização são tomados como indivíduos isolados e arranjados pelas suas habilidades pessoais e demanda de tarefa.
o ambiente psicológico não é o relacionado com as atuais necessidades do indivíduo.
Com relação às teorias de motivação no trabalho, julgue os itens a seguir.
As teorias de motivação no trabalho são mais voltadas para as razões do que para as habilidades que levam certos indivíduos a realizar suas tarefas melhor que outros.
Com relação às teorias de motivação no trabalho, julgue os itens a seguir.
A teoria da autoeficácia explica como as intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento.
Sobre Motivação, pode-se afirmar que:
É uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa; é absolutamente intrínseca, isto é, está dentro de nós.
É o motivo ou necessidade estática que não influência no comportamento.
Pessoas desmotivadas tendem a se esforçar mais para o desempenho de suas funções.
É uma necessidade meramente satisfeita que gera tensão, o que não estimula a vontade do indivíduo.
A respeito de aspectos atinentes a recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
No modelo piramidal criado por Maslow para explicar a motivação, constam as seguintes necessidades humanas, dispostas em ordem hierárquica: fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealização.
Entre os desafios das organizações, está o de fazer as pessoas se dedicarem ao trabalho com afinco e manifestarem satisfação ao fazê-lo. Com relação à motivação no trabalho, assinale a opção correta.
As teorias motivacionais de necessidade oferecem perspectivas concretas de intervenção para reorientação da ação individual, pois a ideia básica é resolver a falta ou a carência de algo a ser suprido.
As teorias motivacionais podem ser consideradas teorias sobre a ação humana, que tem sido concebida como unicausal e passível de compreensão similar, mesmo que envolva contextos diferentes.
Caracterizada por ser um processo psicológico de relativa complexidade e referir-se a um fenômeno não diretamente observado, a motivação auxilia na explicação de diferentes escolhas individuais e pode ser associada diretamente aos conceitos de satisfação e comprometimento no trabalho.
As ênfases nos mecanismos de ativação e direção da ação estabelecem uma análise a partir da perspectiva de avaliar onde estão a força e a variação da força da ação e o que mantém a ação.
A motivação é um processo de tomada de decisão que envolve as percepções, os objetivos, as expectativas, as crenças e as metas pessoais.
Jorge é gerente de recursos humanos de uma agência de publicidade e observa que, na sua empresa, os funcionários que trabalham motivados sempre buscam atender às necessidades de estima. Nesse sentido, Jorge recomenda aos principais executivos o estabelecimento de
políticas de reconhecimento com base na promoção de cargos e aumento de salários por mérito.
condições de trabalho confortáveis e salários adequados.
bons planos de seguro e aposentadoria.
trabalhos desafiadores e criativos que explorem o potencial dos funcionários.
clima favorável, no local de trabalho, propício ao desenvolvimento de relações amistosas de trabalho.
Uma das formas de gerar maior motivação e de ampliar a eficiência no funcionamento de grupos é a aplicação de um plano de benefícios. Os benefícios podem ser legais, aqueles que são exigidos por lei, ou espontâneos, concedidos voluntariamente pela empresa. Dentre os benefícios listados abaixo, classifica-se como benefício espontâneo o(as)
seguro de vida em grupo.
seguro de acidentes de trabalho.
salário família
salário maternidade
férias.
João, com 38 anos, era gerente financeiro de uma empresa de varejo e chefiava uma equipe de 30 subordinados. Ele tinha grandes ambições de progredir na organização, motivado pelo plano de carreira empresarial, que acenava com a perspectiva de promoções no médio prazo.
Isto foi há dois anos, antes de a empresa passar por um processo de fusão. Hoje, o número de pessoas da equipe de João foi enxugado para cinco subordinados e seu salário e seu cargo não foram alterados. João está desmotivado, querendo abandonar a organização.
O diretor de Recursos Humanos desta empresa considera João um funcionário talentoso que não pode ser perdido. O que ele deve fazer?
Estabelecer um programa contínuo que busque identificar e satisfazer as necessidades, os desejos e as expectativas do João.
Estabelecer um modelo de modificação de comportamento embasado num esquema de reforço intermitente.
Estabelecer um sistema de ameaças ou coação para que o trabalho seja realizado, acoplado a um sistema de recompensas a todos no fim do ano, independente do desempenho individual.
Programar uma política de elogios e reforço contínuos embasada na teoria de condicionamento operante.
Permitir que João defina a sua política de recompensas e punições, segundo os seus valores e as suas prioridades.
Acerca de administração de pessoal e desenvolvimento humano, julgue os itens subsequentes.
Segundo a teoria da expectativa, há relação entre a motivação interna e o resultado, contudo, não há correlação entre o desempenho do indivíduo e o esforço despendido por ele para alcançar determinado resultado.
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