Questões de Administração do ano 2010

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Acerca da motivação, julgue os próximos itens.

A motivação de um indivíduo inserido em uma organização tem relação direta com a intensidade de esforços que ele emprega, por isso indivíduos motivados geram resultados favoráveis para a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Balanced Scorecard (BSC) foi criado por Kaplan e Norton, como um sistema de avaliação de desempenho organizacional que coloca a estratégia no centro do processo. Um dos seus indicadores é o giro dos estoques, que faz parte da perspectiva

  • A.

    financeira.

  • B.

    dos clientes.

  • C.

    dos processos.

  • D.

    do aprendizado.

  • E.

    do crescimento.

A categoria de comércio eletrônico realizada entre uma empresa e pessoas físicas é a do tipo:

  • A.

    B2B

  • B.

    B2C

  • C.

    B2G

  • D.

    C2C

  • E.

    G2C

O processo que uma empresa utilisa para medir e comparar a qualidade de seus produtos e serviços com padrões externos ao seu setor ou atividade é o:

  • A.

    Feedback

  • B.

    Clustering

  • C.

    Downsizing

  • D.

    Brainstorming

  • E.

    Benchmarking

Os Indicadores Balanceados de Desempenho, também conhecidos como BSC, são uma metodologia de gestão com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas. São perspectivas originárias do BSC, exceto:

  • A.

    clientes.

  • B.

    processos internos.

  • C.

    ativos externos.

  • D.

    aprendizagem e crescimento.

  • E.

    finanças.

São consideradas ferramentas de qualidade total, exceto:

  • A.

    ciclo PDCA.

  • B.

    brainstorming.

  • C.

    diagrama de causa-efeito.

  • D.

    avaliação 360 graus.

  • E.

    análise de pareto.

O conceito de downsizing aplicado à gestão significa:

  • A.

    delegação de competências.

  • B.

    gestão do desempenho.

  • C.

    gestão por competências.

  • D.

    redução de custos.

  • E.

    redução do tamanho da empresa.

Considerando a metodologia conhecida como avaliação SWOT (strength: forças; weaknesses: fraquezas; opportunities: oportunidades e threatens: ameaças), que pode servir de base aos processos de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.

A identificação das fraquezas refere-se ao ambiente externo das empresas e das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paradigma da “empresa flexível” (Atkinson e Meager, 1986, p. 2-11), incorpora diversos tipos de flexibilidade no que se refere à gestão dos recursos humanos, com exceção:

  • A.

    da flexibilidade numérica.

  • B.

    da flexibilidade funcional.

  • C.

    do distanciamento.

  • D.

    da flexibilidade profissional.

  • E.

    da flexibilidade salarial.

Para Kats e Kahn, a organização como um sistema aberto apresenta a seguinte característica:

  • A.

    finalidades diferenciadas.

  • B.

    inexistência de limites ou fronteiras.

  • C.

    entropia positiva.

  • D.

    homogeneização.

  • E.

    importação-transformação-exportação de energia.

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