Questões de Administração do ano 2010

Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema sociotécnico de Tavistock é constituído de três subsistemas principais:

  • A.

    o Psicossocial, o Administrativo e o Social.

  • B.

    o Principal, o Secundário e o Social.

  • C.

    o Organizacional, o de Pessoal e o Social.

  • D.

    o Técnico, o Gerencial e o Social.

  • E.

    o Técnico, o Pessoal e o Social.

O downsizing, como uma das técnicas da Administração contemporânea, visa ao seguinte objetivo:

  • A.

    promoção das sinergias dentro da empresa.

  • B.

    acompanhamento das ações do concorrente.

  • C.

    comunicação sem distorção.

  • D.

    foco nos procedimentos internos.

  • E.

    manutenção da produtividade dos gerentes.

Sobre a “reengenharia”, segundo seus autores principais Michael Hammer e James Champy, é correto afirmar que um erro comum cometido durante o processo de reengenharia é tentar

  • A.

    transformar um processo em vez de repará-lo.

  • B.

    implantar a reengenharia sem causar problemas a ninguém.

  • C.

    implantar a reengenharia de cima para baixo.

  • D.

    concentrar a energia entre poucos projetos.

  • E.

    buscar resultados de grande monta.

A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM – Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:

  • A.

    Deming contribuiu decisivamente no movimento japonês em prol da qualidade. Segundo ele, a administração da qualidade compreende três processos básicos: planejamento, controle e melhoria. Para ele, as abordagens conceituais necessárias ao gerenciamento dos três processos são similares àquelas empregadas na administração financeira.

  • B.

    Formado dentro de empresas, ao contrário dos demais mestres, considera-se um pensador de negócios pragmático e não um guru da qualidade. Ishikawa criou a concepção Zero Defect e popularizou o conceito de fazer certo da primeira vez.

  • C.

    Juran criou os famosos círculos de controle da qualidade. Além dos CCQ, as suas sete ferramentas constituem importante instrumental de auxílio nos processos de controle da qualidade. Ao contrário de outras metodologias, que colocam a qualidade nas mãos de especialistas, ele acreditava que as sete técnicas podiam ser utilizadas por qualquer trabalhador. Redefiniu o conceito de cliente, para incluir qualquer funcionário que recebe como insumo os resultados do trabalho executado anteriormente por um colega.

  • D.

    Crosby talvez tenha sido o mais celebrado guru da qualidade. Comparado com os demais mestres, cujas orientações são de caráter marcadamente prático, pode ser considerado um filósofo, um pregador em busca de discípulos. Diz-se que muitos dos que adotam suas ideias o fazem com devoção quase religiosa.

  • E.

    Feigenbaun deu origem ao conceito de controle da qualidade total, tratando-o como questão estratégica que demanda profundo envolvimento de todos dentro da organização. A qualidade seria um modo de vida para as empresas, uma filosofi a de compromisso com a excelência.

Segundo Meister (1999), a emergência da organização enxuta e flexível provocou mudanças que representam demandas totalmente novas para os trabalhadores e exigem que eles dominem papéis e qualificações totalmente novos. Assinale a única mudança correta.

  • A.

    Na liderança, de Autocrática para Controladora.

  • B.

    Na tecnologia, de Ferramentas para Desenvolver a Colaboração para Ferramentas para Desenvolver a Mente.

  • C.

    Na organização, de Hierarquia para Livre Estruturação.

  • D.

    Na vantagem, de Custo para Tempo.

  • E.

    Na força de trabalho, de Homogênea para Padronizada.

Na gestão da qualidade da administração pública a pesquisa, a avaliação e a apropriação dos melhores modelos de serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas, denomina-se

  • A.

    Reengenharia.

  • B.

    Benchmarking.

  • C.

    Matriz GUT.

  • D.

    Método Ishikawa.

  • E.

    Método de Pareto.

Considere a figura a seguir para responder às questões de nos 61 e 62.

As empresas de hoje têm muitos módulos de sistemas de informações que precisam trocar informações entre si. Uma das soluções é o Enterprise Application Integration (EAI) que se caracteriza pela(o)

  • A.

    construção de interfaces interligando diretamente todos os sistemas de informações da empresa.

  • B.

    transferência de todos os dados para um banco de dados de um mainframe, de onde todos os sistemas podem ter acesso às informações.

  • C.

    criação de um software middleware que faz a interface de origem e destino dos pacotes de informações corporativos.

  • D.

    agrupamento de sistemas de informações por funções ou departamentos, criando meios de comunicação entre estes grupos.

  • E.

    desenvolvimento de uma aplicação contábil e sua interligação com os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP).

O Presidente de uma empresa de softwares decide aumentar sua participação de mercado a partir da estratégia de integração horizontal, ou seja, a empresa pretende

  • A.

    promover o crescimento por meio da aquisição de empresas concorrentes em uma mesma linha de negócios.

  • B.

    crescer por meio da aquisição de outras organizações no canal de distribuição, na direção das fontes de suprimento ou na direção dos consumidores finais.

  • C.

    combinar suas operações com outra empresa de porte praticamente igual, resultando desse processo uma nova empresa.

  • D.

    estabelecer parcerias com outras empresas para realizar um projeto específico ou atuar em determinadas áreas de negócio.

  • E.

    adquirir uma empresa de um setor da economia não relacionado às suas atuais operações.

Em relação ao processo grupal e à reengenharia nas organizações, julgue os itens seguintes.

Segundo os princípios da teoria de Deming, as organizações devem evitar que seus gestores tenham como foco o acompanhamento de resultados em termos de números absolutos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao processo grupal e à reengenharia nas organizações, julgue os itens seguintes.

A existência de grande diversidade entre os membros de uma equipe é desaconselhável em situações em que se busca o incremento da capacidade de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...