Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Acreditação consiste num instrumento de avaliação desenvolvido para apreciar a qualidade da assistência à saúde em todas as organizações prestadoras de serviços hospitalares, e é composta de sete seções, a saber:

I. Liderança e Administração.

II. Serviços Profissionais e Organização de Assistência.

III. Serviços de Atenção ao Paciente/Cliente.

IV. Serviços de Apoio ao Diagnóstico. V. Serviços de Apoio Técnico e Abastecimento.

VI. Serviços de Apoio Administrativo e Infraestrutura.

VII. Ensino Pesquisa.

Sobre a Liderança e Administração, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens correspondentes à avaliação da direção em unidades hospitalares:

  • A.

    Responsáveis habilitados da área médica e administrativa; processos de aquisição, distribuição e controle dos insumos e recursos materiais duráveis, bem como registros, manejo e gerenciamento de bens; comissão, grupo ou secretaria executiva do programa de qualidade, com atuação no ambiente institucional.

  • B.

    Corpo clínico é organizado; pacientes conhecem o nome do médico que lhes assiste e são informados sobre o seu diagnóstico e procedimentos a realizar ou realizados; prontuários completos, legíveis e assinados com a respectiva identificação.

  • C.

    Número de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem adequado às necessidades de serviço; programa de educação e treinamento continuado; comparação de resultados com referenciais adequados e análise do impacto gerado junto à comunidade.

  • D.

    O responsável técnico coordena equipe de profissionais com habilitação adequada ou com capacitação específica; mecanismo de orientação ao cliente/paciente e familiares; sistema de aferição da satisfação de clientes (internos e externos).

  • E.

    Permanência de um dos membros da diretoria por, no mínimo, seis horas na instituição em dias úteis, na coordenação das atividades institucionais; procedimentos de acompanhamento e avaliação do desempenho organizacional e econômico-financeiro; ciclos de melhoria nos processos administrativos e gerenciais da instituição.

Na área hospitalar, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n. 312, de 02 de maio de 2002, estabeleceu a padronização da nomenclatura no censo hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os indicadores de assistência hospitalar previstos na referida portaria:

  • A.

    Taxa de tratamento; taxa de atualização dos tratamentos; e média de permanência.

  • B.

    Taxa de tratamento clínico-cirúrgico; taxa de diagnósticos efetivos; e índice de intercorrências.

  • C.

    Taxa de ocupação hospitalar; índice de satisfação com os serviços; e taxa de atualização dos tratamentos.

  • D.

    Média de pacientes/dia; intervalo de substituição; e taxa de diagnósticos efetivos.

  • E.

    Média de pacientes/dia; média de permanência; e taxa de mortalidade hospitalar.

Nos serviços de saúde, o consumidor não está comprando serviços clínicos oferecidos pelos profissionais existentes, ele está comprando relacionamento, confiança, empatia e informação, isto é, ele está comprando soluções para os seus problemas. Além disso, os serviços profissionais têm algumas peculiaridades:

I. Caráter consultivo e de solução de problemas;

II. Os profissionais envolvidos têm identidade em comum e regem pelas tradições e códigos de ética; e

III. Os serviços profissionais envolvem altos níveis de personalização. (Kottler, 2002)

Assinale a alternativa que indica de acordo com Kottler, os serviços de saúde se diferenciam dos produtos:

  • A.

    Produto; Pessoas; Evidências Físicas.

  • B.

    A responsabilidade de terceiros; Incerteza do Cliente; Experiência essencial.

  • C.

    Limitações de Diferenciação; Controle de Qualidade; Transformar realizadores em vendedores.

  • D.

    Visões conflitantes em relação à propaganda; conhecimentos limitados do marketing; Personalização.

  • E.

    Intangibilidade; Indivisibilidade; Variabilidade; Perecibilidade.

A competência é uma das condições que acompanham o administrador hospitalar por toda sua vida, mas sobretudo, durante o exercício de sua atividade profissional. Em relação às suas competências, é INCORRETO exercer suas funções

  • A.

    com doutrina, técnica e prática.

  • B.

    sempre informado e de sobreaviso contra as crises.

  • C.

    pensando na reestruturação de soluções, caso haja necessidade na instituição hospitalar.

  • D.

    com implantação de programas.

  • E.

    e deixar de acompanhar as inovações na área hospitalar.

De acordo com a indispensabilidade hospitalar, assinale a alternativa correta no que diz respeito à função hierárquica do administrador hospitalar.

  • A.

    O técnico de enfermagem está acima do administrador na escala hierárquica, dentro da instituição hospitalar.

  • B.

    O enfermeiro está acima do administrador na escala hierárquica, dentro da instituição hospitalar.

  • C.

    O auxiliar de enfermagem preventiva está acima do administrador na escala hierárquica, dentro da instituição hospitalar.

  • D.

    O administrador está acima do enfermeiro na escala hierárquica, dentro da instituição hospitalar.

  • E.

    O responsável técnico do serviço de enfermagem está acima do administrador na escala hierárquica, dentro da instituição hospitalar.

As atividades desenvolvidas pelo hospital exigem sempre o máximo das pessoas. A preparação profissional deve ser a melhor possível e a execução das tarefas, isenta de possibilidades de erro. Cabe ao administrador da instituição, EXCETO:

  • A.

    Unir esforços através dos projetos.

  • B.

    Sublimar iniciativas.

  • C.

    Formar grupos para trabalho em equipe.

  • D.

    Otimizar os programas.

  • E.

    Trabalhar isoladamente para atingir seus propósitos.

O prontuário é composto por um conjunto de documentos e informações referentes ao paciente e sua doença, de modo claro e conciso. O prontuário do paciente deve conter, EXCETO:

  • A.

    dados sociais: números de registros, nome completo, endereço, filiação, naturalidade.

  • B.

    dados econômicos: salário, local de trabalho, porque foi demitido da última empresa, quanto tempo trabalhou nesta empresa.

  • C.

    exame físico e complementares.

  • D.

    relatório cirúrgico, anestésico, dados médicos, gráficos de sinais vitais.

  • E.

    diagnóstico provisório.

Por muito tempo, a administração hospitalar foi tratada como se fosse um “feudo” de profissionais médicos ou, pior ainda, que pudesse ser executada por qualquer administrador sem conhecimento específico de sua natureza. Felizmente, tal situação começa a ser corrigida por várias instituições, quando elas percebem que deve-se buscar um administrador, EXCETO:

  • A.

    sonhador e não realizador.

  • B.

    aberto às mudanças.

  • C.

    preferencialmente com formações específicas para função que irá exercer.

  • D.

    que acredite e valorize o potencial de seus colaboradores.

  • E.

    que exerça a administração hospitalar como meta.

A auditoria pode apresentar-se de duas formas. Analise-as.

I. Auditoria retrospectiva ou analítica é realizada após a baixa do paciente.

II. Auditoria operacional ou concorrente é realizada, enquanto o paciente encontra-se aos cuidados da instituição. 

III. Auditoria retrospectiva ou analítica é realizada enquanto o paciente encontra-se na instituição.

IV. Auditoria operacional ou concorrente é realizada após a baixa do paciente.

Estão corretas apenas as alternativas

  • A.

    I, II

  • B.

    I, II, III

  • C.

    II, IV

  • D.

    I, II, III, IV

  • E.

    I, II, IV

Atualmente, é comum as instituições de saúde afixarem nos quadros de aviso e cartões de ponto qual a missão da instituição. É a missão da instituição de saúde

  • A.

    valores, crenças, cultura nos quais a empresa está fundamentada. É uma propaganda pessoal da empresa.

  • B.

    valores, assistência e pesquisa desta instituição.

  • C.

    diretrizes necessárias para a realização de uma assistência adequada.

  • D.

    valores, diretrizes, assistência, ensino e pesquisa.

  • E.

    necessidades encontradas diariamente na instituição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...