Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 4 / 3 / 1 / 2
  • B. 2 / 3 / 1 / 4
  • C. 3 / 4 / 1 / 2
  • D. 3 / 4 / 2 / 1
  • E. 4 / 3 / 2 / 1

  • A. 3 / 2 / 1
  • B. 1 / 2 / 3
  • C. 2 / 1 / 3
  • D. 3 / 1 / 2
  • E. 1 / 3 / 2

A formação da estrutura organizacional que tem como característica positiva o alto grau de especialização e como ponto negativo um alto nível de diferenciação, sendo possível encontrar “organizações dentro de organizações”, denomina-se

  • A. Departamentalização por programas.
  • B. Departamentalização funcional.
  • C. Departamentalização matricial.
  • D. Descentralização.
  • E. Desconcentração.

A respeito do tema comunicação organizacional, assinale a opção considerada incorreta.

  • A. É recomendável que exista redundância, a fim de que a possibilidade de ruído seja diminuída.
  • B. Todo sistema de informação possui uma tendência entrópica, daí decorre o conceito de ruído.
  • C. Transmissor é a pessoa que emite ou fornece as mensagens por intermédio do sistema.
  • D. Destino significa a pessoa, coisa ou processo a quem é destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicação.
  • E. Informação transmitida, mas não recebida, não foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação.

Julgue os itens seguintes, referentes a administração e processo administrativo. Se adotar a abordagem burocrática, o gestor, com o objetivo de definir as futuras promoções na organização, avaliará seus subordinados considerando aspectos relacionados ao mérito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a administração e processo administrativo. A matriz SWOT consiste em ferramenta típica de planejamento operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade.

Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa.

O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise

  • A. de oportunidades e ameaças existentes no macroambiente.
  • B. das forças tecnológicas para adotar soluções informatizadas.
  • C. dos fatores sociais para entender as expectativas dos clientes internos.
  • D. dos fatores críticos de sucesso para estabelecer o preço de seus produtos.
  • E. dos novos entrantes no mercado para determinar o seu volume de produção.

Uma empresa do setor varejista começou a oferecer alguns de seus produtos no sistema de compras coletivas, estratégia também utilizada por algumas outras empresas.

A estratégia das empresas de serviço que adotam esse tipo de venda é

  • A. aumentar sua receita ao receber pelos serviços que não são consumidos por aqueles que os compram mas não consomem o serviço adquirido.
  • B. gerar um fluxo de caixa positivo apesar do prejuízo acumulado ao longo do tempo provocado pelos descontos concedidos.
  • C. fazer vendas complementares e atrair novos clientes.
  • D. ganhar economia de escala proporcionada pelo volume de vendas.
  • E. eliminar suas campanhas de marketing, já que o mercado conhecerá a empresa através desse meio de divulgação.

Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.

O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.

Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade:

  • A. Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governança Corporativa
  • B. Capacidade Produtiva, Força de Trabalho e Governo
  • C. Tecnologia, Capacidade Produtiva e Governo
  • D. Clientes, Fornecedores, Novos Entrantes e Produtos Substitutos
  • E. Força de Trabalho, Sistema de Transporte, Clientes e Tecnologia

Um consultor, especializado na elaboração de estratégias para empresas de grande porte do setor de siderurgia, está explicando para os diretores de uma organização o processo que utiliza nesse tipo de trabalho.

Durante sua palestra, ele citou as características dos problemas que o nível institucional enfrenta e que os leva a determinar as estratégias que adotará em seu planejamento.

Os problemas enfrentados pelos gestores do nível institucional, que devem ser considerados na elaboração de seu planejamento, apresentam as seguintes características:

  • A. simplicidade, incerteza, estruturação e efeito no longo prazo
  • B. simplicidade, certeza, estruturação e efeito no curto prazo
  • C. flexibilidade, incerteza, controlável e efeito no curto prazo
  • D. complexidade, certeza, controlável e efeito no curto prazo
  • E. complexidade, incerteza, desestruturação e efeito no longo prazo
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