Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.
Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos decompromisso
acomodação
colaboração
competição
evitação
Em alguns tipos de conflitos, as pessoas necessitam de coerência e senso lógico para atingir uma sensação de bem-estar e harmonia umas com as outras. Quando um conflito se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas, denomina-se conflito
latente.
percebido.
manifestado.
experienciado.
velado.
A respeito das intenções primárias de gerenciamento de conflitos, assinale a opção correta.
Há a intenção de evitar o conflito quando determinada pessoa prioriza os interesses de outrem envolvido no conflito em detrimento dos seus próprios interesses.
Há a intenção de colaborar com os outros quando cada uma das partes envolvidas em um conflito está disposta a desistir de algo.
Uma pessoa que deseja satisfazer seus próprios interesses, independentemente das consequências sobre a outra parte em conflito, age com a intenção de competir.
Em uma situação em que as partes conflitantes pretendem satisfazer os interesses de todos os envolvidos, adota-se a intenção de fazer concessão aos outros.
A intenção de se acomodar ao conflito refere-se à situação em que se deseja fugir de um conflito ou suprimi-lo.
A respeito da Gestão de Conflitos nas organizações, considere:
I. Há três condições básicas para que ocorra o conflito: a dependência mútua, a indeterminação de poder e a divergência. II. O conflito pode gerar um aumento das percepções negativas de membros de um grupo em relação a outros grupos, o que gera um incremento na comunicação intergrupal. III. Disputas, entre departamentos de uma mesma empresa, pela alocação de recursos, são uma fonte comum de conflitos. IV. Conflitos intergrupais podem suscitar aumento da coesão do grupo. V. Na tentativa de se administrar interesses divergentes, a barganha e a negociação mediada, entre as partes em litígio, têm pouca importância. Está correto o que consta APENAS emII e V.
I, III e IV.
III e V.
II, III e IV.
I, II e IV.
Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
Em determinadas situações, as relações de poder pressupõe a substituição do ideal de ego do indivíduo pelos ideais da organização, do imaginário individual pelos desejos e projetos organizacionais.
Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.
A criação de metas superestimadas ou superordenadas ocasionam conflitos no trabalho, pois as pessoas percebem que não darão conta de realizar as tarefas para alcançarem os objetivos comuns.
Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.
Eventos críticos na história das equipes de trabalho ocasionam conflitos e contribuem para o estabelecimento de normas que colaboram para o desenvolvimento de uma equipe nas organizações.
Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.
Um gestor que adota um estilo competitivo lida com conflitos no trabalho mediante a cooperação mútua entre as partes, mas sem assertividade, pois protela a tomada de decisão sobre situações emergenciais e importantes.
Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.
Quebras na comunicação, recursos escassos e ambiguidades jurisdicionais são exemplos de causas de conflitos nas organizações, que geram interações antagonistas entre as pessoas e as equipes de trabalho.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos, julgue o item subsecutivo.
Do conflito, se mantido dentro dos limites toleráveis, pode resultar aumento de criatividade e desempenho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...