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As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Existiam patrocínios de estudos acadêmicos, havendo uma valorização de novas posturas de comando. Diga-se que não era propriamente resultado da sensibilidade patronal daquela época. Sempre foram, como ainda são hoje, investimentos interessantes do ponto de vista da imagem da empresa e do seu marketing político.
Neste cenário, a área de gestão de pessoas começou a surgir, a partir do desenvolvimento dos processos, métodos e normas de trabalho, o interesse no estudo de alguns fenômenos observados no campo da psicologia organizacional e da sociedade no trabalho, principalmente, no que tange ao comportamento do homem. Dentro do contexto das mudanças houve a evolução da área de gestão de pessoas, que se caracteriza por:fase contábil, fase legal, fase tecnicista, fase administrativa e fase estratégica.
planejar, dirigir, controlar, organizar e coordenar.
planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento organizacional e planejamento operacional.
provisão, planejamento, avaliação e desempenho.
treinamento, qualidade de vida, desenvolvimento e recrutamento.
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Ao liderar sua equipe de trabalho, o chefe estabelece uma relação de dependência com respeito a seus liderados, uma vez que, em seu relacionamento com as pessoas da equipe, conhece e domina a base principal do poder interpessoal, exercendo a legitimidade de seu cargo.
Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.
De acordo com a perspectiva integradora da competência humana, pessoa competente é aquela cujos conhecimentos, habilidades e atitudes a credenciam a realizar um trabalho em uma situação em que suas capacidades e aprendizagens são mobilizadas.
Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.
As competências das pessoas e das organizações alinham-se estrategicamente, a partir das ações de mapeamento de competências, mediante as quais são identificadas as competências necessárias em relação à relevância e ao tempo.
Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.
A gestão por competência origina-se dos modelos normativos-prescritivos de gestão de pessoas e constitui-se de ferramentas padronizadas de tomada de decisão gerencial.
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
Ao nível da organização, a formação de equipes, uma técnica de desenvolvimento organizacional, contribui para o aumento da eficácia dos processos de trabalho, possibilitando o rápido diagnóstico das barreiras ao desempenho e a melhoria do relacionamento entre os membros das equipes.
A respeito da vinculação entre planejamento estratégico e gestão de pessoas, assinale a opção correta.
A definição das competências centrais no planejamento estratégico sucede, no que se refere à gestão de pessoas, a definição das medidas de capital humano na organização.
A formulação estratégica no planejamento estratégico corresponde, no que se refere à gestão de pessoas, à definição das práticas mais ágeis e flexíveis de gestão de pessoas na organização.
A implementação e avaliação da estratégia antecede, no que se refere à gestão de pessoas, o alinhamento interno e externo da estratégia com as práticas de gestão de pessoas na organização.
A definição de missão, de visão e de valores no planejamento estratégico, é seguida, no que se refere à gestão de pessoas, da definição dos fundamentos da conduta ética na organização.
A definição das ameaças e das oportunidades no planejamento estratégico antecede, no que se refere à gestão de pessoas, a etapa de previsão de demanda de trabalho por funcionário.
Com relação ao conceito e às funções do profissional de recursos humanos, julgue os itens que seguem.
A função de recursos humanos não é responsabilidade exclusiva dos profissionais da área de gestão de pessoas.
Com relação ao conceito e às funções do profissional de recursos humanos, julgue os itens que seguem.
Orientação e aconselhamento, prestação de serviços e defesa dos funcionários são responsabilidades tanto das unidades de gestão de pessoas quanto dos gestores de outras unidades da organização.
Com relação ao conceito e às funções do profissional de recursos humanos, julgue os itens que seguem.
Além do domínio das funções de pessoal, compete ao profissional de recursos humanos compreender o negócio das organizações.
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