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O desenvolvimento de competências exige uma fase prévia de mapeamento, que pode ser operacionalizada com o auxílio de sistemas de informação de recursos humanos (RH). A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O uso dos sistemas de informações gerenciais (SIG) permite acessar o banco, processar os dados e gerar informações importantes para o processo decisório da organização. Especificamente, o SIG de RH põe em foco o alinhamento do planejamento estratégico de RH e os registros e controles de pessoal, além dos relatórios operacionais.
No que se refere a trabalho em equipe, motivação, liderança e relações indivíduo/organização, julgue os itens subsequentes.
O absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho são reações derivadas da percepção de cada empregado sobre a empresa onde atua.
Julgue os próximos itens, que versam sobre processo de gestão de pessoas.
As grandes correntes teóricas sobre gestão de pessoas podem ser agrupadas em quatro categorias principais: modelo articulado de gestão de pessoas como departamento pessoal, como gestão do comportamento humano, como gestão estratégica e como gestão por competência e vantagem competitiva.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma das questões relevantes a ser feita na análise das capacidades do quadro funcional para fazer frente aos objetivos estratégicos organizacionais é Os funcionários têm as competências necessárias para que a organização atinja a estratégia empresarial X?. O resultado, mesmo que positivo, provoca a necessidade de atuação da área de RH no sentido de
fazer um relato pormenorizado das capacidades existentes e encaminhar aos gestores dos funcionários, tão somente.
não fazer nada, pois a área de RH é área-meio e tem a função única e exclusiva de operacionalizar as funções de pessoal.
limitar-se à elaboração de indicadores de gaps e encaminhar aos gestores.
avaliar e classificar as capacidades existentes em graus de melhoria e propor ações no sentido de eliminar os gaps.
ater-se à função de executora das ações que os gestores considerarem necessárias.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Até bem pouco tempo, para a área de Recursos Humanos, eram atribuídos papéis táticos e operacionais no sentido de auxiliar as outras áreas, enquanto prestadora de serviços e geradora de despesas. Atualmente, novos papéis se apresentam, configurando-a como
garantidora da eficiência, controlando os recursos.
controladora da produtividade, do tempo e dos meios.
monitoradora de regras e regulamentos estabelecidos.
assessora no cumprimento dos objetivos organizacionais.
legitimadora das decisões gerenciais.
No que concerne aos níveis de abrangência da direção vistos como parte do processo organizacional, assinale a alternativa correta.
A direção em nível global corresponde ao nível estratégico da organização.
A direção em nível departamental abrange os grupos de pessoas e tarefas.
A direção que abrange a totalidade da organização dá-se em nível departamental.
A direção em nível operacional é também denominada gerência.
A direção em nível operacional corresponde ao nível tático da organização.
Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organizacional e à organização da função de gestão de pessoas.
Uma organização que adota o balanço social possui um documento que recapitula dados que podem ser utilizados no futuro pelo que se poderia chamar de uma contabilidade de RH e a valorização do capital intelectual.
Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organizacional e à organização da função de gestão de pessoas.
A adoção de uma política de gestão de pessoas para a redução do turnover excessivo da organização impede a ocorrência da negentropia.
Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organizacional e à organização da função de gestão de pessoas.
Profissional que atua na área de gestão de pessoas tem por objetivos administrar e impulsionar a mudança da organização.
Uma importante cadeia de hotéis decidiu organizar suas 15 unidades espalhadas em todo o país a partir do segmento atendido. A empresa identificou que, para oferecer acomodações e pacotes de atividades adequados a cada segmento, é fundamental desenvolver tarefas e ter pessoas especializadas para lidar com necessidades específicas.
Que tipo de organização a cadeia de hotéis adotou?Funcional
Territorial
Por departamentos
Por projetos
Por serviços
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