Questões de Administração do ano 2013

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Uma Administração de Recursos Humanos focada em estratégias defensivas deve

  • A.

    enfatizar mais o bem-estar dos seus colaboradores do que os interesses da organização.

  • B.

    desestimular a competitividade, focando a homogeneidade e a conformidade entre os colaboradores.

  • C.

    manter a adequação entre o desenho de cargos permanentes e o sistema de incentivos, por meio da seleção, colocação e treinamento rigorosos e de longo prazo.

  • D.

    estar focada no desenvolvimento de equipes inovadoras, por meio da busca incessante de novos talentos fora da organização.

  • E.

    estar orientada para resultados, focando mais as necessidades de pessoal do que as da estrutura organizacional.

Dentre as atribuições básicas que diferenciam a Administração de Recursos Humanos contemporânea da tradicional destaca-se

  • A.

    a ênfase na preservação da cultura organizacional.

  • B.

    a crescente especialização das funções.

  • C.

    a ênfase nos objetivos e resultados.

  • D.

    o foco nos meios e procedimentos.

  • E.

    a visão prioritariamente voltada para o presente.

É correto afirmar que não é atribuição da gestão de pessoas

  • A. melhorar as competências e habilidades dos funcionários.
  • B. aumentar a motivação dos trabalhadores.
  • C. manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização.
  • D. encorajar os funcionários não comprometidos com a organização a abandoná-la.
  • E. a recolocação dos funcionários demitidos em outras empresas.

Com o objetivo de motivar os funcionários a serem mais produtivos, as organizações utilizam sistemas de incentivo. Assinale a alternativa que apresenta um dos incentivos que não compõe a remuneração variável.

  • A. Comissões.
  • B. Bônus.
  • C. Planos de previdência privada.
  • D. Planos de participação nos lucros.
  • E. Planos de opção de compra de ações da empresa a um preço predeterminado.

A Gestão de Pessoas busca auxiliar os gestores na realização de suas atribuições de líderes, mediante um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Alguns autores dividem em seis processos básicos a gestão de pessoas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. O processo “Agregar Pessoas” refere-se a desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa.
  • B. O processo “Manter Pessoas” refere-se a criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
  • C. O processo “Monitorar as Pessoas” refere-se a administrar a cultura e o clima organizacional, bem como a qualidade de vida e a manutenção das relações sindicais.
  • D. O processo “Desenvolver Pessoas” refere-se a incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
  • E. O processo “Aplicar Pessoas” refere-se a recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.

Vários autores, em inúmeras áreas científicas e de negócios, consideram que as organizações de hoje requerem agilidade, inovação e criatividade para enfrentar as ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência. Para fazer frente a essas novas exigências, a área de ARH pode ajustar-se rapidamente aos novos tempos e transformar-se em Gestão de Pessoas, adotando determinadas ações. Assinale a alternativa que as apresenta.

  • A. Tornar os departamentos, cargos e funções definitivos e definidos de acordo com as necessidades internas.
  • B. Conscientizar e introduzir na organização o conceito básico de que a carreira é desenhada para ser administrada por um longo período de tempo sem alterações. É o conceito de “carreira para toda a vida”.
  • C. Basear-se em equipes multifuncionais de trabalho voltadas para missões e objetivos específicos, principalmente se a organização está muito exposta às mudanças ambientais.
  • D. Centralizar as práticas de RH que, no passado, estavam delegadas aos gestores.
  • E. Ser hermética e valorizar o desenvolvimento das suas funções operacionais e táticas como prestador de serviços especializados.

A teoria de Henry Murray sobre as necessidades manifestas define as necessidades como preocupações recorrentes com determinadas metas ou situações finais. Murray propôs mais de vinte necessidades. Sobre o assunto, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A. 3/ 4/ 5/ 1/ 2
  • B. 4/ 1/ 2/ 5/ 3
  • C. 2/ 1/ 3/ 5/ 4
  • D. 3/ 2/ 4/ 5/ 1
  • E. 2/ 4/ 5/ 1/ 3

Há autores que afirmam que o trabalho de uma pessoa é mais do que organizar papéis, atender clientes e cumprir uma carga horária. No trabalho, há convivência com pessoas, cumprimento de políticas e normas e aceitação de condições de trabalho. Portanto, quando um trabalhador está satisfeito no trabalho ele experimenta um sentimento agradável. Sobre satisfação no trabalho, marque V para verdadeiro ou F para falso, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um dos componentes de satisfação no trabalho se trata dos valores do trabalhador, ou seja, o que uma pessoa deseja obter, consciente ou inconscientemente.

( ) As pessoas em diferentes países têm sentimentos diversos em relação ao trabalho, e uma explicação para essas diferenças está nos valores básicos que variam de um país para outro.

( ) A ideia de que a satisfação no trabalho pode ser causada, em parte, pela personalidade surgiu dos estudos de Hawthorne.

( ) Todos os pesquisadores tratam os fatores ambientais e pessoais como influências independentes para a satisfação do trabalho.

  • A. V/ F/ V/ F
  • B. F/ F/ F/ V
  • C. V/ V/ F/ F
  • D. F/ V/ F/ F
  • E. V/ V/ V/ F

Vários autores dividem as fontes de poder em dois grupos: Formal (ou Organizacional) e Pessoal. Sobre o assunto, marque 1, caso a assertiva se refira ao poder Formal, ou 2, caso se refira ao poder Pessoal, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Baseia-se na posição que o indivíduo ocupa na organização.

( ) Emana da admiração pelo outro e do desejo de parecer-se com ele.

( ) É a influência que se exerce como resultado do conhecimento ou da perícia.

( ) Deriva da percepção que uma pessoa tem sobre a capacidade que o detentor de poder possui para punir ou recomendar sanções àqueles que não obedecem às suas ordens ou vontades.

( ) É baseado no medo, fazendo com que as pessoas modifiquem seu comportamento por receio de represálias.

  • A. 1/ 2/ 2/ 1/ 1
  • B. 2/ 2/ 2/ 1/ 1
  • C. 2/ 1/ 2/ 1/ 2
  • D. 1/ 1/ 1/ 2/ 2
  • E. 1/ 2/ 1/ 1/ 1

Julgue o próximo item, relativo a aspectos da função de direção.

As competências gerenciais são divididas em três categorias de habilidades: conceituais, humanas e técnicas, variando a ênfase de acordo com o nível hierárquico ocupado na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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