Questões de Administração do ano 2013

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Na teoria da hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow, aquelas que incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um determinado grupo são denominadas

  • A.

    fisiológicas.

  • B.

    segurança.

  • C.

    sociais.

  • D.

    estima.

  • E.

    autorrealização.

Entre as teorias contemporâneas sobre a motivação, encontra- se a Teoria ERC, que indica que há 3 grupos de necessidades essenciais: existência, crescimento e

  • A.

    relacionamento.

  • B.

    realização.

  • C.

    poder.

  • D.

    associação.

  • E.

    busca por excelência.

No filme O Náufrago (Direção de Robert Zemeckis, 2000), o ator Tom Hanks interpreta o personagem Chuck Noland, engenheiro de sistemas da maior empresa de logística americana, que está no topo de sua carreira, e tem suas necessidades de estima, autoestima e realização atendidas. Porém, após um acidente com o avião em que estava, acaba indo parar em uma ilha deserta, onde permanece por quatro anos, tendo que lidar com a própria sobrevivência física e mental, mudando, portanto, radicalmente suas demandas motivacionais. Que autor e que teoria, no campo da motivação, melhor explicariam essas mudanças?

  • A.

    McGregor; no campo motivacional existem dois tipos de fatores: os que causam satisfação (Motivadores) e os que causam insatisfação (Higiênicos).

  • B.

    Maslow; a motivação dos indivíduos objetiva satisfazer as necessidades, que vão das mais simples, primárias, até as mais complexas ou psicológicas.

  • C.

    Herzberg; a motivação do trabalhador vem com o atendimento das suas necessidades, que acontece com a satisfação do próprio trabalho.

  • D.

    Skinner; o comportamento humano é sempre orientado para resultados: as pessoas atuam sempre esperando obter benefícios.

  • E.

    Vromm; as pessoas que experimentam o sucesso após assumir uma atitude tendem a repetir aquela atitude para obter novos sucessos.

No que se refere à motivação considerada como premissa para o comportamento humano, julgue os itens a seguir.

I - A motivação, que é um fator interno, pode ser influenciada por estímulos externos ou internos.

II - Todo comportamento é orientado, mesmo que varie para um mesmo indivíduo, ao longo do tempo.

III - A motivação pode provir de um desconforto ou uma insatisfação.

IV - As necessidades sociais e do ego são anteriores às necessidades de autorrealização, de acordo com a hierarquia das necessidades.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Dentre os principais fatores motivacionais, numa organização contemporânea deve-se priorizar

  • A.

    as condições adequadas de trabalho.

  • B.

    o reconhecimento profissional.

  • C.

    os benefícios e serviços sociais generosos.

  • D.

    as relações amistosas com os supervisores.

  • E.

    a justa remuneração salarial.

Acerca dos processos de motivação e liderança, julgue os itens 69 e 70.

A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à motivação, assinale a alternativa incorreta.

  • A. A hierarquia das necessidades de Maslow sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer a uma gama de necessidades.
  • B. As teorias de processo examinam como as pessoas lidam para selecionar as recompensas com as quais satisfazer suas necessidades.
  • C. A teoria da equidade diz que as pessoas comparam suas atribuições e os resultados com os dos outros.
  • D. A teoria da expectativa indica que os funcionários estarão mais motivados se tiverem metas claras e específicas e receberem regularmente feedback com relação ao seu progresso em direção ao alcance das metas.
  • E. A teoria dos dois fatores de Herzberg sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer uma gama de necessidades.

Motivar pessoas a atingir elevados padrões de desempenho organizacional é, hoje, uma questão de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente mutável e competitivo. Segundo Idalberto Chiavenato (1997), a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. As necessidades ou motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. A palavra “motivação” provém do latim, “movere”, o que significa

  • A. conhecer. Deve-se conhecer a meta antes do percurso. É o conhecimento que provoca a ação do sujeito.
  • B. ação. Exige uma supervisão próxima, com comportamento diretivo.
  • C. realização. Exige uma supervisão ampla com comportamento de apoio.
  • D. mover. Indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. É tudo o que impulsiona a pessoa a agir de certa forma.
  • E. percepção. É a capacidade humana de explicitar a necessidade básica do seu momento gerencial e relacioná-la com as metas empresariais, movendose para executá-las.

A teoria de necessidades desenvolvida por David McClelland e sua equipe tem também foco nas necessidades como fatores geradores de motivação. Utilizando apenas essa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. A necessidade de autonomia sustenta que a introdução de recompensas externas pode ampliar a motivação.
  • B. A necessidade de poder consiste em fazer com que os outros adotem um comportamento o qual não adotariam naturalmente.
  • C. A necessidade de afiliação é a constante busca do ser humano pela excelência de resultados e desempenho, impactando sua imagem diante dos grupos.
  • D. A necessidade social é a vontade de deixar uma marca no mundo e ser reconhecido pelo seu diferencial.
  • E. A necessidade de realização é a busca constante por controle nas tarefas e nas pessoas. É o que McClelland denominou de realização através de esforços de terceiros.

Uma empresa pode traçar estratégias diferentes no momento de decidir se o abastecimento de seus produtos será realizado a partir de um único fornecedor ou de mais de um deles. Essas opções são conhecidas como single-sourcing e multi-sourcing, respectivamente.

Uma DESVANTAGEM inerente ao single-sourcing consiste em

  • A.

    dificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor.

  • B.

    dificuldade maior de obter economias de escala.

  • C.

    dificuldade maior para desenvolver sistemas de garantia da qualidade eficazes.

  • D.

    esforço maior requerido para a comunicação.

  • E.

    flutuações no volume da demanda afetarem mais o fornecedor.

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