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Administração - Motivação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na teoria da hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow, aquelas que incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um determinado grupo são denominadas
fisiológicas.
segurança.
sociais.
estima.
autorrealização.
Administração - Motivação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Entre as teorias contemporâneas sobre a motivação, encontra- se a Teoria ERC, que indica que há 3 grupos de necessidades essenciais: existência, crescimento e
relacionamento.
realização.
poder.
associação.
busca por excelência.
Administração - Motivação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No filme O Náufrago (Direção de Robert Zemeckis, 2000), o ator Tom Hanks interpreta o personagem Chuck Noland, engenheiro de sistemas da maior empresa de logística americana, que está no topo de sua carreira, e tem suas necessidades de estima, autoestima e realização atendidas. Porém, após um acidente com o avião em que estava, acaba indo parar em uma ilha deserta, onde permanece por quatro anos, tendo que lidar com a própria sobrevivência física e mental, mudando, portanto, radicalmente suas demandas motivacionais. Que autor e que teoria, no campo da motivação, melhor explicariam essas mudanças?
McGregor; no campo motivacional existem dois tipos de fatores: os que causam satisfação (Motivadores) e os que causam insatisfação (Higiênicos).
Maslow; a motivação dos indivíduos objetiva satisfazer as necessidades, que vão das mais simples, primárias, até as mais complexas ou psicológicas.
Herzberg; a motivação do trabalhador vem com o atendimento das suas necessidades, que acontece com a satisfação do próprio trabalho.
Skinner; o comportamento humano é sempre orientado para resultados: as pessoas atuam sempre esperando obter benefícios.
Vromm; as pessoas que experimentam o sucesso após assumir uma atitude tendem a repetir aquela atitude para obter novos sucessos.
No que se refere à motivação considerada como premissa para o comportamento humano, julgue os itens a seguir.
I - A motivação, que é um fator interno, pode ser influenciada por estímulos externos ou internos.
II - Todo comportamento é orientado, mesmo que varie para um mesmo indivíduo, ao longo do tempo.
III - A motivação pode provir de um desconforto ou uma insatisfação.
IV - As necessidades sociais e do ego são anteriores às necessidades de autorrealização, de acordo com a hierarquia das necessidades.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Dentre os principais fatores motivacionais, numa organização contemporânea deve-se priorizar
as condições adequadas de trabalho.
o reconhecimento profissional.
os benefícios e serviços sociais generosos.
as relações amistosas com os supervisores.
a justa remuneração salarial.
Acerca dos processos de motivação e liderança, julgue os itens 69 e 70.
A motivação é específica e tem como propriedades a direção, a intensidade e a permanência; consiste no estudo explicativo sobre as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho.
Com relação à motivação, assinale a alternativa incorreta.
Motivar pessoas a atingir elevados padrões de desempenho organizacional é, hoje, uma questão de sobrevivência das organizações em um mundo de negócios altamente mutável e competitivo. Segundo Idalberto Chiavenato (1997), a motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza através das necessidades humanas. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa, determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento frente às diversas situações da vida. As necessidades ou motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa. A palavra motivação provém do latim, movere, o que significa
A teoria de necessidades desenvolvida por David McClelland e sua equipe tem também foco nas necessidades como fatores geradores de motivação. Utilizando apenas essa teoria, assinale a alternativa correta.
Uma empresa pode traçar estratégias diferentes no momento de decidir se o abastecimento de seus produtos será realizado a partir de um único fornecedor ou de mais de um deles. Essas opções são conhecidas como single-sourcing e multi-sourcing, respectivamente.
Uma DESVANTAGEM inerente ao single-sourcing consiste emdificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor.
dificuldade maior de obter economias de escala.
dificuldade maior para desenvolver sistemas de garantia da qualidade eficazes.
esforço maior requerido para a comunicação.
flutuações no volume da demanda afetarem mais o fornecedor.
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