Questões de Administração do ano 2013

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Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes. A modelagem de competências estabelece a tipologia e os níveis de complexidade para que as atividades de mapeamento e avaliação de competências sejam realizadas nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na visão de Idalberto Chiavenato (2006), o planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação, através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas como: porque a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um período de tempo. Trata-se de uma metodologia de planejamento gerencial

  • A. na qual o processo de definição de visão consiste na análise e revisão dos propósitos atuais da organização para identificar seus valores.
  • B. que contempla um diagnóstico institucional/estratégico cuja finalidade é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.
  • C. que identifica, em primeiro lugar, a missão da organização, ou seja, as crenças, comportamentos e padrões que orientam a sua atuação.
  • D. que separa as variáveis internas, ou seja, os valores da organização, e as externas, consistentes nos cenários, sendo as primeiras controláveis e as segundas apenas gerenciáveis.
  • E. na qual a identificação da visão e dos valores da organização corresponde à fase inicial de análise interna e a identificação de cenários e definição da missão da organização constitui a fase final, dita externa.

O Balanced Scorecard − BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,

  • A. geração de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangíveis e intangíveis.
  • B. orientação por processos e informações: compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos que agreguem valor para as partes interessadas.
  • C. pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
  • D. aprendizado organizacional: busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
  • E. traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias, denominado mapa estratégico, que possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas.

Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que

  • A. se fundamenta na procura estimada do produto ou serviço, que traduz, através de modelos matemáticos, as necessidades de pessoal.
  • B. é restrito ao nível operacional da organização e projeta, com base em dados históricos e extrapolações, a necessidade de força de trabalho para cada unidade.
  • C. atua com base em mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento, com base no conceito de postos-chave.
  • D. é um modelo amplo e abrangente, que leva em conta, entre outros aspectos, as condições de oferta e procura no mercado e as perspectivas de expansão.
  • E. é um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado a organizações estáveis e sem planos de expansão.

Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:

I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.

II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.

III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.

Aplicam-se à educação à distância:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.

A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que

  • A. consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
  • B. identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
  • C. corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
  • D. é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
  • E. consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.

Sobre Estrutura Organizacional, considere os conceitos a seguir:

I. de Staff: é planejada e formalmente representada em organogramas.

II. Informal: deriva da interação social, reconhecida oficialmente na organização, é também denominada Personograma.

III. de Linha ou Linear: baseia-se nas operações e tem como característica a especialidade das funções.

IV. de Comissão: segundo Cury (2000), baseia-se na chefia colegiada para a tomada de decisões políticas e estratégicas da empresa.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

O processo de Planejamento Estratégico torna-se uma prática essencial na Administração, seja ela pública ou privada, devido

  • A. a obrigatoriedade intrínseca de fixação de metas e prazos para orientação e prevenção dos meios para alcançá-los.
  • B. ao benefício que este processo traz às organizações, dentre eles destaca-se a elevação da eficiência, eficácia e efetividade da organização.
  • C. ao fato do Planejamento Estratégico reforçar o modelo de Gestão Burocrático.
  • D. ao fato de ser um instrumento de ação pública e reconhecido como uma imposição constitucional.
  • E. ao estímulo que ele representa no desenvolvimento econômico, tendo como preocupação o bem comum.

Considere:

I. É o planejamento de curto prazo e refere-se geralmente à operação específica.

II. Trata de objetivos globais e definidos no longo prazo.

III. Traz, geralmente, objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas da organização.

Referem-se respectivamente aos planejamentos Tático e Estratégico, o que consta em

  • A. III e I.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. III e II.

A Gestão por Processos otimiza os resultados das organizações públicas, uma vez que desmistifica a burocracia enraizada, melhorando os processos de atendimento e aumentando a eficácia. A gestão por processo exige das organizações

  • A. a definição da cadeia de valor.
  • B. a redução de custos e de erros na execução das atividades.
  • C. o auxilio para implementação da estratégia organizacional.
  • D. a permissão para que as atividades sejam feitas de forma integrada, avaliadas e sempre com foco no resultado final.
  • E. o investimento em TI, pessoas e agregação de valor aos clientes.
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