Questões de Administração do ano 2013

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  • A. a operação.
  • B. a análise SWOT.
  • C. a visão de futuro.
  • D. o plano de implementação de objetivos.
  • E. a estratégia a ser adotada.

Em um contexto em constantes mudanças e transformações, o processo de Avaliação do Desempenho torna-se cada vez mais necessário nas organizações para verificar

  • A. os rumos, rápida e continuamente, para eventuais correções ou alterações.
  • B. os indicadores ligados ao cliente.
  • C. a comparação de funcionários de dois a dois.
  • D. o entrosamento com o treinamento.
  • E. a responsabilidade de linha e a função de staff.

Considere:

I. O líder procura ser um membro igual aos outros do grupo e não define como as tarefas devem ser executadas. É objetivo e quando critica ou elogia limitase aos fatos.

II. O líder baseia-se na maturidade dos integrantes para definir sua forma de atuação.

III. É o grupo que decide sobre a divisão de tarefas e escolhe os companheiros sem a participação direta do líder.

Os estilos de liderança I, II e III correspondem respectivamente a:

  • A. I − Democrático, II − Situacional, III − Liberal.
  • B. I − Liberal, II − Autocrático, III − Democrático.
  • C. I − Situacional, II − Democrático, III − Autocrático.
  • D. I − Liberal, II − Autocrático, III − Situacional.
  • E. I − Democrático, II − Liberal, III − Situacional.

O desempenho organizacional é influenciado por um conjunto de práticas de gestão de pessoas e isso tem a capacidade de aumentar a vantagem competitividade organizacional. Essa descrição corresponde aos pressupostos que sustentam a

  • A. política de indicadores de pessoas.
  • B. gestão estratégica de pessoas.
  • C. assessoria de RH.
  • D. gestão de performance organizacional.
  • E. definição de estratégia organizacional.

  • A. Produtos e serviços.
  • B. Estrutural.
  • C. Tecnológica.
  • D. Cultural.
  • E. Contingencial.

  • A. o treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • B. a cultura organizacional.
  • C. a avaliação do desempenho.
  • D. o clima organizacional.
  • E. a comunicação empresarial.

O responsável pela área de armazenagem precisa rever o método de avaliação de estoques para reduzir os custos. Se ele usar o método

I. UEPS, o custo dos itens que saírem do estoque será repercutido no custo dos itens comprados recentemente, permitindo reduzir os lucros.

II. PEPS, o custo dos itens que saírem do estoque impactará nos custos de armazenagem, pois serão comparados aos custos mais antigos.

III. CUSTO PADRÃO, o custo dos itens que saírem do estoque estará previsto no planejamento orçamentário e será um “custo ideal” a ser perseguido.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

Consiste em emitir um pedido de compras, com qualidade igual ao Lote Econômico (ou outro, a critério do administrador de materiais), sempre que o nível de estoques atingir o ponto de pedido. Essa definição refere-se ao modelo denominado

  • A. Sistema de duas gavetas.
  • B. Reposição Periódica.
  • C. Sistemas híbridos de estoque.
  • D. Lote econômico com desconto.
  • E. Reposição Contínua.

Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard − BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para “alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta”. O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, entre as quais NÃO se insere a perspectiva

  • A. dos clientes: analisa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível.
  • B. dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência.
  • C. do aprendizado e crescimento: analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro.
  • D. financeira: as medidas financeiras demonstram as consequências econômicas das ações consumadas.
  • E. da mudança: corresponde ao mapa estratégico do BSC, decorrente do feedback institucional recebido.

Considere as afirmações abaixo a respeito do planejamento estratégico: I. Compreende a definição de missão (razão de ser), da visão (ideal desejado) e dos valores da organização. II. Trabalha com três tipos de cenários (projeções de ambientes futuros): otimista, intermediário e pessimista. III. Compreende, além da análise interna, a análise externa que identifica as características positivas e as deficiências da organização a partir de um benchmarking. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I.
  • E. III.
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