Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Denominam-se estruturas funcionais ou organizações funcionais as estruturas de organização departamentalizadas pelo critério funcional no primeiro nível. As funções principais, no primeiro nível, são:
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de planejamento, gestão e controle de projetos, assinale a opção correta.
Os componentes de uma estrutura de projeto é apenas uma primeira abordagem do problema, ou seja a estrutura original apresentada é apenas de fachada pois na fase de execução tudo muda e os relatórios de controle não irão sequer mencionar as diferenças em relação ao plano original.
A etapa mais importante para a obtenção dos resultados é a de implantação de projeto; a etapa planejamento e estruturação de projeto deve ser realizada no menor tempo possível, visto que o dispêndio de tempo nessa etapa acarreta desperdício de recursos.
Apesar de serem diversas as técnicas de planejamento e gestão de projetos, apenas um pequeno grupo de procedimentos elaborados pela escola asiática é considerado eficiente no acompanhamento de projetos com financiamento internacional.
A avaliação de projetos, a despeito de nela serem empregadas técnicas de monitoramento e controle, é uma atividade de caráter eminentemente subjetivo, uma vez que cabe ao analista julgar os resultados alcançados.
O modelo de financiamento mediante projetos foi adotado pelos organismos internacionais, em virtude de organizar todos os procedimentos da alocação de recurso, delimitando diversos aspectos, como escopo, objetivos gerais e específicos, agentes intervenientes, níveis de controle e responsabilidade, cronogramas, atividades, regras de desembolso e protocolos de auditoria e supervisão.
Administração - Estrutura de Gerenciamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta acerca da estrutura de projetos.
A estrutura de componentes e subcomponentes de um projeto não contribui para a gestão desses elementos.
O número máximo de subcomponentes para cada componente é 10. Caso o analista de projetos julgue que um componente tenha de apresentar mais de 10 subcomponentes, o componente deverá ser desmembrado em dois ou mais componentes.
O cronograma físico-financeiro é a única ferramenta de controle cuja eficiência é comprovada na gestão de projetos.
O pacote de ferramentas de programação e controle é fixo, sendo aplicável a todos os projetos, independentemente do escopo e do tamanho do projeto.
Cada etapa de um projeto, bem como cada componente, tem um começo, um meio e um fim, com característica própria e próprio ciclo de vida.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta.
Cada projeto cria produto, serviço ou resultado único.
Na definição do projeto, estabelece-se o objetivo principal, relacionado à consecução de determinada(s) meta(s) e cuja execução pode ser indefinida no tempo.
No projeto, a data de início é flexível; o importante é a obtenção de seus objetivos.
Nenhum projeto deve ser encerrado sem que seus objetivos tenham sido alcançados por completo.
A flexibilidade quanto aos fins a serem atingidos com a execução de um projeto contribui com o processo de tomada de decisão.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta em relação aos objetivos gerais e específicos e aos componentes e subcomponentes relacionados às quatro fases do ciclo de vida dos projetos.
A determinação dos objetivos e metas deve ser realizada na fase de concepção.
O gerente do projeto deve ser escolhido na fase de execução.
O treinamento dos envolvidos na execução do projeto deve ser feito na fase de concepção.
Os ajustes nas atividades devem ser efetuados no decurso da fase de planejamento.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às diferentes partes envolvidas no projeto, tais como consultor e gerente de projeto, cliente, organização executora e patrocinador, assinale a opção correta.
Patrocinador é o indivíduo ou grupo responsável, no âmbito da organização executora, pelo planejamento e execução do projeto.
Gerente de projeto é o indivíduo ou grupo que provê os recursos financeiros para o projeto.
O consultor de projeto subordina-se hierarquicamente ao gerente de projeto.
Cliente é o indivíduo ou a organização que se contrata para satisfazer às necessidades do projeto.
A organização executora é a empresa diretamente envolvida na execução e na geração de recursos para o planejamento e a execução dos objetivos do projeto.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere o seguinte escopo de projeto:
Título: migração do sistema operacional Windows para o Linux;
Meta: migrar 150 estações de trabalho que usam o Windows XP para o Linux Kernel 3.8, em 6 meses;
Objetivos, justificativas, problemas, riscos, obstáculos, premissas, critérios: omitidos.
A partir dessas informações, assinale a opção correta acerca dos objetivos relacionados à estrutura analítica do projeto (EAP).
São objetivos da fase de execução do projeto: fazer upgrade do software, testar a compatibilidade do hardware com o novo software e obter aprovação da gerência.
Após a declaração do escopo do projeto, deve-se proceder à assinatura do termo de abertura do projeto.
O lançamento do projeto deve ser feito na fase de planejamento.
A simulação da execução de operação no novo sistema Linux deve ser feita na fase de planejamento do projeto.
A instalação do hardware e do sistema operacional deve ser feita na fase de encerramento do projeto.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da EAP, assinale a opção correta.
A EAP é uma decomposição hierárquica orientada exclusivamente para a entrega final do objeto do projeto.
Um dos objetivos dessa estrutura é dividir as tarefas em componentes mais administráveis.
Por constituir uma lista de tarefas, a EAP não pode ser representada em gráfico esquemático.
Essa estrutura representa uma lista de coisas que não inclui atividades nem tarefas.
Essa estrutura corresponde ao processo de planejar a execução de projetos completos, sem subdivisões.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A EAP
lista os trabalhos a serem executados, estando, portanto, os não listados fora do escopo do projeto.
não constitui instrumento eficaz para que o gerente controle o tempo, o custo ou o andamento do projeto.
é desnecessária ao estabelecimento do cronograma e à determinação do orçamento.
não permite a atribuição de responsabilidades pelo trabalho a membros da equipe.
permite o monitoramento do progresso das tarefas, mas não favorece o controle do andamento do projeto como um todo.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta a respeito da decomposição da EAP em partes menores.
Encerrado um pacote de trabalho, tarefas adicionais poderão ser a ele incorporadas, devendo-se ajustar o planejamento para que não seja caracterizado um novo pacote.
Entre as desvantagens da decomposição da EAP inclui-se o fato de a conclusão de entregas menores não permitir a avaliação do desempenho pelo gerente.
Apesar de mais precisas, entregas menores provocam mais mudanças depois de iniciado o projeto.
A decomposição da EAP em partes menores favorece a maior precisão das estimativas de custos, tempo e recursos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...