Questões de Administração do ano 2013

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Por trás do aumento da importância da gestão do conhecimento, emerge um fato simples: uma quantidade enorme do conhecimento da organização não lhe pertence, mas sim, aos indivíduos que a compõem. Muitas vezes, quando alguém deixa a organização, sua experiência desaparece com ele (conforme GARVIN, David. Uma nota sobre gestão do conhecimento, Pesquisa nº 9-398-031, preparada para Havard Business School e publicada em 26 nov. 1997). No cerne da Gestão do Conhecimento estão quatro processos, podendo-se afirmar que o processo de

  • A. Distribuição, denominado Páginas Amarelas da empresa, consiste na identificação dos conhecimentos disponíveis e de quem os possui.
  • B. Geração envolve a inteligência do concorrente: planos, produção, fatia do mercado, preços e processos de venda.
  • C. Desenvolvimento corresponde à seleção e ao refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários.
  • D. Consolidação, diz respeito às lições aprendidas: o check-list do que deu certo ou errado em projetos anteriores.
  • E. Organização, que envolve duas etapas: identificar o conteúdo desejado e fazer as pessoas contribuírem com ideias.

O conceito de departamentalização das organizações corresponde

  • A. ao grupamento de atividades logicamente em órgãos, bem como a divisão dos órgãos em unidades menores, segundo critérios que podem ser, entre outros, funcional ou por produto.
  • B. à separação de funções em uma estrutura de plano de cargos e salários, segundo critérios que podem ser, entre outros, por clientela.
  • C. à segregação de atividades em setores da organização, centrais ou periféricos, de acordo com a maior ou menor importância da atividade.
  • D. à descentralização das atividades, com delegação de atribuições e maior autonomia aos colaboradores da organização.
  • E. a um conceito superado de divisão de atribuições dentro de uma organização, fortemente ligado ao modelo burocrático.

Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminhoobjetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui:

  • A. Líder diretivo: deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas.
  • B. Líder apoiador: é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.
  • C. Lider participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados.
  • D. Líder orientado para a conquista ou líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.
  • E. Líder carismático: comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcançá-las.

O PMI − Project Management Institute é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo difundir a gestão de projetos em todo o mundo, com vistas a ampliar o conhecimento sobre o tema. Uma de suas principais publicações, o PMBOK, descreve nove áreas de conhecimento, entre as quais se inclui:

  • A. Gerenciamento do tempo: tem o objetivo de assegurar que o projeto seja conduzido dentro do prazo estabelecido.
  • B. Pesquisa: direcionada a técnicas e práticas atuais e/ou necessidades futuras da gestão de projetos.
  • C. Certificação: programa destinado a validar o conhecimento de profissionais sobre a gestão de projetos.
  • D. Gerenciamento de padrões: compreende as metodologias e práticas desenvolvidas para a gestão/gerenciamento de projetos.
  • E. Gerenciamento de conteúdo: treinamento em gestão de projetos mediante programa específico.

Motivação indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Existem diversas teorias motivacionais, que podem ser divididas em duas linhas teóricas básicas:

  • A. Teorias de conteúdo e Teorias de processo.
  • B. Teorias da expectativa e Teorias comportamentais.
  • C. Teorias da motivação pelo êxito e Teorias da motivação pelo medo.
  • D. Teorias de autoeficácia e Teorias de reforço.
  • E. Teorias unifatoriais e Teorias multifa toriais.

Considere as afirmações abaixo sobre o Ciclo PDCA. I. É uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez. II. Parte da insatisfação com o estado atual das coisas e analisa os processos com vista a realizá-los de maneira otimizada. III. Corresponde a um diagrama que expressa de modo simplificado a série de causas e efeitos de um pro-cesso ou problema. Está correto o que se afirma APENAS em:

  • A. II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I.
  • E. I e II.

O modelo de excelência em gestão pública, adaptado do modelo da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade,

  • A. promove o enxugamento organizacional e transfere as operações não essenciais para terceiros.
  • B. é um processo de top-down (de cima para baixo), que significa abandonar os processos existentes e começar do zero.
  • C. encontra-se alicerçado no binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea.
  • D. pressupõe a celebração de contratos de gestão, para o estabelecimento de metas e indicadores de desempenho.
  • E. possui, como fase inicial, a identificação das forças e fraquezas da instituição e, como objetivo final, o estabelecimento de oportunidades e desafios.

Quanto ao Planejamento de Contingência, é correto afirmar que

  • A. tem a particularidade de avaliar e levar em consideração apenas a situação do ambiente interno, pois do cenário externo não se tem controle.
  • B. seu alicerce básico é o uso do sistema funcional para combater às ameaças e perdas que possam existir.
  • C. uma visão prospectiva não faz parte de um planejamento de contingência.
  • D. nele é estabelecido um cronograma de acontecimento dos possíveis incidentes e ocorrências.
  • E. a compreensão da origem do perigo é imperiosa para a eficácia do tratamento a ser nele abordado.

NÃO é componente de um planejamento de contingência, a previsão de ações ligadas a:

  • A. Recuperação das funções menos críticas, buscando a normalidade das atividades.
  • B. Resposta imediata ao perigo, conforme anteriores detalhamentos já especificados.
  • C. Reassunção das atividades mais críticas, para evitar maiores danos.
  • D. Reuniões a serem realizadas durante e após as catástrofes.
  • E. Restauração, com volta a execução das normais atividades.

As situações que possam exigir manejos de emergências são:

  • A. bloqueio de estradas e estelionatos.
  • B. golpes financeiros e desvios de dinheiro do erário.
  • C. motins e sequestros.
  • D. tentativas de suicídio e atos de improbidade administrativa.
  • E. ocupação ilegal de terras e atos de corrupção em geral.
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