Questões de Administração do ano 2013

Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento de segurança deve buscar constantemente a eficiência, eficácia e efetividade, nas quais, respectivamente, temos a inferência dos seguintes pressupostos ligados a esta busca:

  • A. administração do uso dos meios sem análise de custo, consecução de objetivos com depauperação de resultados e resultados globais instantâneos.
  • B. busca contínua pela diminuição de custos, consecução de objetivos com otimização de resultados e resultados globais instantâneos.
  • C. perfeita administração dos meios com minimização de custos, consecução de objetivos com otimização de resultados e resultados globais duradouros.
  • D. administração dos meios sem a maximização de custos, consecução de objetivos com degeneração de resultados e resultados efêmeros.
  • E. administrar com economia nas contratações; sempre otimizar resultados independentes da consecução de objetivos e procura constante pelos resultados fugazes.

Em Segurança do Sistema, a necessidade básica de compartimentação

  • A. delimita os conhecimentos a que se tem acesso sem especificar o nível de profundidade.
  • B. define os conhecimentos aos quais cada recurso humano pode ter acesso de acordo com sua necessidade funcional.
  • C. define os tipos de compromissos a serem firmados para garantir a manutenção do sigilo de dados e informações.
  • D. inviabiliza a possibilidade de que se estabeleçam ações diferentes ou privilégios.
  • E. admite a fragmentação dos conhecimentos de forma que cada acesso possa ser limitado até determinadas partes.

Os controles de acesso propriamente ditos utilizam-se de recursos humanos e de meios materiais diversos. Neste contexto, pode-se classificá-los em:

  • A. Mistos, aqueles que se utilizam exclusivamente, de meios materiais diversos para exercer as restrições a que se destinam.
  • B. Pessoais, aqueles que empregam especificamente recursos materiais como meio de controle.
  • C. Instrumentais, aqueles que se utilizam da combinação dos controles pessoais e de recursos materiais para exercer as restrições a que se destinam.
  • D. Mistos, aqueles que se utilizam da combinação dos controles pessoais e instrumentais para exercer as restrições a que se destinam.
  • E. Mistos, aqueles que se utilizam, preponderantemente, de recursos humanos para exercer as restrições a que se destinam.

Levando em consideração os conceitos de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir acerca de quais traços os controles eficientes devem apresentar.

I - Devem ser precisos.

II - Devem ser aceitos pelos membros da organização.

III - Utilizam o balanceamento de dados objetivos.

IV - Devem ser rígidos e estáticos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

A aprendizagem organizacional, desde o modelo industrial, tem sido tema de estudos científicos para determinação de sua importância. A aprendizagem, na abordagem pósindustrial, tem como importante característica

  • A. a separação entre a vida privada e a vida pública.
  • B. a diversidade cultural.
  • C. o sindicalismo como forte movimento social.
  • D. os controles burocráticos.
  • E. a automatização do trabalho humano.

Assinale a alternativa que apresenta a teoria da administração que origina o conceito de desenvolvimento organizacional.

  • A. Teoria comportamental.
  • B. Teoria clássica.
  • C. Teoria das relações humanas.
  • D. Teoria neoclássica.
  • E. Teoria estruturalista.

O conflito entre os objetivos que as organizações procuram atingir e os objetivos que, individualmente, cada colaborador quer alcançar é tema recorrente de estudos do comportamento humano nas organizações. Acerca deste assunto, julgue os itens a seguir.

I - É possível a integração das necessidades individuais com os requisitos de produção de uma organização.

II - As organizações que apresentam alto grau de integração entre objetivos individuais e organizacionais são mais produtivas do que as demais.

III - A responsabilidade pela integração entre os objetivos da organização e dos indivíduos é da administração.

IV - Em vez de reprimir o desenvolvimento e o potencial do indivíduo, as organizações podem contribuir para a sua melhoria e aplicação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

De acordo com o tema, assinale a alternativa que apresenta um dos principais problemas encontrados nesse tipo de gestão.

  • A. Melhoria do Planejamento.
  • B. Coerção sobre subordinados.
  • C. Objetividade da avaliação.
  • D. Contínua análise dos resultados.
  • E. Ligação entre os departamentos.

Considerando a diferença entre os conceitos de estratégia e tática, assinale a alternativa que se refere a uma estratégia.

  • A. É orientada para médio ou curto prazo.
  • B. Envolve a organização como uma totalidade.
  • C. Refere-se a cada departamento ou unidade.
  • D. É um meio para alcançar objetivos departamentais.
  • E. É definida no nível intermediário pelo gerente.

A qualidade deve ser vista como um componente da cultura organizacional que privilegia as atuais necessidades de adequar produtos ou serviços oferecidos pela organização ao mercado, proporcionando-lhes um melhor posicionamento na corrida pela competitividade. Com base nos conceitos de qualidade, assinale a alternativa que apresenta as suas principais características.

  • A. A participação ativa do trabalhador é opcional no processo de implantação da gestão da qualidade, visto que é uma decisão tomada na cúpula estratégica da empresa.
  • B. A gestão da qualidade prevê a mudança dos processos, não focando suas ações de reformulação de normas e valores.
  • C. A implantação da gestão da qualidade exige o estabelecimento de metas, como toda ferramenta de controle.
  • D. A gestão da qualidade não envolve mudanças na cultura da empresa, apenas em seus processos de produção.
  • E. A gestão da qualidade visa minimizar o desperdício e aumentar a produtividade, mesmo que isso implique grande aumento dos custos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...