Questões de Administração do ano 2013

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Falar em gestão de pessoas é lembrar-se das mudanças significativas nas formas de produção, que ocorreram em razão de pressões competitivas. Nesse contexto, novas formas de organização do trabalho são difundidas e implementadas em um ambiente de intensificação dos processos de

  • A. inovação tecnológica.
  • B. comodidade tecnológica.
  • C. competição, somente a nível local.
  • D. tecnologia depreciada.
  • E. escassa competitividade.

Para compreender o comportamento das pessoas, é preciso ter conhecimento sobre motivação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Um colaborador é motivado pelo impulso provocado por um estímulo externo.
  • B. O impulso provindo do ambiente externo gera a motivação em todas as pessoas da empresa.
  • C. Tanto o impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo, como também pode ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo, resultando em consequências na motivação de um colaborador.
  • D. Motivação é a geração interna nos processos mentais dos colaboradores.
  • E. Tanto o impulso à ação pode ser provocado exclusivamente por um estímulo externo, como também pode ser gerado internamente, provindo do ambiente externo ao colaborador.

Os processos administrativos não são autossuficientes, pois é preciso entender melhor os pontos que dizem respeito às limitações. Acerca desse tema, assinale a alternativa que não se refere às a uma limitação proporcionada pelo processo de Avaliação de Desempenho.

  • A. Justifica as discussões salariais.
  • B. Dificulta a avaliação.
  • C. Processo vulnerável.
  • D. Mantém as avaliações periódicas.
  • E. Inibe o desenvolvimento criativo do potencial humano.

Assinale a alternativa correta quanto à vantagem proporcionada pelo processo de Avaliação de Desempenho.

  • A. Dificulta o feedback às pessoas da organização.
  • B. Auxilia o difuso direcionamento dos esforços da organização.
  • C. Situa as pessoas na estrutura organizacional.
  • D. Possibilita ocultar talentos.
  • E. Inibe a utilização do coaching.

Com relação à comunicação interpessoal, existem três aspectos que devem ser considerados na percepção social, que são o percebedor, o percebido e a situação. Avaliando esses aspectos, o que influencia a percepção social?

  • A. Os estereótipos, que são as distorções na percepção de um todo do processo.
  • B. As generalizações, que ocasionam uma impressão individual favorável ou desfavorável.
  • C. A projeção, como um mecanismo de ataque.
  • D. A defesa perceptual, fonte de acerto ou dissonância cognitiva.
  • E. As especializações e o processo de impressão individual.

O Conselho Profissional Exemplo (CPE) adotou uma etapa inicial, partindo do princípio de que as necessidades de treinamento e desenvolvimento dos respectivos colaboradores nem sempre estavam bem delimitadas. Assim, percebeu que essas necessidades precisavam ser diagnosticadas e passou a realizar sondagens, com a finalidade de corrigir e prevenir falhas, ou mesmo melhorar os processos. Nessa situação hipotética, a etapa que se enquadra na análise realizada pelo CPE é o(a)

  • A. planejamento.
  • B. diagnose.
  • C. iimplementação.
  • D. avaliação.
  • E. controle.

É correto afirmar que o treinamento e o desenvolvimento são

  • A. voltados para a execução de tarefas. Direcionam-se, também, para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude.
  • B. considerados como processo de aprendizagem. O desenvolvimento é voltado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude e o treinamento é voltado ao condicionamento da pessoa para a execução de tarefas.
  • C. considerados como processo de aprendizagem. O treinamento é voltado, também, ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude e o desenvolvimento é voltado ao condicionamento da pessoa para a execução de tarefas.
  • D. considerados como processo de aprendizagem. Direcionam-se, também, para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude.
  • E. voltados para a execução de tarefas e são considerados como processo de aprendizagem.

Considerando que o planejamento estratégico de pessoas requer boas técnicas de treinamento e desenvolvimento (T&D). Assinale a seguir a alternativa que não corresponde à técnica usada em T&D.

  • A. Efetividade em termos de custo.
  • B. Princípios de aprendizagem.
  • C. Preferências e capacidades do treinado e treinador.
  • D. Instalações padronizadas.
  • E. Conteúdo desejado do programa.

Com relação aos tipos de salário, é correto afirmar que salário

  • A. nominal ou bruto é o salário que consta na ficha de registro, na carteira profissional e em todos os documentos legais.
  • B. efetivo ou líquido é o salário bruto descontadas as obrigações legais, tais como contribuição previdenciária, imposto de renda, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, entre outras.
  • C. complessivo é o salário líquido complementado pelas parcelas adicionais, tais como horas extras, adicional noturno, entre outras.
  • D. profissional é o salário expresso na lei, destinado a algumas profissões, sendo o empregador obrigado a pagar o estabelecido em lei ou acordo sindical.
  • E. nominal não pode ser expresso em hora, dia, semana, ou outros, e sim apenas mensal.

De acordo com a teoria motivacional de Maslow, assinale a alternativa correta.

  • A. Ser reconhecido pelas pessoas e seus familiares exemplifica a necessidade fisiológica. A busca pela motivação constante ilustra a necessidade de autorrealização.
  • B. Comer e beber exemplificam necessidades de segurança. O desejo de um lugar seguro para morar é um exemplo da necessidade de autorrealização.
  • C. Amparo do governo exemplifica uma necessidade social. A motivação constante ilustra uma necessidade fisiológica.
  • D. Comer e beber exemplificam necessidades de segurança. Amparo do governo é um exemplo da necessidade social.
  • E. O desejo de um lugar seguro para morar exemplifica a necessidade de segurança. A busca pela satisfação pessoal é um exemplo da necessidade de estima.
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