Questões de Administração do ano 2013

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Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.

  • A. Financeira, do cliente, dos processos internos e da inovação e aprendizado.
  • B. Financeira, do cliente, dos acionistas e da inovação e aprendizado.
  • C. Dos processos internos, da inovação e aprendizado, do fornecedor e dos fatores críticos de sucesso.
  • D. Do fornecedor, do cliente, dos processos externos e da inovação e competitividade.
  • E. Financeira, do cliente, da gestão funcional e da inovação e competitividade.

O presidente de uma empresa de marketing, em certo congresso tomou conhecimento de um novo software, que poderia ajudar a sua equipe na elaboração das propagandas com mais rapidez e facilidade. Ao levar o assunto ao gerente de marketing da empresa, o presidente sentiu certa resistência sobre o novo produto, pois o gerente estava acostumado com o atual software e levaria muito tempo para a equipe dele se acostumar com o novo software. Nesse caso hipotético, para que o presidente consiga convencer o gerente, de forma pacífica e sem custos com pessoal, de que a nova ferramenta irá acrescentar e não atrapalhar, qual é a estratégia de mudança que o presidente da empresa deverá utilizar?

  • A. Coerção, ou seja, forçar a mudança de qualquer jeito ou o gerente de marketing será dispensado da empresa.
  • B. Dispensar o gerente de marketing por incompetência e por resistência às mudanças.
  • C. Coerção, pois quem manda na empresa é o presidente.
  • D. Apoio da alta administração, ou seja, de toda a presidência da empresa, pois sozinho o presidente não conseguirá convencer seu gerente de marketing.
  • E. Participação, pois ouvindo o gerente de marketing e a equipe dele poderá integrá-los na sua decisão e convencê-los de que o novo software irá melhorar a rotina de todos na empresa.

Considerando que o brainwriting é uma ferramenta utilizada para identificar problemas, assinale a alternativa que descreve essa ferramenta.

  • A. É a geração de ideias para um determinado fim, a partir da criatividade de um grupo, onde as ideias são verbalizadas, limitando a criatividade e a quantidade de ideias.
  • B. É a geração de ideias para um determinado fim, a partir da criatividade de um grupo, onde as ideias são escritas, trazendo ordem e calma para o processo.
  • C. É uma forma de priorização dos problemas com base em medidas ou observações subjetivas, atribuindo notas de 1 a 5 sobre a gravidade, urgência e tendência.
  • D. É a geração de ideias para um determinado fim, a partir da criatividade de um grupo, onde as ideias são escritas, trazendo desordem e agitação para o processo.
  • E. É uma técnica de priorização das informações, dando uma ordem hierárquica de importância aos problemas, onde uma grande quantidade de causas (ordem de 80%) contribui muito pouco (ordem de 20%) para os efeitos observados.

As empresas precisam estar atentas à velocidade das mudanças, para que possam permanecer no mercado competitivamente. Considerando que essas mudanças podem interferir diretamente no comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresenta exemplos de fontes de resistência que interferem diretamente na gestão de mudanças.

  • A. Falta de tolerância a mudanças e interesse pessoal.
  • B. Motivação e falta de confiança.
  • C. Criatividade e satisfação dos clientes.
  • D. Lucro e investimentos.
  • E. Incerteza e capacitação dos colaboradores.

Assinale a alternativa que contém a ferramenta mais indicada para uma gestão de melhoria contínua dos processos.

  • A. Matriz RACI.
  • B. Diagrama de Helemberg.
  • C. Ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir).
  • D. Análise PESTEL.
  • E. Análise dos 5 Porquês Administrativos.

As dificuldades enfrentadas na implementação da gestão por processos no Conselho Profissional Exemplo (CPE) foram ocasionadas com a inércia dos funcionários em aceitar mudanças, uma vez que acreditavam que essas mudanças poderiam implicar alteração no seu status quo. Contudo, a dificuldade maior se encontrava, principalmente, na direção do CPE, pois ela possuía uma visualização hierarquizada do conselho, de modo que enxergava os setores individualmente.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre a gestão funcional e a gestão centrada em processos, quando aplicada ao CPE.

  • A. A gestão centrada em processos tem como fraqueza a barreira de comunicação entre diferentes funções e a gestão funcional tem como benefício um balanceamento de trabalho mais fácil, porque os funcionários têm habilidades similares.
  • B. A gestão funcional favorece o suporte à estratégia da diferenciação e a gestão centrada em processos favorece a liderança por custos.
  • C. A gestão centrada em processos tem como benefício maior complexidade operacional e a gestão funcional tem como fraqueza a medição de desempenho alinhada com as metas dos processos.
  • D. A gestão funcional tem como benefício a duplicidade de especialidade (expertise funcional) e a gestão centrada em processos tem como fraqueza a excelência funcional.
  • E. A gestão funcional tem como benefício a excelência funcional e a gestão centrada em processos tem como benefício a colaboração entre diferentes tarefas funcionais.

Henry Mintzberg (2006), depois de ter estudado sistematicamente a atividade de diversos gestores em várias organizações, chegou à conclusão de que, geralmente, os gestores não atuam de acordo com as funções clássicas da gestão, que são o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Em seus estudos, ele relacionou uma série de 10 diferentes papéis e os agrupou em três grandes grupos. Com Bse nessa informação, assinale a alternativa que indica esses três grandes grupos.

  • A. Liderança, de decisão e de informação.
  • B. Interpessoal, de ligação e de informação.
  • C. Liderança, porta-voz e controlador de distúrbios.
  • D. Interpessoal, de decisão e de informação.
  • E. Interpessoal, negociador e empreendedor.

Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que define corretamente a fonte de fatores críticos de sucesso.

  • A. Fatores ambientais externos representam as influências macroeconômicas que afetam todos os competidores dentro de uma empresa, e sobre os quais os competidores têm pouca ou nenhuma influência.
  • B. Fatores temporais são aqueles históricos determinantes e o posicionamento competitivo do negócio.
  • C. Fatores estratégia e posicionamento competitivo do negócio representam as características de demanda, tecnologia empregada e características de produto.
  • D. Fatores estratégia e posicionamento competitivo do negócio são situações relacionadas a um determinado gerente e, sobretudo, às atribuições de seu cargo que exige a associação dos fatores críticos.
  • E. Fatores ambientais externos dizem respeito às áreas do negócio que demandam um certo tempo para implementar uma estratégia.

O Conselho Nacional Profissional (CNP) pode ser visto como um grande aglomerado de departamentos, em decorrência do paradigma de divisão do trabalho na organização. Contudo, são os processos do CNP que produzem os resultados e estes costumam cruzar a estrutura organizacional com a participação de mais de um departamento ou setor interno.

Nesse caso hipotético, estando o CNP diante de uma visão tradicional e de uma visão moderna de gestão, assinale a alternativa que corresponde respectivamente, à visão tradicional e à visão moderna para a gestão no CNP.

  • A. Ambas são gestão funcional.
  • B. Gestão por processos e gestão funcional.
  • C. Gestão funcional e gestão por processos.
  • D. Ambas são gestão por processos.
  • E. Gestão por processos e gestão vertical.

Considere hipoteticamente que o Conselho Profissional Exemplo (CPE) deseja implantar a gestão estratégica de processos no ano de 2014. Nesse caso, é necessário ter como

  • A. ponto-chave o abandono das práticas atuais, bem como a substituição do plano estratégico vigente.
  • B. fator primordial a identificação dos processos gerenciais e a comparação com os processos ideais desejados.
  • C. ponto-chave a definição de tarefas da organização, e não os macroprocessos, pois a gestão estratégica é incompatível com o modelamento organizacional.
  • D. ponto-chave a contratação de consultoria externa, pois as equipes internas não conseguem alinhar processos e estratégia com eficiência.
  • E. ponto-chave a definição dos macroprocessos da organização, desdobrar a cadeia de valor agregado e ancorar os macroprocessos na visão estratégica definida no mapa estratégico do CPE.
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