Questões de Administração do ano 2014

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Em julho de 2013, o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo – SAESP publicou o seguinte texto sobre Postura Profissional.

Nesse contexto, a Etiqueta Corporativa

  • A. é um instrumento de adequação que as organizações utilizam para obrigar os funcionários a trabalhar.
  • B. é uma forma de limitar comportamentos e maneiras adequadas na interação entre funcionários relacionados ao ambiente profissional.
  • C. objetiva estabelecer regras de comportamento e maneiras adequadas que facilitem uma melhor interação entre funcionários, clientes e pessoas relacionadas ao ambiente profissional.
  • D. objetiva promover a imagem da corporação empresarial por meio de ações de comunicação e marketing entre funcionários, clientes e pessoas relacionadas ao ambiente profissional.

Leia o texto a seguir.

O fragmento do texto acima, retirado da revista Gestão Escolar, destaca com clareza o que pode acontecer nas reuniões quando não são bem conduzidas. A sequência correta para melhor organização e condução das reuniões é

  • A. Definir a Pauta – Proceder a Convocação – Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Sistematizar Encaminhamentos.
  • B. Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Proceder a Convocação – Sistematizar Encaminhamentos – Definir a Pauta.
  • C. Proceder a Convocação – Definir a Pauta – Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Sistematizar Encaminhamentos.
  • D. Definir a Pauta – Administrar o Tempo de Início – Sistematizar Encaminhamentos – Proceder a Convocação – Coordenar as Discussões.

A administração do tempo é, em uma instituição pública,

  • A. dispensável, porque as horas diárias de efetivo trabalho são suficientes para se executar todas as tarefas, independente da complexidade.
  • B. oportuna, porque aumenta a produtividade, eficácia e eficiência
  • C. útil, porque viabiliza o lazer e qualidade de vida no trabalho, garantindo a saída antecipada dos profissionais.
  • D. essencial, embora inviabilize uma rotina administrativa positiva no ambiente de trabalho.

Automação de escritórios é um termo que advém dos anos 70, nos EUA. Aqui no Brasil já existe, inclusive, o Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado.

Para uma melhor automatização de escritórios, o secretário deve

  • A. solucionar problemas relacionados ao hardware dos equipamentos de informática.
  • B. elaborar projetos de remodelação de escritórios com base em princípios ergonômicos.
  • C. projetar e implantar sistema automatizado de telefonia VOIP nas corporações.
  • D. planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços de secretaria utilizando ferramentas tecnológicas.

Para a organização de um evento, é fundamental identificar e definir seus pontos característicos. É necessário ter total clareza sobre o tipo de solenidade que se pretende realizar e a que tipo de público ela se dirige. Sobre os tipos de evento, leia a definição a seguir.

Exposição, discussão e conclusão de um determinado assunto para uma plateia. Pode ser conduzido por um especialista ou por um coordenador. Após a exposição, a plateia é dividida em grupos de discussão para elaboração de conclusões. Estas são reunidas pelo coordenador e resumidas em uma conclusão final com base nos encaminhamentos e contribuições da maioria.

Essa definição refere-se a um

  • A. Seminário.
  • B. Congresso.
  • C. Feira.
  • D. Workshop.

O planejamento estratégico evidencia algumas características, exceto:

  • A. estabelecer metas e objetivos de curto prazo.
  • B. clarear ou redefinir papéis.
  • C. reduzir a necessidade de recorrer à gestão de crises.
  • D. prever os problemas e dimensionar os recursos necessários às demandas futuras.
  • E. assegurar o engajamento dos atores concernidos visando o alcance de objetivos comuns.

São objetivos da análise SWOT, exceto:

  • A. efetuar uma síntese das análises das forças e fraquezas.
  • B. efetuar um controle rigoroso das atividades conforme metas estabelecidas pela organização.
  • C. estabelecer prioridades de atuação visando aumentar as oportunidades.
  • D. preparar opções estratégicas frente a ameaças: riscos/problemas a resolver.
  • E. indicar as melhorias necessárias visando maiores chances de crescimento.

Dentre as ferramentas existentes para promover uma gestão estratégica destacam-se o gráfico de Pareto e o diagrama de Ishikawa. Com base nessas ferramentas é possível afirmar que:

  • A. promover uma gestão com maior horizonte temporal depende de fatores nem sempre mensuráveis.
  • B. antecipar-se a situações futuras adversas depende de uma equipe integrada movida por objetivos definidos.
  • C. a gestão estratégica é dependente, dentre outros fatores, de dados atualizados e consolidados na forma de gráficos e demonstrativos.
  • D. dados e diagramas são elaborados a partir de enquetes em que os diversos elementos, que concorrem para promover situações adversas ou favoráveis, nem sempre estão presentes.
  • E. a utilização de ferramentas originadas na abordagem da promoção da qualidade dos serviços de uma organização é limitada a condicionantes específicos.

Segundo Fleury & Oliveira Jr, o propósito real de uma abordagem baseada no conhecimento é ajudar os gerentes a atingir um novo modelo ou teoria da organização. Seu valor depende de sua habilidade de ir além da análise convencional para capturar e analisar novos fenômenos, influenciar os sistemas de atividades e a comunidade de práticas que podemos chamar de organizações. Assim, uma teoria baseada em conhecimento possui as seguintes características, exceto:

  • A. os significados de influência dos gerentes não têm a ver com a gestão de fronteira e dos recursos.
  • B. os gerentes são realocados em relação às demais pessoas da organização.
  • C. as noções clássicas da direção burocrática são substituídas por noções mais sutis da liderança executiva.
  • D. os gerentes são desafiados a desenvolver um sentido dos bens públicos que necessitam colocar em ação para a organização exibir a vitalidade necessária de modo asobreviver sob circunstâncias incertas.
  • E. o conceito de uma fronteira em torno do sistema e conhecimento sugere que embora seja útil para o pessoal de marketing ter alguma familiaridade com os problemas de produção, não faz sentido ter todas as pessoas da organização operando com o mesmo conhecimento.

Um grande desafio percebido para as Organizações está no processo de compartilhamento de conhecimento no trabalho. As organizações devem criar as condições que permitam fomentar o conhecimento entre seus colaboradores de forma dinâmica, e estimulá-los a valores coletivistas orientados para o conhecimento. Considere que você esteja incumbido pelo CEMADEN a criar um conjunto de medidas para que este compartilhamento ocorra. Dentre as alternativas abaixo, aponte para aquela que não contribuiria o alcance de sua incumbência:

  • A. o desenvolvimento de competências internas é necessário por possibilitar a promoção das qualificações mais diversificadas que, se transmitidas conjuntamente por um amplo conjunto de instrumentos, tais como bases de dados, estudos, relatórios, informações diversas e conhecimentos, possibilitam processos de conversão mais dinâmicos e aprendizados mais coletivistas.
  • B. o incentivo à competição entre os colaboradores poderá ser um importante instrumento. Tal incentivo aumenta o interesse do colaborador em aumentar a sua produtividade e tal atitude traz benefícios de externalidades positivas para as organizações.
  • C. a criação de ambientes que estimulem a criatividade, com o favorecimento de momentos para trocas mais dinâmicas de conhecimentos, sejam eles tácitos ou explícitos, mas sempre de forma articulada, intencional, sistematizada e inventiva, tal qual uma espiral em movimentos amplos irrestritos.
  • D. nova forma de gerenciamento com pessoas. Não basta apenas investir em qualificação, é necessário investir também na promoção de mudanças de atitudes no sentido do desenvolvimento de recursos humanos com maior grau de responsabilização, orientados tanto para uma crescente autonomia quanto para liberdade de ação, já que isso pressupõe mais espaço para a criatividade.
  • E. vencer o desafio por uma linguagem facilitada e de signos facilmente partilháveis é um dos grandes desafios na gestão adequada de pessoas para ampliação do compartilhamento de conhecimentos, isto porque, em uma mesma organização, o significado expresso por uma pessoa nunca é o mesmo daquele que a outra pessoa recebe. O que acaba por ser um óbice no processo de comunicação, gerar desconforto e minar outras estratégias paralelas como planos de remuneração e comprometimento organizacional.
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