Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para que seja considerada uma organização geradora de conhecimento, a instituição deve completar uma espiral virtuosa, que compreende quatro processos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. A esse respeito, identifique a opção incorreta:

  • A. dentre as condições que favorecem o desenvolvimento do conhecimento nas organizações, incluem-se a intenção organizacional com relação à produção de conhecimento, a autonomia ou liberdade de criação e ação dos indivíduos, assim como a redundância, que representa a criação de conhecimento que extrapola as necessidades imediatas de realização das tarefas.
  • B. a combinação é o processo de integração de informações e conceitos que visa proporcionar a criação e o compartilhamento do conhecimento tácito por meio da experiência direta dos indivíduos no ambiente de trabalho.
  • C. os processos de conversão do conhecimento compreendem a criação, o compartilhamento, a difusão e a transformação de conhecimento tácito em explícito, e vice-versa, a depender da situação caracterizada ao longo da espiral do conhecimento.
  • D. o processo de externalização representa a articulação de conhecimento tácito em explícito, por meio do desenvolvimento de conceitos, metáforas, analogias, hipóteses ou modelos.
  • E. a internalização do conhecimento pressupõe a conversão do conhecimento explícito em tácito, o que pode ocorrer mediante o compartilhamento do conteúdo de documentos e manuais, por exemplo.

São consideradas as fases para elaboração e implementação do Planejamento Estratégico:

  • A. Diagnóstico Estratégico, Missão da Empresa, Instrumentos descritivos e quantitativos; controle e avaliação.
  • B. Diagnóstico Estratégico, Visão da Empresa, Instrumentos prescritivos e quantitativos; controle e avaliação.
  • C. Diagnóstico Estratégico, Missão da Empresa, Instrumentos prescritivos e quantitativos; controle e avaliação.
  • D. Diagnóstico Estratégico, Missão da Empresa, Instrumentos descritivos e qualitativos; controle e avaliação.
  • E. Missão da Empresa, Instrumentos descritivos e quantitativos; controle e avaliação.

Leia as assertivas a seguir:

I. Trata-se de ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização.

II. Trata-se de uma ferramenta que possui um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente que está inserida.

III. Ferramenta criada por professores da Harvard Bussiness School que estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis.

As assertivas acima, referem-se a qual tipo de ferramenta?

  • A. Matriz Swot
  • B. Balanced Scorecard
  • C. Matriz BCG
  • D. Matriz GE
  • E. Planejamento Estratégico

De acordo com o modelo racional de administração, as instituições basicamente determinam os estados mentais dos participantes ao estabelecerem as condições para o exercício da docilidade e ,portanto, da racionalidade , na sociedade humana. Neste modelo há a substituição do clássico homem econômico por outro modelo mais institucionalizado. Este modelo foi proposto por Herbert Simon em 1957 e recebeu o nome de:

  • A. homem eficiente
  • B. homem administrativo
  • C. homem valoroso
  • D. homem incremental
  • E. homem racional

O critério da eficiência sustentou as primeiras teorias da organização pública. No entanto, a partir dos anos 70 outro conceito passa a complementar o estudo da administração pública, conceito este que procura corrigir os desequilíbrios existentes na distribuição de valores sociais. A ele os autores o denominaram de:

  • A. participação
  • B. hierarquia
  • C. justiça
  • D. liderança
  • E. equidade social

Escolha a alternativa abaixo que NÃO corresponde à gestão de um “projeto” ou de uma “coleção de projetos”:

  • A. planejamento e controle das operações associadas à execução da copa do mundo de futebol no Brasil;
  • B. planejamento e controle das operações associadas à realização dos jogos olímpicos no Brasil;
  • C. planejamento e controle das operações associadas à construção de uma plataforma para exploração de petróleo.
  • D. “design” e desenvolvimento de um novo modelo de avião da Embraer.
  • E. planejamento e controle das operações associadas à fabricação de automóveis em uma linha de montagem;

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma das ferramentas da qualidade. As cartas de controle, que constituem um instrumento do CEP, podem ser utilizadas, por exemplo, para analisar os números da criminalidade em uma determinada cidade ou região Sobre o CEP se pode afirmar que, EXCETO:

  • A. constitui um instrumento para gerenciar a variabilidade dos processos.
  • B. as cartas de controle permitem visualizar as “variações normais” e as “variações anormais”;
  • C. as variações normais têm origem em causas especiais enquanto as variações anormais têm origem em causas comuns de variação;
  • D. cabe aos gestores compreenderem a “voz do processo” e empreender ações para remover as causas comuns de variação nos processos.
  • E. quando se remove uma causa de variação anormal não significa que o processo está sendo melhorado de modo consistente.

Considera-se que uma determinada “ouvidoria” de uma agência reguladora seja um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública com a finalidade de receber, registrar e responder a manifestações tais como: sugestões, reclamações, denúncias e elogios. Assim, a ouvidoria recebe demandas, encaminha-as às áreas responsáveis, propõe recomendações para melhorar a gestão e alcançar os seus objetivos, e ainda monitora as ações da agência visando ao desenvolvimento institucional. Neste contexto, as respostas enviadas aos demandantes consideram os pareceres das áreas respectivas. Assim, a ouvidoria atua como intermediadora para a solução das demandas dos interessados, e, embora não seja seu papel promover mudanças diretamente, colabora nas reflexões e revisões dos processos e serviços prestados, por meio de uma articulação e diálogo contínuo com todos os setores das áreas meio e fim da agência. Tomando por base o texto deste enunciado, se pode afirmar que:

  • A. a ouvidoria possui autonomia e autoridade para rotineiramente redesenhar processos e promover mudanças nas práticas das áreas fim da agência;
  • B. a ouvidoria contribui para a melhoria contínua dos processos e da qualidade dos serviços prestados pela agência;
  • C. o feedback dos clientes é irrelevante para as ouvidorias diante da competência e capacidade crítica que possui o seu próprio corpo técnico;
  • D. no que diz respeito à melhoria contínua, não há nenhuma coerência entre o papel da ouvidoria e os princípios e requisitos atuais da norma ISO 9001;
  • E. no que diz respeito à melhoria contínua, não há nenhuma coerência entre o papel da ouvidoria e o Ciclo de Shewhart ou PDCA (Planejar, Fazer, Controlar, Agir).

Assinale a resposta correta sobre planejamento estratégico:

  • A. O planejamento estratégico é um plano de gestão para a organização
  • B. O planejamento estratégico é um processo de planejar o futuro da organização no curto prazo
  • C. Após o desenvolvimento do planejamento estratégico a organização precisa realizar o planejamento tático e operacional
  • D. O planejamento estratégico utiliza de somente informações internas das da empresa.
  • E. O planejamento estratégico, tático e operacional são planos essenciais para a organização.

Assinale a resposta certa em que três grupos de processos são partes integrantes do gerenciamento de projeto, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projeto (Guia PMBOK):

  • A. Inicio, Desenvolvimento e Conclusão
  • B. Inicio, Execução e Conclusão
  • C. Planejamento, Realização e Avaliação
  • D. Planejamento, Desenvolvimento e Encerramento
  • E. Planejamento, Execução e Encerramento
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...