Questões de Administração do ano 2014

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São diversos os tipos de organizações no campo da cultura. Nesse cenário, uma organização é considerada do tipo linear quando

  • A. apresenta formato piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização e da autoridade linear de cada superior em relação aos subordinados.
  • B. proporciona o máximo de especialização nos seus diversos órgãos ou cargos, o que permite que cada órgão ou cargo concentre-se total e unicamente sobre seu trabalho e sua função.
  • C. desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão.
  • D. descentraliza as decisões, delegando-as aos órgãos ou cargos especializados que possuam conhecimento necessário para melhor implementá-las.

Considerando o processo de elaboração de projetos culturais, objetivos são diferentes de metas porque

  • A. os objetivos determinam o que deve ser realizado em termos singulares e mensuráveis no prazo estabelecido e as metas determinam alvos gerais e amplos a serem alcançados.
  • B. os objetivos têm um prazo mais curto para serem concretizados e as metas, um prazo mais longo, podendo até ser indefinido.
  • C. os objetivos determinam os alvos gerais e amplos a serem alcançados e as metas determinam o que deve ser realizado em termos singulares e mensuráveis no prazo estabelecido.
  • D. os objetivos não dependem da aceitação dos funcionários para serem colocados em prática, já as metas implicam na aceitação e no comprometimento formal do funcionário.

Na gestão das políticas, das ações e dos projetos culturais, são diversos os modelos administrativos a depender das concepções do gestor ou produtor responsável. Nesse contexto, na Administração por Objetivos (APO) ou Administração por Resultados,

  • A. o subordinado faz sua auto avaliação, o gerente a verifica posteriormente, mas não cobra resultados diretos do subordinado, desde que ele atue de forma pragmática.
  • B. gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para as atividades.
  • C. todos os sistemas de avaliação e revisão são realizados por biênios, causando um engessamento da estrutura organizacional.
  • D. a ênfase está na maneira de se alcançar os resultados, não sendo importante sua quantificação e mensuração.

Produzir é administrar recursos e potencialidades, visando à obtenção de bens ou serviços. Sob esse aspecto, para que uma atividade de produção cultural tenha êxito é necessário

  • A. compreender todas as etapas da produção, realizando o planejamento das ações programadas em sequência lógica e racional.
  • B. conduzir alguns aspectos legais de maneira casual, já que o setor cultural é caracterizado pela informalidade.
  • C. atrair sempre grandes públicos, visando atingir a máxima eficiência ao menor custo possível.
  • D. focar mais na parte administrativa e gerencial e lidar menos com questões de cunho artístico.

A pré-produção é uma etapa essencial para que o empreendimento cultural tenha sucesso. Nela deve-se

  • A. definir estratégias e traçar diretrizes para transformar a ideia em algo exequível.
  • B. trabalhar de forma aleatória e livre para que a criação artística não fique aprisionada em formulários de editais.
  • C. preparar todos os certificados e documentos a serem entregues ao público-alvo, sob o risco de não haver tempo suficiente na produção, etapa mais corrida.
  • D. reunir todo o clipping do projeto para expor ao público-alvo e patrocinadores no dia da produção.

A avaliação de resultados é uma das atividades fundamentais no trabalho do produtor cultural, pois

  • A. ao longo da execução de um projeto cultural, uma série de ações podem ser bem-sucedidas e outras não, sendo essencial identificar o que deu certo e o que deu errado.
  • B. é o momento em que a equipe se dividirá a partir da avaliação de suas competências, visando o sucesso do projeto.
  • C. quando reconhecemos os sucessos de um projeto, é possível elaborarmos um modelo que será aplicável em todas as ações futuras.
  • D. é o momento de apresentar ao patrocinador todos os equívocos ocorridos na gestão e execução do projeto.

Nos estudos semióticos, há três linhas principais de abordagem. A partir da observação dessas linhas teóricas, pode-se afirmar que:

  • A. A semiótica norte-americana possui como seu maior representante no campo teórico o pensador Charles Sanders Peirce e revela uma visão tricotômica do signo. A semiologia foi influenciada pela obra Curso de linguística geral, de Ferdinand de Saussure.
  • B. A semiologia, representada pelas ideias de Iuri Lotman, percebe o processo sígnico como dicotômico, realizando assim a divisão entre significante e significado. A semiótica norte-americana foi influenciada pela obra Curso de linguística geral, de Ferdinand de Saussure.
  • C. Os conceitos de sistemas modelizantes e semiosfera são adotados pelos estudiosos da semiologia do signo não-verbal. A semiótica russa possui uma visão dicotômica do signo verbal.
  • D. A semiologia surgiu a partir das reflexões do linguista Roland Barthes na obra Curso de Linguística Geral. A semiótica russa possui uma visão dicotômica do signo não-verbal.

Os processos de produção, armazenamento e circulação de informação e conteúdo simbólico têm passado por significativas transformações ao longo da história da comunicação humana. Como consequência desses processos,

  • A. as formas simbólicas tornaram-se menos acessíveis aos indivíduos, dispersas no tempo e no espaço.
  • B. a produção e reprodução das formas simbólicas diminuíram.
  • C. os indivíduos deixaram de realizar trocas simbólicas presencialmente.
  • D. as formas simbólicas tornaram-se mercadorias que podem ser compradas e vendidas no mercado.

A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa são expressões que surgiram a partir do fenômeno da industrialização. Sobre essas expressões, é correto afirmar que

  • A. a cultura de massa tem como característica fundamental o fato de ser feita e consumida por aqueles que a produzem.
  • B. a indústria cultural surgiu logo após a invenção da imprensa e passou a ser um instrumento de livre expressão, crítica e conhecimento.
  • C. a invenção dos tipos móveis de imprensa, feita por Gutemberg no século XV, marcou o surgimento dos meios de comunicação de massa.
  • D. a cultura de massa não tem um alto valor de mercado, já que é consumida pelas classes de baixo poder aquisitivo.

O surgimento e o desenvolvimento das tecnologias digitais trouxeram mudanças significativas para o setor cultural, a exemplo

  • A. da aproximação entre artista e público e do crescimento da indústria fonográfica.
  • B. do distanciamento entre artista e público e da digitalização das obras de arte.
  • C. da ampliação do acesso a bens e produtos culturais e do surgimento de novas licenças de direito autoral.
  • D. do compartilhamento de produtos culturais e da intensificação de seus suportes físicos.
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