Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O grau de percepção de valor, pelo cliente, em relação ao produto ou serviço, é dinâmico, podendo variar de acordo com o momento – antes da aquisição, imediatamente após a aquisição, após longo tempo de aquisição e utilização, entre outras circunstâncias.

Essa mudança na percepção de valor ocorre porque

  • A. um gap é instaurado entre o que a empresa oferece ao mercado e o que o cliente adquire, aumentando assim a percepção de valor.
  • B. um cliente, ao adquirir um produto ou serviço, percebe que a sua expectativa de valor, em relação ao que está adquirindo, excede a sua expectativa de valor de qualquer outro produto ou serviço da concorrência.
  • C. o grau de importância dos atributos de valor muda, à medida que a relação do cliente com o produto aumenta, podendo aumentar ou diminuir o valor percebido.
  • D. o vendedor, ao adquirir um produto ou serviço, aumenta os benefícios do cliente e isso viabiliza a redução dos custos de aquisição, o que contribui para a diminuição da percepção de valor.
  • E. as empresas focam o que os clientes desejam, generalizando e padronizando as suas necessidades, resultando no aumento da percepção de valor, porque os clientes são tratados de maneira uniforme.

A gestão de marketing de um banco tem de lidar com variáveis incontroláveis, compreendidas como fatores que interferem na condução dos negócios e que não são determinados pela administração.

Um exemplo de uma variável incontrolável é(são)

  • A. as campanhas institucionais
  • B. a página da empresa na internet
  • C. o composto de marketing
  • D. a localização das agências
  • E. a situação econômica do país

Em controle de qualidade, o diagrama de Pareto consiste em:

  • A. um gráfico que mostra a evolução da ocorrência de defeitos em um processo de fabricação, ao longo do tempo.
  • B. um histograma que mostra as frequências de ocorrência de defeitos em função do tipo de causa, ordenadas de ordem decrescente.
  • C. um gráfico que mostra a proporção de peças de cada unidade produtora, selecionadas para avaliação em um plano de amostragem.
  • D. um histograma que mostra o desempenho comparativo das diferentes unidades produtoras, em relação à proporção de defeitos verificados.
  • E. um gráfico com a previsão futura da diminuição dos defeitos em um processo, após a implantação de um procedimento de melhoria.

Para construir a aprendizagem nas organizações são necessárias algumas disciplinas para fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e renovação contínuas, a saber: aprendizagem de equipes; domínio pessoal; modelos mentais; pensamento sistêmico; e, visão compartilhada. Acerca dos modelos mentais, é correto afirmar que se trata de uma disciplina de

  • A. interação grupal, onde a aprendizagem é feita através de técnicas, como diálogo e discussão, para desenvolver o pensamento coletivo.
  • B. reflexão e habilidades de questionamento, que focaliza o desenvolvimento de atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas.
  • C. aspiração que envolve a formulação de um conjunto coerente de resultados que as pessoas desejam alcançar, como indivíduos em um alinhamento realístico com o estado atual de suas vidas.
  • D. aprendizagem, por meio da qual as pessoas aprendem melhor, compreendendo a interdependência e a mudança para lidar de forma eficaz com as forças que produzem efeitos em suas ações.

O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa. Dentro dessa rotina precisam entregar alguns documentos que estão relacionados abaixo. Assinale a alternativa que não apresenta um desses documentos.

  • A. Ficha de Registro do Empregado.
  • B. Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • C. Ficha de Solicitação de Emprego ou Curriculum Vitae.
  • D. Ficha de opção de plano de saúde.

Uma empresa do setor hoteleiro decidiu, em função dos grandes eventos que serão realizados no Brasil, nos próximos anos, modificar o seu posicionamento no mercado. Para tal, a rede de hotéis passou por uma grande reforma, os empregados receberam treinamento e capacitação para atendimento às demandas dos hóspedes, e o serviço de atendimento aos clientes também passou por reestruturação.

As ações realizadas pela empresa são resultantes de um planejamento estratégico que tem como objetivo estabelecer

  • A. o sistema de informação a ser utilizado para o atendimento aos clientes.
  • B. os responsáveis pela execução e implantação do plano de ação.
  • C. os recursos necessários para implementar as ações necessárias ao crescimento da empresa.
  • D. as metas e o cronograma para a execução das ações propostas.
  • E. as diretrizes gerais nas quais a posição da empresa crescerá e se desenvolverá.

Uma empresa do setor metalúrgico, fornecedora de componentes para a indústria automobilística, decidiu estabelecer o método de gestão de produção Kaizen, visando a tornar a empresa mais eficiente e produtiva.

O método Kaizen tem como principal objetivo o(a)

  • A. estabelecimento de diretrizes estratégicas que viabilizem a produção em massa, possibilitando o ganho em escala.
  • B. gerenciamento de variações nos processos que causam defeitos, definidos como um desvio inaceitável da média.
  • C. produção da quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado.
  • D. eliminação dos processos desnecessários e dos desperdícios, tanto de tempo quanto de itens de produção, no ambiente de trabalho, visando à melhoria dos processos.
  • E. garantia de que os processos atendam aos padrões estabelecidos, dentro de uma variabilidade preestabelecida.

As três estratégias competitivas genéricas, decorrentes da interação entre os tipos básicos de vantagem competitiva e o escopo das atividades de uma empresa são: a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque.

Assim, uma empresa com estratégia de

  • A. diferenciação seleciona para atender apenas a um segmento da indústria, ou, no máximo, a um pequeno grupo de segmentos.
  • B. liderança de custo procura tornar-se o produtor de custo mais baixo da sua indústria, ampliando o leque de produtos para usufruir economias de escopo.
  • C. enfoque procura ser a única empresa com certos atributos valiosos e importantes para todos os compradores da indústria.
  • D. liderança de custo tem a menor variedade possível de produtos para aproveitar as economias de escopo.
  • E. diferenciação vende um produto padrão, sem maquiagem ou variedades especiais.

A estimativa de custos de um projeto deve ser feita de forma a se obter a estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades desse projeto.

 A estimativa paramétrica, que é uma ferramenta e uma técnica, utiliza

  • A. uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade como custo, orçamento e duração.
  • B. como base, o custo detalhado que é resumido nos níveis mais altos e utilizado em subsequentes relatórios de rastreamento.
  • C. três estimativas para definir uma faixa aproximada para o custo de uma atividade: mais provável, otimista e pessimista.
  • D. reservas de algumas contingências para considerar os parâmetros de custos de incertezas e riscos do projeto.
  • E. os parâmetros de um projeto anterior semelhante como base para estimar o mesmo parâmetro ou medida para um projeto atual.

Independente de um projeto variar de tamanho e complexidade, é necessário mapeá-lo para a estrutura do ciclo de vida. Associe as etapas da estrutura do ciclo de vida do projeto com as suas características.

As associações corretas são:

  • A. I – P , II – Q , III – S
  • B. I – Q , II – P , III – R
  • C. I – Q , II – R , III – P
  • D. I – R , II – P , III – S
  • E. I – S , II – R , III – Q
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...