Questões de Administração do ano 2014

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Na gestão de projetos, os indicadores devem constituir-se em prova de que a finalidade, o objetivo e as metas previstas foram alcançados. Os indicadores de finalidade podem ser mais genéricos, desde que seja possível mensurá-los ou indicar sua qualidade. Já os indicadores de metas devem, necessariamente, ser medidos. Um bom indicador deve ser

I. essencial ao projeto;

II. objetivamente verificável;

III. imputável ao projeto, direta ou indiretamente;

IV. comum a todos os níveis do projeto.

São corretos somente os itens

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. II e IV

Dentre as principais funções atribuídas aos Escritórios de Gerenciamento de Projetos, é possível mencionar: o suporte a gestão dos projetos, disseminar e aperfeiçoar a metodologia de gerenciamento, suas ferramentas e documentos padrões, além de manter a memória técnica das ações levadas a efeito na organização. Paralelamente, os Escritórios de Gerenciamento de Projetos presentes nas organizações do setor público têm como principal objetivo

  • A. substituir os gestores no processo de tomada de decisão a respeito dos projetos estratégicos.
  • B. estabelecer padrões para a administração de projetos e auditar a sua aplicação.
  • C. monitorar o desempenho dos gestores de projetos no processo de tomada de decisão dos projetos estratégicos.
  • D. disponibilizar informações que contribuam no processo de tomada de decisão estratégica sobre projetos.
  • E. apoiar a contratação e seleção de gestores de projetos.

A tomada de decisão é um processo que engloba a identificação do problema, dos critérios, das técnicas utilizadas para elaborar, analisar e escolher alternativas e, ainda, verificar a eficácia da decisão. A teoria de decisão no ambiente contemporâneo tem se caracterizado pelo aumento da incerteza e pela complexidade das técnicas de decisão. Nesse contexto, o administrador tomador de decisões deve considerar

  • A. o reduzido número de atores no processo decisório, tendo cada um deles uma diferente perspectiva e interpretação dos eventos.
  • B. a existência de relações de poder que apoiam os atores envolvidos no processo decisório.
  • C. que os atores envolvidos no processo decisório possuem sistemas de valor semelhantes levando a objetivos comuns.
  • D. empreender a busca do equilíbrio entre as dimensões da racionalidade com a intuição no processo decisório.
  • E. que o conjunto de ações disponíveis são claramente definidas e bem delimitadas no processo decisório.

No que diz respeito à tomada de decisão pública no contexto brasileiro, as características dos administradores sofrem influência da cultura nacional e também adotam uma abordagem ao processo decisório que se orienta segundo estilos de tomada de decisão que diferem em duas dimensões: o foco no desempenho e o foco nas relações pessoais. Sobre os quatro estilos descritos a seguir:

I. o diretivo, representativo da tomada de decisão orientada para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva;

II. o analítico, que se caracteriza pela tomada de decisão socialmente orientada e considera grande quantidade de informação;

III. o conceitual, representativo da tomada de decisão orientada para tarefas e com elevada complexidade cognitiva;

IV. o comportamental, que caracteriza pela preocupação com o bem estar das pessoas na tomada de decisão.

São corretas somente as afirmativas

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. I e IV
  • D. II e IV
  • E. III e IV

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:

  • A. Tornar a empresa menos competitiva.
  • B. Melhorar a qualidade e a produtividade.
  • C. Melhorar a imagem da organização.
  • D. Melhorar a eficiência dos serviços.

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:

I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.

II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos definidos.

III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos, ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O treinando assume um determinado papel previamente estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar ângulos emocionais do que racionais.

IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.

A sequência correta é:

  • A. As assertivas III e IV estão incorretas.
  • B. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • C. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

A organização que se diferencia e agrupa suas atividades com base no tipo de pessoa ou agência para quem o trabalho será realizado emprega o tipo de departamentalização

  • A. por projeto.
  • B. funcional.
  • C. por base territorial.
  • D. por serviço.
  • E. por clientela.

Em gestão do conhecimento, a busca sistemática das melhores referências, em processo contínuo de comparação entre produtos, serviços e procedimentos, é conhecida como

  • A. benchmarking.
  • B. coaching.
  • C. data mining.
  • D. expert system.
  • E. business inteligence.

Conforme diagrama a seguir, pode-se afirmar que os números identificam as seguintes dimensões de desempenho:

  • A. 1. Efetividade 2. Economicidade 3. Eficiência 4. Eficácia
  • B. 1. Economicidade 2. Efetividade 3. Eficiência 4. Eficácia
  • C. 1. Efetividade 2. Economicidade 3. Eficácia 4. Eficiência
  • D. 1 Eficácia 2. Economicidade 3. Eficiência 4. Economicidade
  • E. 1. Efetividade 2. Eficiência 3. Economicidade 4. Eficácia

Muitos autores reconhecem a importância da aplicação do Marketing para o planejamento de produtos e serviços de informação. Na área comercial, Kotler (1999 p.33) afirma que um dos equívocos é pensar que marketing é

  • A. disseminar.
  • B. promover.
  • C. vender.
  • D. divulgar.
  • E. mercantilizar.
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