Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do conceito de Gestão por Competências, considere: I. Contempla, como sua etapa final, o mapeamento das competências necessárias à instituição. II. Adota um sistema de promoção dos empregados de acordo com as competências identificadas em sistema de avaliação de desempenho. III. Busca a redução das lacunas identificadas entre as competências requeridas pela organização e aquelas já disponíveis na organização. Está correto o que consta APENAS em

  • A. III.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I.
  • E. II.

Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da organização. Ao se implantar essa ferramenta, a organização deve considerar os seguintes componentes:

  • A. financeiro, cliente, desenvolvimento de pessoas e processos.
  • B. objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos operacionais.
  • C. planos de Ação, indicadores e ferramentas da qualidade.
  • D. mapa estratégico, objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos de ação.
  • E. objetivos estratégicos, metas, indicadores e responsabilidade social.

Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X” utilizase de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado

  • A. Turnover.
  • B. Rotatividade de pessoal.
  • C. Absenteísmo.
  • D. Número médio de empregados.
  • E. Custo médio per capita.

Método gerencial que abrange todos os níveis da organização, utilizado para a promoção da melhoria contínua e reflete a base da filosofia do melhoramento contínuo. Trata-se do conceito de

  • A. Kaizen.
  • B. Gráfico de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito.
  • C. Muda.
  • D. Ciclo PDCA.
  • E. QFC − Quality Function Deployment.

Há elementos fundamentais para a elaboração do Planejamento Estratégico da Organização. O enunciado de determinada empresa declarado como "Ser reconhecida pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social", em termos de Gestão Estratégica, refere-se

  • A. à Vantagem competitiva.
  • B. à Visão.
  • C. à Missão.
  • D. ao Valor.
  • E. ao Propósito.

Os indicadores da qualidade compõem a métrica da qualidade e têm como conceito básico avaliar a satisfação dos clientes. Sobre indicadores da qualidade considere:

I. São instrumentos de gestão, utilizados para medir um processo ou seus resultados.

II. São desenvolvidos obrigatoriamente para todos os processos da organização.

III. Visam monitorar a qualidade, produtividade e capacidade.

IV. Tempo de atendimento pode ser uma característica relevante de um serviço, que se traduz facilmente em um indicador mensurável.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e IV.

Davenport e Gonçalves afirmam que, para a organização adotar o ponto de vista do cliente, deve usar a abordagem de processo, o qual necessita ser projetado para satisfazer ao cliente.

Está correta a correlação que consta em

  • A. A-III B-I C-II.
  • B. A-II B-I C-III.
  • C. A-I B-III C-II.
  • D. A-III B-II C-I.
  • E. A-II B-III C-I.

Com relação às características básicas das organizações formais modernas – tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização – é correto afirmar que

  • A. a departamentalização por projetos é o agrupamento de atividades de acordo com os lugares em que estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil, como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul.
  • B. a departamentalização por função consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço, é usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços.
  • C. a departamentalização territorial e por produto apresentam como vantagens a diminuição dos custos pelas duplicidades de atividade, principalmente em pessoal e materiais.
  • D. a departamentalização por matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.
  • E. a departamentalização mista é pouco usada porque fere ao princípio da integração e coordenação (quanto mais atividades trabalham integradas, maior razão para ficarem no mesmo departamento).

A respeito da gestão da qualidade, assinale a alternativa correta.

  • A. Os conceitos de eficiência e qualidade estão intrinsecamente dissociados, esta foi a preocupação em alterar o texto da constituição, substituindo a ideia de qualidade por eficiência
  • B. O exemplo das gerências operacionais é essencial para a implantação dos mecanismos de qualidade, podendo haver descontinuidade com as gerencias estratégicas.
  • C. A implantação de mecanismos de qualidade e qualidade total podem estar dissociadas dos mecanismos de governança e planejamento estratégico das organizações.
  • D. O mecanismo da qualidade só se completará quando houver uma perfeita harmonia entre o desempenho desse produto ou serviço, associado à satisfação de quem vai utilizá-lo ou consumi-lo. Quando uma dessas partes não estiver em nível de consonância, certamente a qualidade não existirá, ou estará comprometida ou prejudicada.
  • E. A qualidade em serviços está focada no cliente externo, podendo prescindir no atendimento dos clientes internos.

Entre as dimensões que compõem a competência, assinale aquela que representa a técnica, a destreza e o saber-fazer.

  • A. Conhecimento.
  • B. Habilidade.
  • C. Aprendizagem.
  • D. Atitude.
  • E. Comportamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...