Questões de Administração do ano 2015

Lista completa de Questões de Administração do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão de resultados na produção de serviços públicos é um modelo orientado à efetividade, o que se encaixa muito bem nas demandas atuais da administração pública. Acerca dessa informação, julgue o seguinte item. As melhorias na produtividade do serviço público devem — isoladamente e sob pena de este não alcançar seus objetivos — contemplar o objeto específico de discussão, a fim de se abordarem todas as particularidades do microcosmo em questão e de se alcançarem melhores resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre estrutura organizacional, é correto afirmar:

  • A. A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas.
  • B. Um dos pontos a observar na estrutura é a amplitude de controle. Quanto menor a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos.
  • C. O grau de descentralização é outra decisão importante no delineamento da estrutura; quanto mais centralização maior será a falta de coordenação e controle.
  • D. A formalização, explicitada em manuais de organização que descrevem níveis de autoridades e responsabilidades dos vários departamentos, assegura que, na operação, não exista a estrutura informal.
  • E. A unidade de comando, princípio da administração clássica, é aplicada em todos os tipos de estrutura quando feito processo de departamentalização.

A estrutura organizacional por Projetos apresenta como vantagem:

  • A. economias de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa.
  • B. permite fixar a responsabilidade pelo desempenho no comportamento regional ou local.
  • C. possibilita economia pelo uso racional dos equipamentos.
  • D. predispõe todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer os clientes.
  • E. forma efetiva para conseguir resultados em problemas complexos.

O processo administrativo é composto por quatro funções específicas: planejamento, organização, direção e controle. Sobre controle, considere:

I. Um dos primeiros passos é estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar e manter.

II. Processo pelo qual são fornecidas informações de retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas.

III. Define meios para possibilitar a realização de resultados.

Está correto o que consta em

  • A. I, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. I e II, apenas.

O líder que adota a Teoria da Fixação de Metas proporciona recursos importantes para melhorar a motivação e o desempenho dos funcionários. Sobre o assunto é correto afirmar:

  • A. As melhores metas têm uma expectativa de desempenho que a quase totalidade dos funcionários não consegue atingir.
  • B. Segundo a teoria da fixação de metas, a maioria das metas advém de decisões impensadas.
  • C. O grau de dificuldade e a especificidade da meta são itens estruturais da teoria.
  • D. A administração por objetivos (APO) é uma maneira eficaz de reduzir a burocracia associada à fixação de metas entre o subordinado e o superior hierárquico.
  • E. O desempenho do funcionário aumentará na mesma proporção da sua motivação.

Na gestão por competências, a pessoa pode aumentar o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades sem mudar de cargo ou posição na empresa. Esse processo é chamado de

  • A. crescimento de carreira.
  • B. novação.
  • C. nível de complexidade das tarefas.
  • D. core competence.
  • E. ampliação do espaço ocupacional.

Na tabela abaixo estão retratadas algumas ferramentas utilizadas no mapeamento de processos e a respectiva definição de cada uma delas.

A correta correlação entre ferramentas e sua respectiva definição consta em:

  • A. a-IV; b-I; c-II; d-III.
  • B. a-II; b-III; c-IV; d-I.
  • C. a-I; b-IV; c-III; d-II.
  • D. a-III; b-IV; c-I; d-II.
  • E. a-II; b-IV; c-III; d-I.

Sobre gestão de estoques, é INCORRETO afirmar:

  • A. Tempo de Reposição é o tempo total transcorrido desde a identificação da necessidade de reposição do estoque até a colocação do material em disponibilidade para a área cliente.
  • B. De acordo com a classificação ABC, a Classe C representa o grupo com pequena porcentagem de itens responsáveis por grande porcentagem do valor global.
  • C. Estoque máximo é igual à soma do estoque mínimo e do lote de compra, podendo este ser lote econômico ou não.
  • D. A definição do estoque de segurança considera a projeção estimada da demanda, o tempo de fornecimento e o nível de serviço.
  • E. Lote Econômico é a quantidade de compra ou fabricação capaz de equilibrar os custos de reposição e de manutenção de estoques.

A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento.

A etapa Análise,

  • A. A prática de gerenciamento de processos de negócio pode ser caracterizada como um ciclo de vida contínuo de etapas integradas: Planejamento; Análise; Desenho e Modelagem; Implementação; Monitoramento e Refinamento. A etapa Análise,
  • B. desenvolve um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, na qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para o gerenciamento contínuo de processos centrados no cliente.
  • C. cria as especificações para os processos de negócios novos ou modificados dentro do contexto dos objetivos de negócios, objetivos de desempenho de processo, fluxo de trabalho, aplicações de negócios, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais e integração com outros processos internos e externos.
  • D. é a fase que tem por objetivo realizar o desenho aprovado do processo de negócio na forma de procedimentos e fluxos de trabalho documentados, testados e operacionais; prevendo também a elaboração e execução de políticas e procedimentos novos ou revisados.
  • E. tem por objetivo entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados.

São características dos líderes transformacionais:

I. Negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.

II. Comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.

III. Promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

IV. Intervém apenas quando os padrões não são alcançados.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e II.
  • C. III e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...