Questões de Administração do ano 2015

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De acordo com o Guia PMBOK (5.ª edição), julgue os itens a seguir, relativos aos processos do gerenciamento de projetos. No grupo de processos de monitoramento e controle, uma atividade típica é a realização da revisão pós-projeto ou de final de fase.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Guia PMBOK (5.ª edição), julgue os itens a seguir, relativos aos processos do gerenciamento de projetos. No gerenciamento da integração, o gerente de projeto deve estar atento para identificar e retirar das discussões os processos que não são exigidos no projeto específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

As rotinas administrativas são formadas por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico, científico e domínio de tecnologias. Em relação a essas rotinas, analise os itens que se seguem:

I. As funções básicas de uma empresa são a função comercial, a técnica, a financeira e a pessoal.

II. Uma técnica administrativa bastante usada é a construção de organogramas que identificam os departamentos da empresa e os níveis de hierarquia.

III. Hierarquia é uma ordem baseada na divisão em níveis de poder ou importância, de forma que um nível inferior é sempre subordinado a um nível superior.

IV. O regulamento ou regimento interno é um documento com um conjunto de diretrizes que definem as relações da empresa com os organismos de governo.

V. Nos manuais de rotina estão descritos quais as normas necessárias para execução de atividades específicas.

Analisando os itens acima, é CORRETO afirmar que:

  • A. Apenas os itens I e V estão incorretos.
  • B. Apenas o item II está incorreto.
  • C. Apenas o item III e IV estão incorretos.
  • D. Apenas o item IV está incorreto.

Para quem convoca uma reunião, ela não começa apenas quando todos os participantes estão reunidos numa sala. Há que preparar tudo antecipadamente para que nada falhe no momento certo. Em se tratando de reuniões e sua importância, analise os itens a seguir:

I. Construa um plano objetivo para as reuniões. Estabeleça uma agenda respondendo às seguintes perguntas: Qual é o objetivo da reunião? Pretende fornecer informações à equipe ou comunicar uma decisão? Precisa de opiniões sobre um assunto ou ajuda para resolver um problema? Qual é o resultado esperado da reunião?

II. É preciso divulgar o plano com antecedência, incluindo: hora da reunião; local; objetivos e assuntos a serem discutidos; resultados esperados; preparação necessária por parte de cada um dos participantes.

III. Em uma reunião a palavra deve ser facultada apenas às pessoas com poder de decisão, para que não seja desperdiçado tempo.

IV. É importante que a reunião seja devidamente registrada em uma Ata para posterior consulta e deliberações.

V. A maior parte daquilo que corre mal nas reuniões deve-se a mal entendidos face aos objetivos ou a receios provocados por uma falta de clareza na sua apresentação prévia a todos os participantes.

Analisando os itens acima é CORRETO afirmar que:

  • A. Apenas os itens II e IV estão corretos.
  • B. Apenas o item I e V estão incorretos.
  • C. Apenas o item III está correto.
  • D. Apenas o item III está incorreto.

Chegado o momento da reunião em que se devem lançar os temas em discussão, não é prudente “largar as rédeas”, nem deixar que ela comece a se desenrolar para assuntos e áreas indesejadas e irrelevantes. É preciso controlar cada momento. Nos itens abaixo são apresentadas algumas regras importantes a serem cumpridas durante a reunião e as formas de como lidar com os comportamentos dos vários participantes. Marque o item onde NÃO estão representadas regras e atitudes que facilitam a condução de uma reunião produtiva:

  • A. Liberdade: deixe todos os participantes se manifestarem de forma livre.
  • B. Utilizar uma agenda: a agenda será uma linha de orientação durante o desenrolar da reunião.
  • C. Ter o material certo à mão: o ideal é colocar na mesa em frente ao lugar de cada participante uma folha com a ordem de trabalhos e um bloco onde eles poderão fazer anotações.
  • D. Evitar a dispersão: se for o líder ou moderador da reunião, esteja atento à discussão e volte aos pontos essenciais sempre que notar que há dispersão entre os participantes.

Em relação ao termo Cultura Organizacional, marque o item que exprime conceitos e valores INCORRETOS sobre o tema:

  • A. A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional.
  • B. A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras.
  • C. A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
  • D. É o conjunto de costumes e realizações de um povo ou época, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto humano.

Na comunicação interpessoal há uma troca de mensagens:

  • A. Entre duas ou mais pessoas, que trocam entre si as funções de controle das mensagens escritas.
  • B. Entre duas ou mais pessoas, que trocam entre si as funções de controle e avaliação das mensagens.
  • C. Entre duas ou mais pessoas, que trocam entre si as funções de emissor e de receptor das mensagens.
  • D. Entre pessoas, que trocam entre si as atividades de coordenação das mensagens.

Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir.

I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão.

II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo.

III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

O planejamento dos programas e projetos visando a alcançar as estratégias de uma determinada organização é chamado de Planejamento

  • A. Operacional.
  • B. Regional.
  • C. Estratégico.
  • D. Global.
  • E. Tático.

Na administração de processos, há dois tipos de fluxograma: vertical e horizontal. Eles são indicados para representação, respectivamente, do fluxo de

  • A. rotinas e procedimentos.
  • B. procedimentos e pessoas.
  • C. pessoas e procedimentos.
  • D. procedimentos e rotinas.
  • E. pessoas e rotinas.
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