Questões de Administração do ano 2015

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Para um melhor atendimento ao mercado consumidor, visando a satisfação do cliente, é muito importante que as empresas que possuam setores produtivos tenham conhecimento sobre qual é a sua capacidade de produção. Esta informação é muito importante para a realização do planejamento sobre a compra com fornecedores, armazenamento, atendimento aos clientes etc. De acordo com o exposto, analise a afirmativa apresentada a seguir.

“A empresa CAR‐PEÇAS, especializada na produção de peças automotivas, pretende realizar um planejamento de sua capacidade mensal de produção. Considerando que a empresa funciona 22 dias úteis (em um mês com 30 dias) e com dois turnos de trabalho de sete horas cada um e, ainda, que a linha de produção possui uma capacidade produtiva de 120 unidades/hora. Através desses dados é correto afirmar que a capacidade instalada é de ________ e a capacidade disponível é de ________ utensílios plásticos/mês.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. 57.450 / 13.900
  • B. 83.200 / 17.770
  • C. 39.330 / 23.854
  • D. 86.400 / 36.960

Um dos grandes desafios do administrador é criar formas para motivar as pessoas. Funcionários motivados são mais comprometidos com os objetivos organizacionais e apresentam‐se mais propensos à produtividade e à criatividade no ambiente de trabalho. No entanto, para que o processo de “motivar pessoas” alcance resultados satisfatórios é preciso conhecer as pessoas, quais são as suas necessidades e objetivos organizacionais e, ainda, estudar as diversas teorias sobre a motivação. A teoria de McClelland ou “Teoria das Necessidades Aprendidas” enfatiza que as necessidades humanas são aprendidas e adquiridas pelas pessoas ao longo de suas vidas, reunindo‐as em três necessidades básicas. A seguir, relacione adequadamente as necessidades básicas às suas respectivas definições.

1. Necessidade de realização.

2. Necessidade de poder.

3. Necessidade de afiliação.

( ) É o desejo de controlar os outros, de ser responsável pelos outros ou de influenciar o seu comportamento. Esta necessidade leva as pessoas a influenciar as outras e vencê‐las pela argumentação. Isto pode ser negativo quando se tenta dominar e submeter as outras pessoas ou pode ser positivo, quando se tenta um comportamento persuasivo e inspirador.

( ) É o desejo de interação social, de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros. A pessoa que possui esta necessidade coloca o relacionamento social antes das tarefas de realização pessoal.

( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas complexas. A pessoa que possui essa necessidade gosta de ter responsabilidade, traça metas próprias, assume riscos calculados e deseja a retroalimentação de seu próprio desempenho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 1, 2.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 1, 3, 2.

Nos primórdios da administração, Henri Fayol foi o precursor da teoria conhecida como “Administração Clássica”. Esta corrente tinha como principal abordagem a estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Sobre as atividades administrativas que constituem os elementos da administração, segundo Fayol, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Previsão: avaliação do futuro e do aprovisionamento dos recursos em função dele.
  • B. Comando: faz a organização funcionar. Orienta os empregados quanto aos aspectos globais do negócio.
  • C. Coordenação: cria regras, normas, manuais, ou seja, desenvolve aspectos burocráticos da organização levando à sua ineficiência.
  • D. Organização: estrutura os órgãos necessários ao funcionamento da empresa. Existe a organização material e a organização social.

A otimização dos processos industriais é essencial para que as organizações possam aumentar a eficiência de seus processos produtivos. Uma das formas mais seguras de se alcançar este objetivo é através da administração das perdas que ocorrem durante o transcorrer dos processos industriais. Estas perdas são conhecidas como “paradas”, sendo que algumas são naturais e ocorrem de forma planejada, por outro lado, existem algumas “paradas” que ocorrem por falhas ou ineficiências no processo, sendo estas, passíveis de uma melhor administração. A seguir estão discriminadas algumas das “paradas” mais comuns que podem ocorrer no transcorrer de processos produtivos. Classifique‐as em “planejadas” ou “não planejadas”.

A sequência está correta em

  • A. não planejada, planejada, planejada, planejada e planejada.
  • B. planejada, não planejada, planejada, não planejada e planejada.
  • C. planejada, não planejada, não planejada, planejada e não planejada.
  • D. planejada, planejada, não planejada, não planejada e não planejada.

Tendo em vista que as organizações são caracterizadas como “sistemas abertos”, ou seja, que possuem uma constante interação e intercâmbio com o ambiente ao seu redor, é natural que diversos fatores externos possam influenciar internamente a organização. De forma a minimizar os riscos e os impactos negativos que, por ventura, possam ocorrer nesta relação é muito importante que as empresas conheçam e monitorem o seu ambiente externo. Com relação ao conjunto de fatores que constituem o ambiente externo organizacional, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Condições tecnológicas: referem‐se ao conjunto de tecnologias que ocorrem no ambiente externo e que podem influenciar as organizações, principalmente quando se tratam de tecnologias inovadoras. As organizações precisam se adaptar e incorporar novas tecnologias para que não percam competitividade.

( ) Condições legais: referem‐se às informações sobre as características populacionais, como taxa de crescimento, população, raça, religião, distribuição geográfica. São dados importantes que caracterizam o mercado atual e futuro.

( ) Condições políticas: são os aspectos relacionados à legislação vigente que afeta direta e indiretamente as organizações, auxiliando‐as ou impondo restrições às suas operações. São leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil etc.

( ) Condições econômicas: referem‐se à conjuntura que determina o desenvolvimento ou a retração do mercado, condicionando fortemente as organizações. Inflação, balanço de pagamentos do país, distribuição de renda etc.

( ) Condições culturais: referem‐se à cultura de um povo que penetra nas organizações por meio de expectativas de seus participantes e consumidores.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V, V.

A liderança é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Nas empresas, esta realidade não poderia ser diferente. Nas organizações o papel do líder é o de incentivar, comunicar e influenciar pessoas, facilitando a condução de toda a equipe para o alcance das metas e objetivos organizacionais. A teoria comportamental da administração foi uma abordagem que deu continuidade e ampliou os estudos sobre a liderança iniciada na Escola das Relações Humanas. Tendo em vista a abordagem de Likert sobre os quatro estilos de liderança, assinale a alternativa correta.

  • A. Democrático, liberal, carrasco e burocrático.
  • B. Participativo, autocrático, autoritário e rigoroso.
  • C. Autoritário benevolente, liberal, consultivo e autocrático.
  • D. Participativo, autoritário benevolente, autoritário explorador e consultivo.

Autoridade e responsabilidades são essenciais para qualquer organização, independentemente de seu porte, de sua área de atuação ou de sua natureza. Para Weber, um estudioso que criou as bases para o desenvolvimento da teoria da burocracia, cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade. A autoridade significa a probabilidade de um comando ou ordem específica ser obedecido. Segundo Weber são três os tipos de autoridade legítimos. Com base nisso, assinale‐os.

  • A. Autoridade fraternal, autoridade ditatorial e autoridade carismática.
  • B. Autoridade autocrática, autoridade maternal e autoridade ditatorial.
  • C. Autoridade paternalista, autoridade democrática e autoridade fraternal.
  • D. Autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional, legal ou burocrática.

Marcelo Paranhos é administrador da prefeitura Municipal de Recanto do Sul e sempre foi avaliado como um excelente gestor. Sua postura democrática sempre foi motivo de satisfação e respeito dos seus subordinados e colegas de trabalho. Considerando o modelo de gestão de Marcelo Paranhos, pode-se afirmar que ele

  • A. participa de forma mínima das decisões grupais ou individuais.
  • B. fixa as diretrizes e objetivos a serem atingidos, sem a participação do grupo.
  • C. não avalia e nem controla os acontecimentos, deixando isso a cargo dos empregados.
  • D. permite que a divisão de tarefas possa ser discutida pelo grupo de trabalho.

No contexto do planejamento empresarial, as políticas podem ser identificadas como um desdobramento da hierarquia de objetivos das organizações. Dessa forma, pode-se definir as Políticas da organização como:

  • A. Afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e que funcionam como guias orientadores da ação administrativa.
  • B. Princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela organização, servindo para balizar os meios adequados para canalizar as decisões.
  • C. Regras ou regulamentos que asseguram que os procedimentos e o curso de ação ou de conduta na organização sejam seguidos fielmente.
  • D. Modos pelos quais os programas deverão ser executados ou realizados, prescrevendo uma sequência de tarefas requeridas para realizar determinado trabalho.

“A partir da Teoria Comportamental, um grupo de cientistas sociais e consultores de empresas desenvolveu uma abordagem moderna, democrática e variada ao desenvolvimento planejado das organizações, que recebeu o nome de Desenvolvimento Organizacional”. (CHIAVENATO, 2003, p. 370). Podem ser apontados como pressupostos básicos do Desenvolvimento Organizacional, EXCETO

  • A. A melhoria da eficácia organizacional.
  • B. A burocratização dos processos.
  • C. A necessidade contínua de adaptação.
  • D. A interação entre indivíduo e organização.
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