Questões de Administração do ano 2015

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Uma empresa redefiniu sua estratégia de negócio, criou novas linhas de produto e adotou novas tecnologias de produção. Para dar sustentação à estratégia, investiu fortemente em treinamento. A diretora de recursos humanos precisa avaliar os resultados do treinamento e gostaria de fazer essa avaliação no nível organizacional e no nível de recursos humanos. Serviriam como indicadores de resultados do treinamento no nível organizacional e no nível de recursos humanos, respectivamente:

  • A. melhoria da imagem da empresa e aumento da eficácia organizacional;
  • B. melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT) e redução do índice de acidentes no trabalho;
  • C. redução do absenteísmo e redução do índice de acidentes no trabalho;
  • D. melhoria do clima organizacional e retorno dos investimentos em treinamento;
  • E. melhoria da imagem da empresa e redução do absenteísmo.

Uma empresa de grande porte tem um número significativo de funcionários jovens, oriundos de excelentes universidades. Nos últimos dois anos, vêm aumentando os pedidos de desligamento desses funcionários, boa parte alegando “falta de perspectiva de crescimento na empresa”. Preocupado, o diretor de recursos humanos quer propor um método de desenvolvimento de pessoas que proporcione orientação e suporte para o crescimento profissional dos melhores talentos dentro da organização. Seria um método apropriado:

  • A. tutoria;
  • B. aprendizagem prática;
  • C. exercícios de simulação;
  • D. jogos de empresa;
  • E. rotação de cargos.

Uma empresa enfrentou uma série de problemas em seu processo produtivo, no atendimento aos clientes e houve até vazamento de informações para os concorrentes. A cúpula da empresa decidiu adotar controles preventivos, a fim de evitar que os problemas se repitam. São formas de controle preventivo:

  • A. avaliação de desempenho dos trabalhadores e demonstrativos financeiros;
  • B. inspeção de matérias-primas e controles estatísticos do processo produtivo;
  • C. avaliação de desempenho dos trabalhadores e controles estatísticos do processo produtivo;
  • D. testes de seleção de recursos humanos e inspeção de matérias-primas;
  • E. testes de seleção de recursos humanos e demonstrativos financeiros.

Um supervisor trabalha com uma equipe de quatro colaboradores e percebe que o grupo está desmotivado e realizando o trabalho de forma desinteressada. Eles têm pouca qualificação formal e cada um executa tarefas muito simples e específicas. O supervisor gostaria de estimular a motivação, buscando aumentar a satisfação dos colaboradores e evitar a alienação. Na situação descrita, seria adequado adotar:

  • A. reforços positivos;
  • B. rotatividade de cargo;
  • C. enriquecimento do cargo;
  • D. reforços negativos;
  • E. expansão do cargo.

Ao retornar de férias, uma gerente encontrou 500 novas mensagens em sua caixa de correio eletrônico. Poucos dias depois, seu chefe perguntou-lhe por que não havia respondido adequadamente a uma determinada mensagem, que continha informações importantes. A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é:

  • A. percepção seletiva;
  • B. sobrecarga de informações;
  • C. filtragem;
  • D. linguagem;
  • E. gênero.

A diretora de recursos humanos de uma empresa que adota o balanced scorecard como ferramenta de gestão precisa propor indicadores relativos à categoria “motivação, empowerment e alinhamento”, dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento”. É um indicador adequado para essa categoria:

  • A. número de sugestões por funcionário;
  • B. rotatividade;
  • C. lucratividade por funcionário;
  • D. índice de cobertura das informações estratégicas;
  • E. lançamento de novos produtos.

Um diretor de marketing afirmou que a maior parte de seu tempo era dedicada a funções de planejamento. É uma função de planejamento, na área de marketing:

  • A. distribuição dos vendedores por área geográfica;
  • B. avaliação da satisfação dos clientes;
  • C. estruturação do departamento de marketing;
  • D. definição da estratégia comercial;
  • E. atribuição de bônus aos vendedores.

Um gerente foi descrito por seus subordinados como “um verdadeiro herói, capaz de inspirar a todos, sem medo de ousar e de inovar; ele nos faz perceber que somos capazes de atingir as metas propostas, por mais difíceis que pareçam”. O gerente pode ser caracterizado como um líder:

  • A. democrático;
  • B. liberal;
  • C. autocrático;
  • D. participativo;
  • E. carismático.

Um supervisor enfrenta rotineiramente o problema de atraso de funcionários e precisa decidir que ação tomar. O tipo de decisão caracterizada e o método de decisão mais adequado são, respectivamente:

  • A. específica; julgamento do decisor;
  • B. não programada; regras organizacionais;
  • C. programada; regras organizacionais;
  • D. estratégica; julgamento do decisor;
  • E. singular; regras organizacionais.

O supervisor de produção de uma empresa fabricante de autopeças observou um aumento no número de peças fora dos padrões definidos. O supervisor gostaria de monitorar continuamente as atividades, adotando um controle simultâneo. Um controle simultâneo adequado seria:

  • A. inspeção de matérias-primas;
  • B. programa de manutenção preventiva;
  • C. controle estatístico do processo;
  • D. controle de qualidade das peças produzidas;
  • E. definição de regras e procedimentos de produção.
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