Questões de Administração do ano 2016

Lista completa de Questões de Administração do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão de pessoas é uma área extremamente sensível a três aspectos organizacionais, sendo eles:

  • A. Estrutura organizacional escolhida – cultura organizacional escolhida – estilo de gestão opcional.
  • B. Estrutura profissional escolhida – cultura organizacional dominante – estilo de profissional abordado.
  • C. Estrutura organizacional escolhida – cultura organizacional dominante – estilo de gestão abordado.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A administração de recursos humanos (gestão de pessoas) é um sistema composto de cinco subsistemas básicos, sendo eles:

  • A. Provisão, Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento, Monitoração.
  • B. Improvisação, Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento, Maturação.
  • C. Provisão, Teste, Manutenção, Desenvolvimento, Monitoração.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Sobre desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa CORRETA.

I. Tem como finalidade preparar e promover o crescimento pessoal e profissional para atingir as expectativas pessoas e organizacionais.

II. Tem como finalidade o estudo e a descrição que se faz para apresentar as tarefas e atribuições de um cargo.

III. Tem como finalidade definir as prioridades de formação e/ou aprimoramento de acordo com a necessidade do ponto de vista corporativo, setorial e individual.

IV. Tem como finalidade apresentar de forma detalhada, para cada colaborador, as competências e capacidades.

  • A. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • B. Somente as alternativas II e IV estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • D. Somente as alternativas I e III estão corretas.
  • E. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

Tendo em vista que o planejamento estratégico permite, a partir da análise do ambiente externo e interno da organização, estabelecer a missão, visão, valores, políticas e diretrizes que norteiam suas decisões a médio e longo prazo, assinale a opção correta.

  • A. Os planos estratégicos dos tribunais devem estar alinhados ao plano plurianual como forma de garantir os recursos necessários à sua execução.
  • B. A missão do Poder Judiciário é promover a justiça social.
  • C. A formulação do plano estratégico dos órgãos do Judiciário deve estar alinhada à sua estratégia nacional para o sexênio 2015/2020.
  • D. Os planos estratégicos no Poder Judiciário são elaborados para uma abrangência mínima de quatro anos e máxima de seis anos.
  • E. A estratégia do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020 poderá se desdobrar apenas em dois níveis: nacional, com aplicação obrigatória a todo judiciário; e por segmento de justiça, de forma facultativa.

Segundo alguns autores, a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a elas pertinentes. Este raciocínio é a base da prática administrativa conhecida como

  • A. gatekeeping.
  • B. empowerment.
  • C. descentralização.
  • D. reengenharia.
  • E. contingenciamento.

Considere o organograma abaixo.

Ele se refere a uma estrutura de tipo

  • A. funcional: ênfase na especialização.
  • B. linear: possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinado.
  • C. mista: presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.
  • D. colegiada: caracteriza-se pela pluralidade de membros, que dividem a responsabilidade.
  • E. com base em projetos: cada unidade da organização está voltada para o desenvolvimento de um único projeto e chefiada por um único gerente.

Considere as afirmações abaixo.

I. Um grande mal-entendido na aplicação do marketing em organizações de serviço, especialmente bibliotecas, é confundir uma orientação para o marketing com uma orientação para vendas.

II. É necessário, tanto na Biblioteconomia como em todos os setores de atividade, um aprofundamento da dinâmica associada à percepção do marketing.

Em relação ao uso do marketing em unidades de informação,

  • A. as afirmações I e II estão corretas.
  • B. as afirmações I e II estão incorretas.
  • C. a afirmação I está correta e a II não leva em consideração que as proposições do marketing sempre tiveram caráter geral e abrangente, visando sua aplicação em todas as áreas do mercado.
  • D. a afirmação II está correta e a I desconsidera que atualmente os bibliotecários avançaram muito no entendimento das proposições do marketing.
  • E. a afirmação I está correta e a II está incompleta, por não considerar o desenvolvimento científico do marketing nos últimos anos, que o tornou muito mais permeável ao setor de serviços.

Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes a elementos do marketing e suas definições.

I. Estratégia de marketing.

II. Tática de marketing.

III. Instrumento promocional.

a. Conjunto de relações e atitudes, tendo como princípio fundamental captar e manter clientes dos produtos e/ou serviços, quando aplicadas técnicas mercadológicas.

b. Todo meio, forma ou recurso capaz de levar ao conhecimento do grupo consumidor a mensagem publicitária.

c. Ação no nível operacional de execução para efetivar ou colocar em prática as atividades de promoção.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ic; IIa; IIIb.
  • B. Ic; IIb; IIIa.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ib; IIc; IIIa.
  • E. Ia; IIc; IIIb.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a vários instrumentos da qualidade e seus objetivos.

I. Diagrama espinha-de-peixe.

II. Análise de estratificação.

III. Gráfico de controle.

a. Representar graficamente as mudanças sofridas no tempo por um determinado processo.

b. Enquadrar um problema ou um fenômeno de maneira mais analítica.

c. Constatar um efeito e buscar suas causas.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ia; IIb; IIIc.
  • B. Ib; IIc; IIIa.
  • C. Ic; IIb; IIIa.
  • D. Ia; IIc; IIIb.
  • E. Ib; IIa; IIIc.

É um dos recursos mais eficazes de qualidade organizacional, baseando-se, em processos de controle das experiências dos outros, na busca de ideias, modelos, soluções com as quais comparar-se e nas quais eventualmente se inspirar. Trata-se do

  • A. benchlearning.
  • B. benchlearning.
  • C. consórcio.
  • D. benchmarking.
  • E. downsizing.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...