Questões de Administração do ano 2016

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Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. O suporte técnico e comportamental provido pelas chefias e colegas de trabalho, o significado atribuído pelos empregados às suas atividades e suas capacidades laborais ilustram aspectos que interferem no desempenho de indivíduos e de equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. As relações de confiança entre os membros de uma unidade ou equipe de trabalho são fundamentais para que as decisões dos gestores e líderes sobre a estruturação do trabalho e dos sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas sejam aceitas pelos empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiava-se em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

  • A. social;
  • B. funcional;
  • C. organizacional;
  • D. complexo;
  • E. racional.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:

  • A. o foco limitado aos aspectos estruturais da organização;
  • B. a visão reducionista do ser humano contida no conceito de homem funcional;
  • C. a valorização excessiva dos incentivos financeiros aos trabalhadores;
  • D. seu caráter ideológico e manipulador, a favor da administração da empresa;
  • E. a dificuldade de aplicação das ferramentas gerenciais propostas.

O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações comportamentais e estruturais na organização. Um importante modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as alterações estruturais necessárias ao processo de desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que opera uma organização é diferenciado, e a cada setor especializado do ambiente corresponde um subsistema organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a necessidade de:

  • A. integração;
  • B. planejamento;
  • C. controle;
  • D. diversificação;
  • E. qualificação.

Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

  • A. consultoria de procedimentos e retroação dos dados;
  • B. reunião de confrontação e mentoria;
  • C. desenvolvimento de equipes e treinamento de sensitividade;
  • D. treinamento no cargo e coaching;
  • E. enriquecimento de cargos e rotatividade.

Nas organizações contemporâneas, a pressão por capacidade de resposta rápida ao ambiente leva a transformações nas estruturas e na organização do trabalho, trazendo novos desafios para os gestores. Atualmente, o trabalho em equipe vem sendo amplamente adotado em substituição às hierarquias rígidas que separam a decisão da execução do trabalho. Em contextos adequados, as equipes eficazes geram sinergias positivas que melhoram o desempenho da organização – cabendo aos gestores a avaliação da adequação e dos custos e benefícios da adoção da prática. Nas equipes eficazes, alguns fatores estão presentes. Entre esses fatores, destaca(m)-se:

  • A. alto grau de “folga social”;
  • B. independência das tarefas dos membros da equipe;
  • C. metas específicas e claras;
  • D. estilo de liderança orientado para a tarefa;
  • E. estilo de liderança orientado para as pessoas.

Um dos desafios mais significativos à gestão contemporânea diz respeito à diversidade da mão de obra. A diversidade nas empresas deriva de processos sociais e econômicos que impõem novos padrões competitivos, pondo em cheque as práticas tradicionais de gestão de pessoas. A gestão da diversidade implica uma série de esforços – especialmente na gestão de pessoas – voltados para maximizar o potencial da diversidade e minimizar suas desvantagens. Entre as ações apresentadas abaixo, um programa de diversidade eficaz deve priorizar:

  • A. mudança de atitudes no ambiente de trabalho, via treinamentos pontuais sobre diversidade;
  • B. democratização das decisões, via redução dos níveis hierárquicos;
  • C. melhoria das relações interpessoais, via mudança nos estilos de liderança;
  • D. reconhecimento dos papéis diferenciados, via metas de desempenho individuais claras e formalizadas;
  • E. acesso igualitário à empresa, via critérios de seleção objetivos, focados na qualificação.

A XYZ é uma empresa do ramo de alimentos que atua há 40 anos na região Sul. A empresa conquistou posição sólida e imagem de qualidade e tradição no mercado regional. O presidente da XYZ planeja ampliar a área de atuação da empresa, construindo uma fábrica e distribuindo seus produtos também na região Sudeste. O presidente entende que esse movimento significa entrar em um ambiente mais competitivo e incerto, exigindo não só investimentos em infraestrutura, mas também “uma nova forma de fazer as coisas, uma nova atitude de todos que trabalham na empresa”. Para o presidente, “é preciso construir uma organização que nos permita aprender, para que possamos mudar e nos adaptar continuamente, respondendo aos desafios do ambiente”. Para tal, será necessário moldar uma cultura que se caracterize, entre outros aspectos, por:

  • A. senso de comunidade;
  • B. atribuição clara de papéis;
  • C. eliminação dos conflitos;
  • D. comunicação formal;
  • E. liderança carismática.

Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:

  • A. cooptação; baixo custo;
  • B. manipulação; fácil obtenção de apoio;
  • C. decisão; baixo custo;
  • D. comunicação; rapidez;
  • E. coerção; fácil obtenção de apoio.
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