Questões de Administração do ano 2017

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Assinale a alternativa que indica o menor componente de um processo já mapeado, usualmente definido por procedimentos formais ou informais.

  • A. Tarefa.
  • B. Atividade.
  • C. Regra.
  • D. Evento.
  • E. Entrada.

A análise de processos de negócio é a principal ferramenta para a gestão de

  • A. contratos.
  • B. desempenho.
  • C. despesas.
  • D. relatórios.
  • E. pessoas.

Com relação ao relatório formal do plano de atividades e do respectivo organograma da empresa, assinale a alternativa correta.

  • A. Estatuto organizacional.
  • B. Fichas de funções.
  • C. Manual de organização.
  • D. Quadro de competência.
  • E. Relação de titulares, centros de custos e siglas.

Para gerir programas institucionais, é essencial saber o momento certo de centralizar, descentralizar e delegar atividades e decisões. Quanto à característica que se relaciona com a descentralização, assinale a alternativa correta.

  • A. É inerente à pessoa.
  • B. Alcança um nível hierárquico
  • C. Tem caráter mais informal.
  • D. É mais estável no tempo.
  • E. É mais pessoal.

A gestão estratégica organiza os contributivos que as diversas têm de dar à organização, servindo como linha orientadora à integração dos esforços demandados pelos respectivos profissionais. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta quanto aos elementos que integram o planejamento estratégico.

  • A. Visão; missão; objetivos; análise do microambiente exclusivamente; e, cadeia de valor.
  • B. Visão; missão; análise do macroambiente exclusivamente; objetivos; e, processos mapeados e descritos.
  • C. Missão; objetivos; metas; análise SWOT; e, cadeia de suprimentos, que diz respeito à análise de ameaças e oportunidades.
  • D. Visão; missão; objetivos estratégicos; análise SWOT (ameaças, oportunidades, forças e fraquezas); e, metas a serem cumpridas, com seus respectivos prazos e responsáveis.
  • E. Missão; objetivos; análise SWOT (que diz respeito à ameaças e oportunidades apenas); cadeia de valor e de suprimentos; e, metas.

O Balanced Scorecard trata-se de um(a)

  • A. conjunto de indicadores que proporciona uma visão financeira da empresa, sem relação com a visão operacional.
  • B. ferramenta de gestão que proporciona informações detalhadas de todos os indicadores da organização; por isso, a visão oferecida é bastante complexa e a respectiva análise gerencial demorada, o que provoca uma reação lenta da liderança em relação aos resultados obtidos.
  • C. sistema de informação em que, uma vez inseridos os dados, eles devem ser revisados somente a partir de 24 meses; assim haverá tempo para a análise da curva de tendência.
  • D. mapa estratégico que ajuda os gestores a entenderem como funciona a organização.
  • E. conjunto de indicadores que proporciona aos gestores uma visão rápida e abrangente de toda a empresa. Inclui indicadores financeiros e operacionais, definidos em pelo menos quatro perspectivas, a saber: financeira; do cliente; interna da organização; e, de inovação e aprendizado.

A respeito da definição de indicadores de desempenho, assinale a alternativa correta.

  • A. Dados objetivos que descrevem uma situação sob o ponto de vista quantitativo. Devem possuir características essenciais, tais como: constituir uma relação entre variáveis mensuráveis e associar o respectivo resultado a um objetivo de desempenho preestabelecido, além de outras características complementares, como simplicidade e comparabilidade.
  • B. Variáveis que ajudam o gestor a ter uma visão geral da empresa. Elas devem, essencialmente, ser independentes entre si e qualitativas.
  • C. Dados objetivos que descrevem a situação da organização do ponto de vista qualitativo. Devem possuir características essências, tais como: comparabilidade; simplicidade; e, subjetividade.
  • D. Variáveis que ajudam o gestor a ter uma visão dos processos internos da organização. Devem possuir características essenciais, tais como: eficácia; relevância; independência entre as variáveis; e, metas.
  • E. Dados subjetivos que descrevem uma situação do ponto de vista qualitativo. Devem possuir características essenciais, tais como: constituir uma relação entre variáveis mensuráveis; e, serem de alto nível, ou seja, não é permitido o uso de indicadores de nível intermediário ou de nível mais baixo.

Segundo Neely e Adams (2002), o Performance Prism é considerado um sistema de avaliação da gestão da organização, que tem na respectiva estrutura cinco perspectivas. Assinale a alternativa que apresenta três dessas perspectivas.

  • A. Satisfação dos stakeholders; estratégias; e, forças competitivas.
  • B. Estratégias; processos; e, poder de negociação dos consumidores.
  • C. Satisfação dos stakeholders; estratégias; e, capacidades.
  • D. Estratégias; satisfação dos stakeholders; e, ameaça de novos entrantes.
  • E. Satisfação dos stakeholders; processos; e, forças e fraquezas.

A forma mais adequada de estabelecer um indicador de desempenho é inicialmente definir o objetivo que se quer alcançar, em que há interesse e, em seguida, definir o indicador. O objetivo informa claramente o que deve ser medido e onde se quer chegar, enquanto o indicador permite a avaliação ou a medição do grau em que esse objetivo estabelecido está sendo alcançado. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo, o objetivo e o indicador.

  • A. Transporte público; quantidade de pessoas que utilizam o transporte público diariamente; tempo médio no trajeto utilizando o transporte público.
  • B. Educação; anos de escolaridade; 70% da população.
  • C. Segurança; número de mortes por dia; cidades mais violentas.
  • D. Atendimento médico-hospitalar; necessidade de retorno para atendimento com valor ideal igual a zero (todo paciente atendido deveria ser curado no primeiro atendimento, sem retorno para nova consulta); índice de resolutividade no atendimento médico-hospitalar.
  • E. Manipulação de hemoderivados; temperatura; correspondência paciente-tipo de derivado.

A utilização dos conceitos de gestão de pessoas por desempenho tem como premissa a

  • A. necessidade de se ter definido as metas e os objetivos claros, para que o funcionário/servidor reconheça a necessidade dos recursos, bem como a definição de indicadores de satisfação das atividades, para que sejam possíveis o acompanhamento e a avaliação do desempenho.
  • B. avaliação do desempenho do funcionário/servidor em relação a fatores específicos. É utilizada para resguardar os gestores em momento de demissão e (ou) punição dos respectivos subordinados, responsabilizando-os de forma individual pelos próprios resultados.
  • C. análise do macroambiente organizacional, resultando em um cenário de avaliação do servidor individualmente e em grupo.
  • D. definição de indicadores de desempenho, responsabilizando tanto o gestor quanto o funcionário/servidor, de forma individualizada, pelos resultados não alcançados pelo respectivo grupo de trabalho.
  • E. avaliação contínua e em 360 graus, de forma mútua, entre os diferentes níveis hierárquicos, incorporando ao processo os stakeholders.
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