Questões de Administração do ano 2017

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No atual mundo globalizado, não há espaços para organizações fracas e locais, uma vez que, a cada dia que passa, mais empresas entram no mesmo mercado e tornam o mercado ainda mais acirrado. Uma ótima maneira para a sobrevivência e fortalecimento da organização é fazer parcerias e associações com outras empresas. Mas, essas parcerias não podem ser feitas por um simples desejo dos diretores das organizações. A associação das organizações deve estar no plano estratégico de ambas as empresas; caso contrário, a rede criada entre as empresas corre um grande risco de não ter o desempenho desejado e acabar sendo desfeita.

Existem dois tipos de tipos de redes de empresas:

  • A. Redes Topdown e as Redes Horizontais.
  • B. Redes mistas e Redes dinâmicas.
  • C. Redes Neurais e Redes Verticais
  • D. Redes de conhecimento e redes de produto
  • E. Redes de mercado e Redes Neurais.

Com relação à Visão Baseada em Recursos (VBR), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As estruturas baseadas em recursos tipicamente imitáveis caracterizam a Vantagem Competitiva da VBR na empresa.

( ) A fonte primária da Vantagem Competitiva na VBR é o conjunto de recursos e competências que administram.

( ) A VBR e a Teoria das Cinco Forças concordam ao adotar as competências essenciais como fonte de vantagem competitiva.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. V – V – F.
  • E. V – F – V.

As expetativas do prestador de serviços e do seu tomador podem apresentar discrepâncias capazes de gerar conflito. Por isso demandam esforços institucionais para que seja gerada uma relação satisfatória entre eles. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Momentos da verdade são descritos como todos aqueles em que o prestador e o tomador interagem.

II. As expectativas são elaboradas no nível cognitivo e geram uma frustração quando não atendidas.

III. A satisfação é gerada no nível afetivo, sendo capaz de superar e minimizar expectativas frustradas.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

O direito legal que os chefes ou gerentes têm de influenciar o comportamento de seus subordinados, bem como de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais denomina-se:

  • A. Cargo
  • B. Hierarquia
  • C. Autoridade
  • D. Função

Analise a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ________________________ envolvem alguma espécie de influência ou participação dos liderados no processo de decisão do líder ou de uso da autoridade por parte do dirigente.

  • A. Comportamentos liberais
  • B. Comportamentos democráticos
  • C. Comportamentos autocráticos
  • D. Comportamentos individuais

No que diz respeito a relações humanas, desempenho profissional e equipes de trabalho, julgue os itens seguintes. O colaborador conseguirá se relacionar mais bem em seu ambiente de trabalho quando seus objetivos individuais estiverem alinhados aos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Teoria Y é uma moderna concepção de administração em relação à Teoria Comportamental. Baseia-se nas seguintes noções e premissas atuais a respeito da natureza humana, EXCETO a de que

  • A. pessoas não apresentam falta de prazer inerente em relação ao trabalho.
  • B. o ser humano é dependente e resistente a mudanças, ainda que possua ambições.
  • C. pessoas não são passivas ou resistentes às necessidades da empresa.
  • D. o ser humano tem potencial de desenvolvimento, motivação, capacidade para assumir responsabilidades e padrões de comportamento adequado.
  • E. uma pessoa pode aprender, sob certas condições, não só a aceitar, mas também a procurar responsabilidade.

Considerando o desenvolvimento organizacional – DO, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nas intervenções de DO, há uma ênfase no gerenciamento colaborativo da cultura das equipes relacionadas ao trabalho.
  • B. A visão da mudança no DO é de um processo único, de curto prazo e sem planejamento.
  • C. Embora isso não seja uma exclusividade do DO, há uma ênfase nos processos do grupo e da organização, em lugar do conteúdo substantivo.
  • D. Desenvolvimento organizacional é um termo utilizado para englobar uma série de intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.

O Desenvolvimento Organizacional – DO é um conjunto de intervenções planejadas de mudança organizacional construída sobre valores humanísticos e democráticos que objetivam potencializar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. É um esforço a longo prazo e sua efetividade está relacionada ao apoio da alta gestão. Podemos considerar o DO como um processo de mudança organizacional que se aplica em 03 fases:

  • A. Diagnóstico sobre a situação atual, intervenção para alterar a situação e o reforço para estabilizar a nova situação.
  • B. Diagnóstico sobre a situação atual, treinamento da sensitividade e reforço para estabilizar a nova situação.
  • C. Diagnóstico sobre a situação atual, intervenção para alterar a situação e a reunião de confrontação.
  • D. Treinamento da sensitividade, intervenção para alterar a situação e o reforço para estabilizar a nova situação.
  • E. Diagnóstico sobre a situação atual, reunião de confrontação para alterar a situação e o reforço para estabilizar a nova situação.

Na administração, a teoria comportamental ou a teoria Behaviorista trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa.

A partir da consideração da teoria X de McGregor podemos dizer sobre o comportamento humano:

  • A. As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar.
  • B. As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza.
  • C. As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes.
  • D. As pessoas têm motivação.
  • E. O homem médio aprende sob certas condições a aceitar.
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