Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Por definição, a estrutura organizacional compreende a disposição das unidades que compõem a empresa e as relações entre superiores e subordinados. A propósito, Peter Drucker apresentou um modelo de estudo de estrutura organizacional, o qual deveria envolver a análise das seguintes variáveis:

  • A. terminologia, ambiente e competição.
  • B. pessoas, tarefas e ambientação.
  • C. funcionamento, resultados e recursos.
  • D. atividades, decisões e relações.

Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue os itens que se seguem. A teoria da burocracia desenvolveu-se buscando a racionalidade e a igualdade de tratamento entre os funcionários das diversas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. Se um gerente tem o poder de demitir determinado empregado da empresa, então este empregado estará sujeito à autoridade em linha do gerente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organizar, sistematizar e, por vezes, burocratizar contribuiu sumariamente para a diminuição de erros e retrabalhos em organizações. Considerando o contexto de organização, a estruturação é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério. Essa estruturação visa uma melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação. Essa conceituação oferece uma ideia da responsabilidade que o gestor assume em um determinado tipo de estruturação. Dada a definição, marque a alternativa correta sobre as técnicas de estruturação.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Área Geográfica

II. Por Cliente

III. Por Funções

IV. Por Processo

V. Por Qualidade

Marque a alternativa correta.

  • A. Somente as alternativas I, III e V estão corretas.
  • B. Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas.
  • E. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

Em instituições públicas, a _______________________ representa um instrumento eficiente para garantir padronização, controle e organização de processos e pessoas, mesmo que, por vezes, possa tornar um trabalho mais lento. A lacuna acima é preenchida corretamente pelo termo:

  • A. inovação.
  • B. burocracia.
  • C. ética profissional.
  • D. ergonomia.
  • E. autonomia.

Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. No contexto das estruturas organizacionais, a flexibilidade que as organizações têm para reagir aos desafios impostos pelas mudanças de mercado se configura como uma vantagem competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. A estrutura burocrática é o tipo de estrutura que tende a centralizar o poder e controlar os colaboradores, podendo ocasionar baixa motivação nas equipes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto do estudo das estruturas organizacionais, Cury (2005) aponta um tipo de organização que atua em um ambiente desafiador, incerto, envolvente e turbulento, utilizando-se com mais frequência dos trabalhos em pequenas células (ou grupos), com o objetivo de ganhar vantagem competitiva, em um mercado cada vez mais acirrado, de concorrentes dispostos a tudo para satisfazer o cliente.

É correto afirmar que esse conceito se refere a uma:

  • A. organização de alto desempenho.
  • B. unidade estratégica de negócios.
  • C. organização holding.
  • D. organização baseada em projetos.

Perante a necessidade de organização das instituições foi instituído um arranjo formal visando a sua melhor administração, pelo qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.

Define-se esse arranjo formal como:

  • A. Grupo de trabalho
  • B. Departamento
  • C. Equipe
  • D. Estrutura Organizacional
  • E. Seção

São características da Teoria da Burocracia, também chamada de modelo burocrático, EXCETO

  • A. subordinação às normas internas da organização.
  • B. cargos preenchidos por mérito.
  • C. ênfase nas pessoas.
  • D. hierarquia.
  • E. competência técnica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...