Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os estudos de Weber, que fundamentam os princípios da Teoria Burocrática, o tipo de autoridade que está baseada em normas legais racionalmente definidas com regras racionais e impessoais, é conhecida por:

  • A. Religiosa.
  • B. Carismática.
  • C. Burocrática.
  • D. Tradicional.

É um tipo de estrutura organizacional adequado a ambientes e situações estáveis de mercado, demanda e tecnologia. Esse sistema organizacional compreende a estrutura

  • A. orgânica.
  • B. mecânica.
  • C. adhocrática.
  • D. divisionalizada.

Particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, hierarquia, individualismo e mecanicismo são, em relação à burocracia,

  • A. objetivos.
  • B. funções.
  • C. características.
  • D. Disfunções.

No que se refere às habilidades gerenciais, a habilidade técnica é utilizada no seguinte nível hierárquico:

  • A. administração superior.
  • B. alta gerência.
  • C. gerência intermediária.
  • D. supervisão de primeira linha.

Alguns autores afirmam que as organizações são verdadeiras coleções de processos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam como planejar e implementar a gestão por processos em suas organizações. A implementação da gestão por processo requer

  • A. a definição da cadeia de valor interna.
  • B. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • C. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • D. a definição do custo de cada processo.

Uma área jurídica de uma organização, considerando a posição e a função adequadas, deve estar

  • A. próxima à presidência para assessorá-la.
  • B. próxima às áreas-fins para apoiá-las.
  • C. ligada às áreas-meio para dar-lhes suporte.
  • D. ligada às áreas operacionais para conhecer suas reais demandas.

São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:

  • A. divisão do trabalho e padronização das atividades.
  • B. agrupamento em unidades e amplitude de controle.
  • C. sistema de comunicação informal e supervisão direta.
  • D. padronização dos outputs e ajuste mútuo.

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. As barreiras semânticas à comunicação são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a teoria da meta e do caminho e suas previsões, assinale a alternativa correta.

  • A. A liderança diretiva propicia maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são altamente estruturadas e planejadas.
  • B. A liderança apoiadora acarreta um desempenho mais baixo e menor satisfação quando os funcionários realizam tarefas estruturadas.
  • C. A liderança diretiva é bem recebida entre funcionários com grande capacidade percebida ou com experiência considerável.
  • D. Os funcionários com centro de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança voltado para a conquista.
  • E. A liderança apoiadora aumenta as expectativas dos funcionários de que os esforços propiciarão melhor desempenho quando as tarefas forem estruturadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...