Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A comunicação eficiente é muito mais que o emprego da língua comum, com seus grupos e frases. Envolve, ao mesmo tempo, a identificação e o reconhecimento de diferenças no modo de as pessoas pensarem e agirem. Sobre as características da comunicação eficaz no atendimento ao público, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O atendente deve não só procurar compreender, mas também, principalmente, ser compreendido.

( ) A comunicação exige contato direto, portanto deve-se criar um clima de confiança, eliminando qualquer tipo de ruído ou distorção.

( ) A dicção é a arte de organizar as ideias, portanto é um elemento essencial no atendimento ao público. Assim, quanto melhor a dicção, melhor a comunicação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V F V
  • B. V V F
  • C. V F F
  • D. F V F
  • E. F F V

O processo de comunicação nas organizações é fundamental para que estas atinjam os seus objetivos e merece atenção especial, para que não haja inconsistência nas informações transmitidas nas diversas dimensões de uma organização. O processo de comunicação é composto pelos seguintes elementos: emissor, receptor, mensagem, código, canal, contexto, ruído e Feedback. Em relação ao Feedback, é CORRETO afirmar:

  • A. Corresponde a variáveis que rodeiam e influenciam a situação de comunicação.
  • B. Permite aferir a eficácia da comunicação e de que forma a mensagem está chegando ao interlocutor.
  • C. É o suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor.
  • D. É o conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação que possa ser entendida, na sua globalidade, pelo receptor.
  • E. Corresponde a divergências de valores e crenças.

Para deter todas as técnicas secretariais e a organização dos trabalhos nas secretarias, a base estrutural é o conhecimento utilizado na rotina como parâmetros de todas as atividades. Para isso, existem as técnicas específicas, que incluem a relação de atividades e o controle de cada uma delas.

Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Paciência, tolerância, atenção e comunicação são importantes ações no atendimento ao público, interno e externo.

II. Com a modernidade das comunicações o(a) secretário(a) pode utilizar como tratamento o pronome “você”, substituindo o senhor e / ou senhora, no atendimento telefônico.

III. Follow-up: é uma expressão técnica inglesa que significa acompanhamento. Essa técnica de acompanhamento complementa a agenda.

IV. A reunião de trabalho é a forma mais eficaz de comunicar decisões, controlar e delegar tarefas, bem como estudar novas estratégias empresariais.

V. Cerimonial é toda solenidade, mesmo que não oficial, que segue uma programação constituída por um conjunto de formalidades.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, III, IV e V, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e V, apenas.

No que se refere a organizações formais modernas e a processo organizacional, julgue os itens a seguir. O processo de comunicação interpessoal poderá ocorrer ainda que nem todos os elementos constitutivos da comunicação estejam presentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na atividade de gestão de uma organização, conforme as diversas formas de comunicação existentes atualmente, é fundamental entender como ocorre o fluxo de comunicação entre os colaboradores e as unidades setoriais que compõem a estrutura organizacional. Sobre esse fluxo, dadas as afirmativas,

I. A comunicação ascendente vertical ocorre quando a informação parte do superior para o subordinado.

II. A comunicação horizontal é aquela realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico.

III. A comunicação diagonal ou transversal é realizada entre unidades organizacionais e níveis diferentes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

De acordo com a literatura pertinente, uma das dimensões da liderança transacional é a

  • A. recompensa contingente.
  • B. motivação inspiracional.
  • C. estimulação intelectual.
  • D. consideração individualizada.
  • E. influência idealizada.

O mercado de trabalho é dinâmico e sofre contínuas mudanças. As características estruturais e conjunturais que acompanham essas mudanças influenciam as práticas de recursos humanos das organizações. A esse respeito e considerando as mudanças que vêm ocorrendo, julgue os itens a seguir. Na contemporaneidade, o ser humano é reconhecido como um ser social capaz de pensar, agir, resolver problemas, trabalhar em grupo e assumir a responsabilidade no grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fluxos de comunicação nas organizações podem ser classificados em comunicação vertical (ascendente e descendente) e em comunicação lateral ou horizontal conforme a estrutura da organização e a tecnologia utilizada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A comunicação descendente gera um fluxo de direção de cima para baixo e é característica das organizações democráticas, cujas decisões são comunicadas a partir da alta direção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fluxos de comunicação nas organizações podem ser classificados em comunicação vertical (ascendente e descendente) e em comunicação lateral ou horizontal conforme a estrutura da organização e a tecnologia utilizada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. O fluxo de comunicação ascendente é utilizado normalmente pelos subordinados, que informam aos superiores sobre andamento e problemas do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fluxos de comunicação nas organizações podem ser classificados em comunicação vertical (ascendente e descendente) e em comunicação lateral ou horizontal conforme a estrutura da organização e a tecnologia utilizada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A sobrecarga de informações constitui-se uma das barreiras para a comunicação eficaz, pois as pessoas têm uma capacidade finita de processar informações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...