Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
A estratégia corporativa é um processo organizacional, de muitas formas inseparável da estrutura, do comportamento e da cultura da empresa onde ocorre. Entretanto, podemos abstrair desse processo dois aspectos importantes, inter-relacionados na vida real, mas separados para fins de análise. O primeiro pode ser chamado de formulação da estratégia, e o segundo de implementação da estratégia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a(s) subatividade(s) com o respectivo aspecto da estratégia corporativa.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
As forças competitivas propostas por Michael Porter são amplamente observadas na literatura de Administração Estratégica. A força ou as forças competitivas mais fortes determinam a lucratividade de uma indústria e por isso são de grande importância para a formulação da estratégia. Evidentemente, forças diferentes destacam-se ao moldar a concorrência em cada indústria. Cada setor tem uma estrutura implícita, ou um conjunto de características fundamentais, econômicas e técnicas, que dão origem a essas forças competitivas. São forças competitivas, conforme o modelo de Porter, EXCETO:
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
De acordo com Ansoff, um negócio pode se aprimorar ao se elaborarem estratégias analisando-se seu mercado e produtos existentes. Nesse sentido, o autor propõe uma matriz com quatro tipos de possíveis estratégias. São estratégias que estão de acordo com a Matriz de Ansoff, EXCETO:
Peter Senge defende a ideia de que as organizações, para terem sucesso, devem aprender a lidar com a mudança contínua, tornando-se organizações que aprendem (learning organizations).
A disciplina, entre as cinco propostas por esse autor para combater as dificuldades de aprendizagem, que permite integrar e compreender as demais é chamada de:
Segundo Maximiano (2010), a implantação da administração participativa envolve mudanças em três aspectos da organização: comportamento, estrutura e:
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2017
A abordagem clássica da organização defende a organização racional do trabalho. Vários aspectos fundamentam essa abordagem, entre eles a supervisão funcional. Assinale a alternativa que apresenta uma situação relativa à supervisão funcional.
Uma crítica à abordagem fayoliana pressupõe que a teoria da administração
Considerando a teoria da administração científica e o texto apresentado, o pressuposto não declarado refere-se
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
São características do pensamento clássico da teoria da administração, EXCETO:
Há teóricos que imaginam sistemas organizacionais funcionalmente tão perfeitos que o ser humano nem precisa mais ter autonomia. Tais teóricos focam suas análises no aperfeiçoamento das regras e nas estruturas internas da organização. Para eles, a partir do momento que a organização tem estruturas adequadas que funcionam bem e otimizam a produção, todos os outros problemas se resolvem, incluindo aqueles relacionados ao comportamento humano e à competitividade. Tais teóricos acreditavam que o aperfeiçoamento cada vez maior dos sistemas e dos métodos de produção garantiriam por si só os resultados desejados, pois trabalhava-se com o pressuposto da racionalidade absoluta. Pode-se considerar que tais teóricos pertenciam ao denominado movimento de administração:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...