Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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O direito legal que os chefes ou gerentes têm de influenciar o comportamento de seus subordinados, bem como de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais denomina-se:

  • A. Cargo
  • B. Hierarquia
  • C. Autoridade
  • D. Função

Analise a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ________________________ envolvem alguma espécie de influência ou participação dos liderados no processo de decisão do líder ou de uso da autoridade por parte do dirigente.

  • A. Comportamentos liberais
  • B. Comportamentos democráticos
  • C. Comportamentos autocráticos
  • D. Comportamentos individuais

No que diz respeito a relações humanas, desempenho profissional e equipes de trabalho, julgue os itens seguintes. O colaborador conseguirá se relacionar mais bem em seu ambiente de trabalho quando seus objetivos individuais estiverem alinhados aos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Teoria Y é uma moderna concepção de administração em relação à Teoria Comportamental. Baseia-se nas seguintes noções e premissas atuais a respeito da natureza humana, EXCETO a de que

  • A. pessoas não apresentam falta de prazer inerente em relação ao trabalho.
  • B. o ser humano é dependente e resistente a mudanças, ainda que possua ambições.
  • C. pessoas não são passivas ou resistentes às necessidades da empresa.
  • D. o ser humano tem potencial de desenvolvimento, motivação, capacidade para assumir responsabilidades e padrões de comportamento adequado.
  • E. uma pessoa pode aprender, sob certas condições, não só a aceitar, mas também a procurar responsabilidade.

Considerando o desenvolvimento organizacional – DO, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nas intervenções de DO, há uma ênfase no gerenciamento colaborativo da cultura das equipes relacionadas ao trabalho.
  • B. A visão da mudança no DO é de um processo único, de curto prazo e sem planejamento.
  • C. Embora isso não seja uma exclusividade do DO, há uma ênfase nos processos do grupo e da organização, em lugar do conteúdo substantivo.
  • D. Desenvolvimento organizacional é um termo utilizado para englobar uma série de intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que buscam melhorar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários.

O Desenvolvimento Organizacional – DO é um conjunto de intervenções planejadas de mudança organizacional construída sobre valores humanísticos e democráticos que objetivam potencializar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. É um esforço a longo prazo e sua efetividade está relacionada ao apoio da alta gestão. Podemos considerar o DO como um processo de mudança organizacional que se aplica em 03 fases:

  • A. Diagnóstico sobre a situação atual, intervenção para alterar a situação e o reforço para estabilizar a nova situação.
  • B. Diagnóstico sobre a situação atual, treinamento da sensitividade e reforço para estabilizar a nova situação.
  • C. Diagnóstico sobre a situação atual, intervenção para alterar a situação e a reunião de confrontação.
  • D. Treinamento da sensitividade, intervenção para alterar a situação e o reforço para estabilizar a nova situação.
  • E. Diagnóstico sobre a situação atual, reunião de confrontação para alterar a situação e o reforço para estabilizar a nova situação.

Na administração, a teoria comportamental ou a teoria Behaviorista trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa.

A partir da consideração da teoria X de McGregor podemos dizer sobre o comportamento humano:

  • A. As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar.
  • B. As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza.
  • C. As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes.
  • D. As pessoas têm motivação.
  • E. O homem médio aprende sob certas condições a aceitar.

Ao tratar sobre o enfoque comportamental da administração, Maximiano (2006) diz que “percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos (informações) que o ambiente oferece”. Uma das aplicações mais importantes do processo de percepção ocorre nas relações humanas. Segundo o autor, nessa relação as pessoas podem com frequência ser comparadas e contrastadas com outras. Um desses contrastes diz respeito ao julgamento de uma pessoa pela observação de um traço de seu comportamento. Esse tipo de contraste é denominado:

  • A. Estereótipo.
  • B. Preconceito.
  • C. Percepção Seletiva.
  • D. Adaptação Sensitiva.
  • E. Efeito Halo.

No campo de estudo denominado Comportamento Organizacional, as investigações sobre atitudes têm buscado compreender como elas afetam o trabalho. Sobre atitudes no âmbito do comportamento organizacional, é correto afirmar:

  • A. A capacidade de liderança desempenhada por executivos em seus papéis de relacionamento interpessoal, informação e decisão é uma das atitudes associadas à formação de equipes de alto desempenho.
  • B. A satisfação com o trabalho é um dos tipos de atitude exibidos pelos indivíduos e afeta outras variáveis do comportamento, como produtividade, absenteísmo e rotatividade.
  • C. O envolvimento com o trabalho é um dos tipos de atitude e refere-se à atitude geral da pessoa com o seu trabalho. Um alto nível de envolvimento com o trabalho é relacionado com índices superiores de desempenho.
  • D. O comprometimento organizacional é uma atitude relacionada ao trabalho. Ele refere-se ao grau de identificação do indivíduo com uma organização e seus objetivos. A mensuração dessa atitude ganhou relevância nos últimos anos em função do incremento da competição entre organizações e das novas características do mercado de trabalho.
  • E. Os valores podem ser considerados atitudes, pois são variáveis que afetam significativamente a forma como o sujeito compreende o mundo e se posiciona frente a ele. A compatibilidade de valores entre indivíduos e organização é um importante preditor do desempenho futuro e da permanência do indivíduo em uma organização.

Com relação ao Desenvolvimento Organizacional em Sistemas Sociotécnicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Há uma conscientização crescente da influência do ambiente da organização e de outros sistemas organizacionais no funcionamento interno da empresa.

II. Há ênfase nos processos do grupo e da organização com intervenções reflexivas, autoanalíticas e autocapacitantes por natureza.

III. Uso de um agente de mudança, chamado facilitador ou catalisador, com a finalidade de manter um relacionamento colaborativo do grupo.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.
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